Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

24 de maio de 2010
1

 A Gerência Executiva da Saúde autorizou todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) a vacinar crianças menores de cinco anos de idade contra gripe A (H1N1). O prazo para vacinação segue até o dia 2 de junho e é estendido também a gestantes, adultos e idosos. De acordo com a gerente Jacqueline Amaral, a idéia é dar mais uma chance para quem faz parte dos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde e que ainda não se vacinou.

“Atendendo recomendação do Ministério da Saúde, ampliamos a vacinação para crianças até cinco anos incompletos e reforçamos que gestantes, doentes crônicos, jovens de 20 a 29 anos, adultos de 30 a 39 anos e idosos que ainda não se vacinaram que se dirijam até a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para ser imunizado. É muito importante esse cuidado porque a nova gripe é perigosa e mata. O atendimento é especializado, muito rápido e gratuito”, reforçou Jacqueline acrescentando que no serviço privado essa mesma vacina é adquirida ao preço de R$ 100,00 a dose.

Até agora o grupo que atingiu o maior percentual de cobertura foi o de crianças menores de dois anos de idade. No total, foram vacinadas 7.641 crianças, atingindo 129% da meta. Outro grupo que também teve boa cobertura foi o de jovens entre 20 e 29 anos. Nessa faixa etária foram vacinadas 40.178 pessoas, atingindo 87,5% de cobertura. 

Já os grupos de gestantes, doentes crônicos, adultos de 30 a 39 anos e idosos, continuam com cobertura abaixo dos 80% recomendados pelo Ministério da Saúde. Até agora foram vacinadas 40.548 pessoas, sendo 2.646 gestantes (72,2%); 17.008 doentes crônicos (53,9%); 10.240 adultos entre 30 e 39 anos (33,5%) e 10.654 idosos (50,4%). Com relação a gripe comum, foram vacinados até o momento, 11.583 idosos, o que corresponde a 54%.

Para receber a vacina, basta comparecer a Unidade Básica de Saúde com documento de identidade e cartão de vacinação se tiver. No caso das crianças de 2 a 5 anos incompletos, a vacina é tomada em duas meia doses. Uma agora e outra 21 dias depois da primeira. Portanto, os pais devem ficar atentos, pois as crianças terão que ir duas vezes ao posto de saúde.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Gostaria muito dentro dessse contesto que le, poder falar que tamanha e minha indiquinação pelo ministerio da saúde de não poder liberar a vacina H1N1 para as crianças 9 anos até 15 anos, pois tenho filhos nessa idade, e se eu pudesse deixava de tomar a minha para dar para eles. filho e o bem mais precioso de um pai e uma mãe !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *