Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

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Peço licença aos meus leitores para fazer um desabafo. Alguns entendem que espaços como este não devem ser usados para tal fim, no entanto, quero pedir a compreensão para narrar o constrangimento que passamos – eu, minha esposa e minha filha – no estabelecimento comercial/recreativo denominado XERIFE’S HAMBURGUERS.

 

Há muito tempo eu não chorava de verter lágrimas. O fiz ontem, de raiva.

 

Seduzido por um comercial de tevê, que anunciava programação especial para crianças no Xerife’s, fomos nós três para o mencionado local. Lá chegando, me dirigi ao espaço reservado para as crianças, onde estava sendo desenvolvida a tal da programação especial. Na portaria, um funcionário – educado – nos avisou da necessidade de comprar uma pulseira/passaporte no caixa. Assim, minha esposa foi adquirir a pulseira, eu fiquei na portaria e nossa filha, inocente, entrou no espaço e começou a usufruir dos brinquedos.

 

Dali a pouco, uma senhora de nome VÃNIA trouxe minha filha de 3 anos e meio arrastando-a pelos braços e disse ao porteiro, comigo ao lado: TIRE ESSA DAQUI QUE ELA NÃO TEM PULSEIRA NÃO.

 

Quem ainda não é pai pode até não dimensionar a triste e revoltante sensação de ver uma filha sendo enxotada de um lugar como se fosse um cachorro rabugento ou um bêbado pedinte, mas posso dizer que é uma das piores sensações existentes.

 

Eu, como tenho uma paciência além do normal, peguei minha filha e fui ao encontro da minha esposa. Antes de ir, apenas perguntei quem era o responsável pelo lugar, tendo a senhora VÃNIA dito que quem mandava ali era ela mesma. Então, a única forma de expressar minha indignação é fazer este desabafo.   

 

No meu sentir, ela deveria ter perguntado ao porteiro por que aquela criança estava sem pulseira e então ele explicaria a situação, mas jamais agir da forma que agiu, potencializando ao extremo o capitalismo selvagem.

 

Quando encontrei minha esposa disse a ela o ocorrido e pedi que devolvesse a pulseira – que já havia sido comprada. Não agredi ninguém, nem mesmo verbalmente, mas não consegui esconder os sintomas do nervosismo, que, no meu caso, são a dificuldade de falar e a tremedeira.

 

Minha esposa disse que queria falar com a tal da VÃNIA e então saiu ao seu encontro. Eu disse que ia para o carro. Para aumentar o constrangimento, um segurança do estabelecimento foi acionado e ficou ao lado do carro, mirando-me com os olhos, pastorando-me. Como pode acontecer tudo isso com uma família de bem num lugar de – teoricamente – alto nível?

 

No carro, minha filha perguntou por que aquela mulher havia tirado ela do local pelos braços, por que as outras crianças podiam brincar e ela não, entre outros porquês. Foi ai que não contive o choro, de raiva. Minha esposa voltou, acalmou-me e fomos para o Mossoró West Shopping, onde também havia uma programação especial para crianças. Lá, fomos bem tratados.

 

Não posso ser leviano de dizer que este é o procedimento padrão no XERIFE’S HAMBURGUERS, mas posso dizer que comigo aconteceu exatamente o que trouxe acima. Vi minha filha sendo enxotada de lá como um cachorro rabugento.

 

Enquanto vida tiver e esta tal da VÂNIA lá trabalhar, jamais voltarei a este estabelecimento comercial. E se alguém me pedir referência do local farei questão de dizer o que aconteceu comigo, com minha esposa e com minha filha de 3 anos e meio.

 

Quando voltávamos do shopping, passando ao lado do XERIFE’S, minha filha olhou e disse: “papai, a mulher não deixa eu brincar ai não, né?. Já vi ali um trauma na minha filha. Terei que mudar minha rota para não mais passar ao lado deste citado estabelecimento comercial

 

OBS. Arrependo-me apenas de uma coisa, de ter devolvido a pulseira. Deveria ter jogado-a nos pés da senhora VÂNIA, sem dizer nenhuma palavra. O nervosismo da hora, contudo, impediu-me de raciocinar corretamente.

 

Novamente, desculpe-me pelo desabafo.

 

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86 respostas

  1. Considero esse espaço legitimo, também pra denunciar abusos dessa natureza, pois, estamos “acostumados” a nao fazê-lo, por nervosismo, por educação, enfim…
    Mas creio que torna-se necessario, tomar providencias cabiveis, para que esse fato nao ocorra com outras crianças; Imagine se nao fosse o dia das crianças, como teria sido?
    Senhor Erasmo, sei como deve está se sentindo, pois sou mae e trabalho numa clinica de atendimento psicossocial infantil,onde nos deparamos com situações diversas envolvendo crianças e adolescentes…
    Diante disso, sugiro aos proprietarios deste equipamento de lazer, que definam melhor o perfil das pessoas que trabalham com as crianças.

  2. Prezado Erasmo,
    Não lhe conheço, porem, como seus amigos estão se solidarizando seu relato, resolvi também deixar meu comentário. Conheço muito bem os proprietários do estabelecimento que esta sendo crucificado em seu blog, freqüento o mesmo desde sua inauguração e nunca vi nada nem parecido, muito pelo contrario sempre fui muito bem tratado pela Vânia e pelos demais funcionários, vi em seu relato que você em momento algum perdeu a cabeça e manteve a calma ate o fim, por esse motivo lhe pergunto: Porque nesse momento não procurou os proprietários do XERIFE’s? Acho ate que em uma conversa com os proprietários você revolveria tudo e sua filha poderia curtir os brinquedos e não ficaria com esse sentimento de que a moça não deixou brincar. Acho essa maneira mais fácil que vir ao blog e relatar os fatos para que varias pessoas iniciem uma seção de apedrejamento, você tem nas mãos uma poderosa arma e esta usando com muita eficiência, Acho que essa conversa ainda pode acontecer, para acabar de vez com esse tititi.

  3. Meu caro, sua iniciativa em passar para todos esse episódio lamentável é super louvável e feliz. Espero não precisar mais ir àquele estabelecimento, e se assim acontecer vou ficar com um pé atrás. Na minha concepção, as atitudes tomadas pelos empregados são reflexos de uma administração consentidas por proprietários.

  4. Tio, presto minha solidariedade a você e sua família pelo o ocorrido. Fatos dessa natureza é comum em nossa cidade, é por estas e outras que empresas além fronteiras se instalam em Mossoró e obtém sucesso. Entre as décadas de 80 e 90 em Natal começou a chegar grandes supermercados oriundos do sudeste do país, e logo correu o boato que a rede Nordestão não suportaria a concorrência, mas a alternativa adotada para não irem a falência foi a Excelência no atendimento ao cliente, hoje em dia O Nordestão concorre a pé de igualdade com seus oponentes. Moral da história: Enquanto os grandes investem em propagandas muitas vezes enganosa, o Nordestão investiu no atendimento ao cliete. Esse exemplo deveria ser adotado pelas empresas locais. Abraço Amigo.

  5. Sou mossoroense, mas moro em Campina Grande. Fui com minha esposa-que é natural de Recife- e fomos mal antedidos.

    Fora que o sanduiche é ruim!! a única coisa que me agradou foi escutar Ivan cantando musica de qualidade.

    Ando mais lá nem com a gota serena!!

  6. Tio minha solidariedade a vc e sua familia em especial a sua princezinha. parabens pela paciencia que acho que eu não teria. não pizarei lá e concordo que deveria mudar o nome de Xerife’s para Bandido’s

  7. É interessante para mim como pai o depoimento do Tio, meu filho que so vejo e fico com o capeta nos fins de semana, se voce quer ver o quanto eu gosto dele bata ou maltrate-o, acho que estava preso ou tinha chorado de raiva tambem, mas tinha descarregado toda minha elegancia lingüistica… oooou Dona Vania vai pari. Nada contra o Xerif, nunca fui la… agora vou levar meu filho pra conhecer Dona Vania do 71…

  8. Tenho um filho de 4 anos e fiquei com um nó na garganta ao ler o que aconteceu com sua filhinha! Lamentável, não existe outra palavra para descrever o fato…

  9. Caro Erasmo, como vc disse, apenas que é pai pode entender o sofrimento experimentado por sua família. Não se preocupe em ter colocado o fato no blog. Esse espaço eh pra isso mesmo. Pode inclusive servir para que se faça um amplo debate acerca do atendimento em Mossoró, que é por demais deficitário. Tenho como princípio privilegiar a qualidade do atendimento ao preço. Os empreendimentos que se dedicam a tratar bem o cliente colhem bons frutos. Já outros preferem investir em estrutura e desprezam a formação pessoal dos seus funcionários. Minha solidariedade, meu caro. E muito cuidado no trato do assunto com a sua pequena. Grande abraço!

  10. Colorau, presto aqui minha solidariedade a você e sua familia nesse episódio lastimável. Eu já não era freqüentador assíduo do local e em solidariedade ao amigo (e pra evitar que um dia aconteça com meu filho o que aconteceu com a sua filha, pois acho que não teria essa coragem que você teve de engolir as lágrimas)decidi deixar de frequentar o Xerife’s. Um abraço meu amigo e fique com Deus.

  11. Estabelecimentos como esse não duram por muito tempo. Não só no Xerife’s, mas todo comércio da cidade de Mossoró deixa muito a desejar no quesito atendimento ao cliente. Sou de Mossoró, mas reconheço esse mal da cidade.

  12. Capitalismo selvagem, despraparo profissional, falta de educaçao e minimo de respeito pelo proximo. Isso é reflexo. Acontece em escolas, consultórios médicos, repartiçoes publicas… Mas cabe fazer uma seleçao de onde andamos, eu particulamente nao ando no Xerife`s, ja fui mal tratado lá.

  13. Não tenho nada a reclamar do Xerife’s, isso pode ser um caso Isolado, gosto do Chopp, da Pizza, dos Sanduiches e do Ambiente, quanto ao que aconteceu com você, só lamento… mas regras devem ser cumpridas em todo lugar. Se houve abuso ou falta de tolerância, isso você pode corrigir judicialmente.

  14. Colega Erasmo, não poderia deixar de manifestar minha indignação com o fato narrado. Situações como essa, infelizmente, são comuns na sociedade. Sente-se assim os negros ao serem discriminados pela cor da pele, os deficientes quando não conseguem atravessar certo obstaculo, os homossexuais quando vítimas da intolerância dos mais conservadores… Nunca passa pela nossa cabeça de sermos vítimas dessas situações. Entretanto, o preconteito não escolhe forma de se manifestar, bastando apenas a intolerância do agressor, que não se preocupou em saber o motivo da criança estar sem a tal fita, preocupando-se apenas em separá-la das demais, como quem separa uma fruta estragada das outras que serão exportadas, fazendo a criança se sentir inferior às outras. O seu desabafo é válido e serve de exemplo para que outras situações constrangedoras sejam evitadas.

  15. Venho prestar aqui a minha solidariedade, pois sei o que é um péssimo atendimento, tendo em vista que sofri algo parecido há poucos dias no Restaurante Tratoria, do Nova Betânia. Acredito que essas coisas acontecem porque os seus proprietários não contratam pessoas preparadas para lidar com seres humanos e também não lhes dão o devido treinamento. Dona Vânia, pelo que percebi, deveria estar sendo porteira de um curral, nunca de um espaço destinado a seres humanos, quanto mais de crianças.
    O que ocorreu comigo e minha família no Tratoria também foi grosseria e muita. Chegando lá dirigimos os carros até o estacionamento e nos informaram que já estava fechado por estar lotado. Estacionamos na rua mesmo e fomos para o restaurante. Na entrada perguntei para o recepcionista porque o estacionamento estava fechado e ele simplesmente disse que desconhecia, pois ainda existiam várias vagas lá. Entrei e fui até a mesa, de onde dava para ver o espaço do estacionamento e percebi que estava sendo aberto para outros clientes guardarem os seus automóveis. Simplesmente nos levantamos e fomos embora. Grosseria e discriminação não combinam com comércio. Esse espaço (Tio Colorau) é todo seu e deve servir também para divulgar este tipo de comportamento, pelo visto, permitido pelos comerciantes da cidade.

  16. Caro Erasmo,
    eu entendo a sua situação, pois tenho uma filha da mesma idade que a sua e na festa de São João da ADUERN de 2008 passei por uma situação parecida com um funcionário da empresa contratada para servir as comidas e tive que sair da festa para não cometer algum ato mais grave e até hoje eu lembro sempre o fato.
    Fique em paz, pois somente o tempo pode diminuir a sua raiva.

  17. acho que isso fooi um grandee Constrangimento poois posso lhe GARANTIR quee isso vaai ficar na MENTE de sua Filha. Sinto Muito lhe Dizeer! Maais poosso lhe GARANTIR que voou lhe ajudaar a Publicar isso ;*

  18. isso foi um contrangimento e tanto,se fosse comigo não tinha agentado tudo isso não mais vi que é muito calmo,mais se fosse comigo nos tinha nos atracados lá na porta pq isso não é coisa que se faça com uma criança e eu sinto muito,mais vc tá de parabéns pelo seu desenvolvimento

  19. amigo Erasmo conheco bem vc sei de sua personalidade , nos q somos comerciantes , q estamos sempre buscando o melhor atendimento p o cliente estranhamos por este episodio pricipalmente por envolver nossos filhos q e quem mais amamos.

  20. Existe momentos na nossa vida que pensamos que estamos calmo, mas na verdade estamso é controlado nossa natureza feroz de tomar certas atitudes agresivas.
    Qnd o Carvalho disse que o Erasmo deveria procurar os proprietários, creio que as vezes qnd vamos tentar reverter uma situação as vezes piora… pois além de passar por uma decepção, ainda ouvir desculpas esfarrapadas tipo: Não meu Sr. eu apenas tirei sua filha pois a ordem aqui é entrar com a pulseira.
    Ao ouvir isso… (pelo menos eu) responderia de uma forma mais agresiva.
    Então por que a Sr. não procurou os responsáveis pela Criança primeiro pra saber o por que ela estava sem a fita?
    e ai haveria bate boca… ao ponto de xingar a mãe dela, mandar ela tomar lá, e várias coisas iriam acontecer.
    Eu confesso, por isso que existe canais como esse pra desabafo.
    Por isso muitas empresas não crescem.
    SINTO MUITO PELA SUA FILHA ERASMO mas pode ter certeza… isso foi uma prova de que ainda existe pessoas da PAZ vc é do BEM e espero que a resposta a essa atitude venha o mais rápido possivel pra sua vida.
    TODA BOA ATITUDE PRODUZ BONS RESULTADOS.

  21. Prezado Erasmo,

    me solidarizo com você. Infelizmente o despreparo de muitos atendentes em Mossoró geram situações como essa. Neste caso, o porteiro foi mais gentil do que a senhora Vã nia. Vânia para a faxina do Xerife’s.

    Aida

  22. Amigo Erasmo, eu também me solidarizo com você, pois não é só você que sofre com os maus tratos dos comerciantes de mossoró, eu também sou pai e realmente dá pra ficar totalmente indignado com essas situações que jamais deveriam acontecer, principalmente com as inocentes crianças, que não fazem a menor idéia da dor que nós pais sentimos ao vê-las tristes. Eu, no meu ver, a Senhora Vânia não deve nem mesmo ir para a faxina do xerife”s, pois com certeza a faxineira de lá é mais educada que ela.

  23. O Aterdimento lá no xerifes e o sanduiche, é nota ZERO…

  24. Erasmo, me solidarizo com sua filha. Nós adultos entendemos o mundo. Ela ainda não. Elas tem o dela e forma suas opiniões. Como pai senti muito o que aconteceu com ela, e consequentemente atingindo a vc e esposa, porém, tenho um conselho a dá ao amigo para que ela não fique com aquela cena na mente. Volte pelo menos mais uma vez no Xerife’s, compre a pulseira e antes de coloca-la no braço dela explique que naquele dia, ela não brincou no parque por que vc (painho) tinha esquecido de comprar aquela pulseira que garante ela brincar. Ai fique a vontade e deixe ela brincar até cansar. Depois vá embora e noutra oportunidade procure outro local que traga tb lazer para ela, vc e sua mulher.
    P.S. Pelo que tenho conhecimento aquele setor dos brinquedos não é do Xerife’s, mesmo ele sendo solidário em qualquer tipo de ato que aconteça por lá. Fique com Deus e mesmo constrangido vá fazer esse sacrifício pela pequena.

  25. Nunca frequentei aquilo e nunca me interessei por esses recintos de burguesia alienada, esnobe e xenofílica.
    Recintos que se inscrevem em idiomas estrangeiros atraem público com o mesmo grau de alienação e desdém a sua própria cultura.

    XERIF’S DRIVE THRU. DELIVERY AT HOME. Eu passo à pressa por longe (I speed by to hasten past)

    … e nao estou nem um pouco surpreso com a reificaçao do ser humano nesses milieus.

  26. Caro Erasmo, li seu desabafo, olhe como pai fiquei emocionado, não sei se ageria da mesma forma, mas, vc foi um exemplo para todos. Parabéns!

  27. …Ei blogueiro, acredita que hoje, 07/06/2010, foi que tomei conhecimento desse momento infeliz que vcs passaram; Ei colorau, eu vou te dizer uma coisa, viu! essa tal de VÃNIA ou quem quer que seja, dono ou dona, a porra que fosse, nesse tal dia teve foi sorte. imagine, se no teu lugar fosse outro de pai. por exemplo: “um cabra ignorante, desses jumento batizado que ainda tem por aí , embriagado e armado com um 38 canela seca na cintura”, imagine ai a merda que ia dar. SE LIGUE AÍ assessoria de imprenssa do JEGUISSE’S do atendimento ( com todo respeito aos asnos). Se a cena tivesse sido essa acima narrada, o desfecho poderia sido trágico.

  28. Erasmo só agora vi a coisa horrível que vocês passaram neste estabelecimento cuja classificação nem sei como definir. Minha solidariedade caro amigo!

  29. Apesar de antigo, li e revivi tempos, não maus tratos como o descrito acima(que são absurdos e inexplicaveis), mas de mau atendimento, de grosseria por parte de funcionários e proprietários. Desde a sua inauguração que só pisei umas 3 vezes nesse local, pois em uma das vezes fui destratada por uma funcionária e por uma das proprietárias e em outras sofri com o despreparo dos garçons. Sinceramente, não sei como a população de Mossoró, tão exigente, ainda não percebu o quão ruim é o atendimento desse estabelecimento.

  30. Prefiro comer num sebozão.
    Além de encher o buxo pagando menos, sou bem tratado e ainda trato bem a louça no outro dia kkkkkk

  31. Colorau o que aconteceu com vc foi humilhante,essa empresa deveria no mínimo deixar sua criança brincar gratuitamente até os 15 anos para ela perder o trauma.Comigo essa tal de Vânia tirava as contas erradas principalmente tratando-se das minhas filhas.

  32. Sr. Erasmo,

    Realmente é revoltante o que aconteceu com sua pequena, e o pior de tudo, li hoje essa notícia que aconteceu em 2009, e hoje em 2011 acho que o atendimento piorou.
    Exemplos:

    – Já vi barata andando pelo sushi que fica exposto na área “climatizada” (as vezes acho que nem ligam o ar condicionado);
    – Já vi garçom que olha pra sua cara, você chama e ele não vai,fica rindo com cara de deboche;
    – Uma vez quando fui ao caixa pagar, aproveitei e paguei por uma casquinha (sorvete), quando fui pegar, estava num copo descartável e me deram um garfo de alumínio pra comer. Disseram que estava faltando material e o funcionário me entregou o copo todo lambuzado de sorvete. De início pensei que ele estava colocando no copo pra limpar a máquina, tirar a primeira remessa pois era cedo,mas não, era a minha “casquinha” mesmo. Então pedi pelo menos uma colher de aluminio pq como eu ia tomar sorvete de garfo com o sorvete derretendo!? E fui embora com a colher e joguei no lixo. Lembrando que o sunday não vem como está na foto do menu.
    – Você vai lá comer uma pizza, o pedaço é minúsculo! Já houve o tempo que o pedaço da pizza era um pedaço de pizza normal e compatível com o preço. Agora eles colocaram uma promoção, mas diminuiram o pedaço da pizza, acho que pra “render mais”…
    – No caixa inúmeras vezes já aconteceu do valor cobrado pelo sushi não ser o mesmo da balança (Façam o teste qualquer dia) e não só comigo, com amigas minhas já aconteceu o mesmo várias vezes.
    – O Drive Thrue que era pra ser um lanche rápido, demora mais de meia hora pra sair o lanche. Certa vezes fiz a compra, e no local que pega o lanche, aguardei 20 minutos e ninguém apareceu nem pra dizer só um momento que sai já, ou a máquina quebrou, qualquer coisa.. Então dei uma leve batida no vidro pra ver se aparecia alguém, porque sempre passava gente por lá, mas ninguém ia na janela perguntar o que eu estava aguardando. Então bati de novo, e ninguém,então bati bem forte e ninguém apareceu. Tive que bater com o anel no vidro quase que quebrei o mesmo, pra que alguém aparecesse. E quando apareceu foi uma funcionária mal educada achando ruim que eu estava batendo no vidro e ainda disse que poderia quebrar. Mas do jeito que sou bem ruinzinha também, disse minha querida estou aqui a meia hora e ninguém apareceu pra me atender. Aguardei mais 5 min e o lanche chegou. Acho que não veio com veneno pois ainda estou viva, hehehe, mas deve ter vido com um cuspezinho de leve. (não duvido)
    – Não vou mentir de dizer que não ando lá, mas só vou lá pra comer o sushi pq realmente o hot de lá é bom, mas só como e vou embora ligeiro. Não chamo garçom,me sirvo,não tomo nada e vazo.
    – Mas que o atendimento é péssimo, péssimos funcionários,péssimas opções de comida, fora que o lanche lá é caro.Vale mais a pena vc comprar os ingredientes e comer em kza, Pq pelo menos no MC’Donalds vc vê que é um sanduiche industrial, mas no Xerifes parece um sanduiche caseiro.
    – Outro detalhe são as fotos do menu que fica acima do balcão do caixa. Por acaso o lanche de vocês vem igual ao sanduiche da foto? Não né? Então isso é propaganda enganosa!

    Sinto muito pela sua filha, vá com ela para o shopping agora que abriu uma área de lazer para jovens por lá, e gaste todo seu dinheiro.
    E duvido muito que a tal da D. Vania tenha ido embora.Muito mais fácil ela ter ganhado uma promoção.

    Arrazada com o ocorrido, mas sei que como a melhor atitude que vc teve no dia, vai saber também ter a melhor atitude agora. Ou seja, processo neles! Com dinheiro vai pra Disney com sua pequena. hehehe
    Até mais!

  33. Como pai de duas filhas, imagino quão doloroso foi o que passou, imagine o que pode se passar na cabeça dessa inocente. Infelizmente fatos lamentáveis como esse, são corriqueiros naquele estabelecimento. Sou solidário a você, sua esposa e especialmente a sua princesa.

  34. É deprimente esse fato que aconteceu com sua familia, chega a ser desumano destratar uma criançã ainda mais sendo tão pequenina, mas é impressionante como isso acontece com frequencia em estabelicimentos com pessoas tão desqualificadas, sendo mais objetiva pessoas sem nenhuma educação,recentemente algo parecido aconteceu comigo: em um self -service da cidade de juazeiro do norte-ce fui me servir e quando chegou na carne inocente pequei a concha me surpreendi por uma senhora que quase arrancou meu braço para que não podesse me servir e para piorara ainda mais a situação falou em alto e bom tom que quem servia ali era ela e eu é claro que fiquei morta de vergonha,mas como você não tive nenhuma reação.

  35. Caro colega…

    Este é apenas mais um exemplo de péssimo atendimento que existe na maioria das empresas que se instalam na cidade, principalmente quando não têm origem no nosso torrão.Talvez por
    têrmos poucas alternativas na cidade…Quiça valorizemos por demais qualquer “coisa ” que tenta escapar na terra de Sta.Luzia. Muitas vêzes temos que guenta, charminhos dos proprietários e seus funcionários, nos tratando como números. Tenha certeza que esta grosseiria custará caro.Quem faz o empregado é o padrão!Não acredito se tratar de fato isolado.Abraço.

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