Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

23 de junho de 2010
1

Revival

POLÍCIA PRENDE, JUSTIÇA SOLTA – Há tempos ouço as pessoas falarem que é inútil a polícia prender, já que a justiça solta o criminoso dias depois. Muitos policiais já me confessaram que a atuação da justiça desestimula a operação policial. Acredito que há certo exagero, talvez por desconhecimento, da população e de alguns policiais. Ora, o juiz tem que proferir suas decisões com base no que reza a lei. A legislação prevê em que situações o cidadão deve responder ao processo em liberdade e em que situações ele deve aguardar o julgamento atrás das grades. O juiz apenas analisa a situação e vê em que situação se encaixa aquele que foi preso pela polícia. Caso o preso não tenha antecedentes criminais, tenha emprego certo, residência fixa e não esteja ameaçando testemunhas, há grande possibilidade de ele responder o processo em liberdade. Pode acontecer de o preso não preencher os requisitos acima e mesmo assim ainda responder o processo em liberdade, são os casos onde a autoria e a existência do crime ainda não foram esclarecidas. Como manter alguém preso se não há provas contundentes de ter sido ele o autor do crime? Cada caso precisa ser analisado acuidadamente, lembrando-se que a regra é responder ao processo em liberdade, até mesmo pelo princípio da presunção de inocência.

OS SÍMBOLOS DE MOSSORÓ – Sugiro aos professores do ensino médio e fundamental de Mossoró que, na próxima avaliação, peçam para que seus alunos descrevam a bandeira do nosso município, explicando o que se comemora na data nela inserida. Os alunos deverão ainda transcrever ao menos um verso do hino municipal, apontando seu autor. Por fim, responderão qual ave está presente no nosso brasão, e por quê?

VELHACA – Nesses dias, uma senhora chegou pra mim e comentou sobre uma ação de cobrança em que ela figura como devedora. Disse-me que somente não pagou e nem pagará a dívida em razão do “desaforo” da credora. “Ela foi me cobrar lá no colégio onde trabalho. Aquela bicha é muito desaforada mesmo. Tá aqui que eu pago” disse. Esse povo inventa cada uma para não quitar seus débitos.

BAJULANDO SEM PARAR – Parece que alguns integrantes da imprensa local estão acometidos de uma séria doença, causada pelo vírus bajulênzia, esse vírus ataca o senso do ridículo dos profissionais, fazendo com que estes escrevam elogios a qualquer borra-botas, lisonjeiam quem não é merecedor de elogio nem da mãe, é um tal de insigne, mestre, admirável, extraordinário, competente, respeitável, formidável, entre outros elogios desarrazoados. Meu tio Colorau pergunta o que motiva a lambidela.

INCENTIVO – Caso sirva de incentivo, o físico alemão Albert Einstein somente falou aos 03 anos de idade, foi um dos últimos da sala a aprender a escrever e só arranjou o primeiro emprego aos 23 anos. Tais condutas negativas não o impediram de ser o homem mais inteligente que o mundo já teve.

MANIA DE MOSSOROENSE – Um dos hobbies prediletos dos mossoroenses, mormente alguns setores da imprensa, é aumentar o que é pequeno, diminuir o que é grande, colocar qualidade onde estas inexistem, omiti-las de onde existem, desvirtuar finalidades etc.

PÍLULA LEGAL – Artigo 5º da Constituição Federal: XIII – é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer; XIV – é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.

FRASE – A juventude é aquele período em que um jovem sabe tudo, menos ganhar a vida. (Carey Williams)

Compartilhe

Uma resposta

  1. POLÍCIA PRENDE, JUSTIÇA SOLTA:

    Faltou voce dizer que, se não fosse esse PRENDE E SOLTA, advogado morria de fome. Tem advogado que chega a soltar um magote de coisa ruim em um unico dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *