Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

3 de novembro de 2025
0

* I – Há uma chance de o ex-presidente Jair Bolsonaro retomar a elegibilidade no caso da condenação oriunda da reunião com embaixadores, isso por causa da mudança do ministro Luiz Fux para a Segunda Turma do STF.

* II – O ministro é relator do recurso apresentado pela defesa de Bolsonaro nesse caso. Em tese, o processo deveria permanecer na Primeira Turma, mas Fux pediu para levá-lo consigo e julgá-lo na Segunda Turma, que tem André Mendonça e Nunes Marques.

* I – O quadro “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, só alcançou o sucesso que tem hoje por causa de seu furto, ocorrido em 1911. O ladrão, Vincenzo Peruggia, passou dois anos com a peça, até ser preso ao tentar vendê-la ao colecionador Giovanni Poggi, que o denunciou.

* II – Ao retornar ao Museu do Louvre, a obra passou a ser uma das mais visitadas do local, justamente pela fama que alcançou pelo furto. De fato, o quadro não tem nada de especial em relação aos demais que compõem o acervo do museu mais visitado do mundo.

* Caso tudo ocorra como previsto, a exploração de petróleo na Margem Equatorial, distante 500 km da Foz do Amazonas, trará bonança para os estados do Norte e Nordeste; assim como traz para o Sudeste, onde a exploração é feita a 300 km das praias, repletas de turistas.

* No próximo dia 11 o Congresso lembrará, em sessão solene, os 70 anos da ação do marechal Henrique Lott, que evitou um golpe militar em 1955 colocando tanques e 25 mil soldados nas ruas, o que ficou conhecido como “golpe preventivo”.

* Pesquisadores descobriram a razão da longevidade da baleia-da-Groelândia, que vive em média 200 anos: uma proteína chamada CIRBP. E mais, a proteína também se mostrou eficiente quando inserida em células humanas. Os testes ainda são iniciais.

* O ciclamato de sódio, base dos adoçantes Zero-Cal e Adocyl, é proibido nos EUA, mas liberado pela Anvisa no Brasil. As fabricantes de bebidas zero usam a sucralose em seus produtos, um adoçante 600 vezes mais doce do que o açúcar.

* Chegou aos cinemas (Mossoró ainda não) uma nova releitura de “Frankestein”, baseada no livro da escritora britânica Mary Shelley (1797-1851). A direção ficou a cargo de Guillermo del Toro. A primeira adaptação de “Frankenstein” foi feita em 1910. De lá até cá já são mais de 400.

* Em 25 de junho de 2004, a cantora escocesa Amy Belle dividiu com Rod Stewart os vocais de “I Don’t Want to Talk About it” no show “One Night Only!”, em Londres. Belle cantava nas ruas e foi descoberta por um empresário amigo de Rod Stewart. Ela tinha 23 anos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *