Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* I – O empresário Flávio Azevedo, dono da Tribuna do Norte, demitiu um dos colunistas do jornal pelas redes sociais, isso porque ele escreveu que o prefeito de Natal, Paulinho Freire, andava sumido. Azevedo disse que Freire é seu amigo, que o comentário gerou constrangimento.

* II – Existe isso? Então já sabemos que a Tribuna do Norte não pratica jornalismo, mas compadrio. É bom lembrar que o empresário é o primeiro suplente do senador Rogério Marinho (PL), ou seja, é da turma que esbraveja por aí sobre liberdade de expressão.

* O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que o Brasil vive em plena democracia, que não há perseguidos políticos nem censura. Falou o que o brasileiro médio já sabe, mas, diante do fanatismo de alguns, é preciso dizer essas obviedades.

* O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, defende que a inflação dos alimentos e combustíveis deveria ser desconsiderada pelo Banco Central quando da definição da taxa Selic. Quer replicar no Brasil o que já faz o FED nos Estados Unidos.

* I – Durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, o número de famílias unipessoais no programa Bolsa Família mais que dobrou, de 2,2 milhões no fim de 2021 para 5,8 milhões um ano depois. O atual governo quer passar um pente-fino nesses cadastros.

* II – Há relatos de pessoas cadastradas como família unipessoal que convivem com outras também cadastradas como tal. A soma dos dois benefícios já dá para comprar o básico. De início, o governo decidiu que novas concessões nessa categoria só após visita domiciliar.

* I – O ex-ministro da Saúde no governo de FHC, José Serra, costumava dizer que os brasileiros que mais reclamam dos SUS são aqueles que nunca o usam. Quem depende do sistema pode até fazer críticas, mas sabe que sem ele seria muito pior.

* II – 88% das cirurgias de transplante de órgãos no Brasil são feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre janeiro e setembro do ano passado foram 6,7 mil, maior número para o período nos últimos dez anos. O órgão é referência nesse tipo de procedimento.

* No início dos anos 70, o Estado da Guanabara (hoje município do Rio de Janeiro) era o único governado pelo MDB, partido de oposição ao regime militar. Sabe o que os ditadores fizeram? Acabaram com o estado em 1975, incorporando-o ao Rio de Janeiro.

* Em 1977 o cantor e compositor Jards Macalé lançou pela Som Livre o disco “Contrastes”, uma obra cheia de nuances, que traz o que talvez seja o primeiro reggae gravado no país: “Negra Melodia”, parceria dele com Waly Salomão. O disco também traz “Sassaricando”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *