Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

411

A cidade de Riacho de Santana vive dias de turbulência política. O grupo que comandava a cidade havia QUARENTA anos não chegou a um consenso em relação às próximas eleições. O atual prefeito, Raimundo Nonato (PSB), não aceitou apoiar o candidato indicado por Wellington Soares (PSDB), considerado uma das maiores lideranças do grupo. A falta de consenso desfez a aliança existente na situação.

A oposição, que assistia a tudo com olhos de lince, decidiu se aliar ao atual prefeito, vez que este não pertence ao núcleo do poder conservador em Riacho de Santana. Raimundinho estava no comando da prefeitura por que teve o apoio de Wellington Soares. O desentendimento entre ambos ocorreu durante o carnaval.

Nas próximas eleições, o atual prefeito apoiará o enfermeiro Jessé Nildo (PSB) para sua sucessão, tendo o serventuário da Justiça Aristóteles Soares (PT) como vice, nome este indicado pela oposição, que é formada pelos partidos PT, PR, PMDB e DEM.

O ex-prefeito Wellington Soares (PSDB) apoiará o seu irmão, vereador Chaerton Soares, para a chefia do executivo. O nome do candidato a vice ainda não foi decidido, mas especula-se que será José de Quinco, liderança política filiada ao PP.

A Câmara Municipal também está dividida, com quatro vereadores que continuam fiéis ao ex-prefeito Wellington Soares e quatro que ficaram com o atual prefeito Raimundinho.

As eleições em Riacho de Santana deverão ser de grande acirramento, com relevante vantagem do enfermeiro Jessé Nildo, que conta com o apoio do prefeito e da maioria dos partidos da cidade.

Compartilhe

411 respostas

  1. tendo em vista a atual situação política de nossa cidade escrevo para alertar o povo santanense.
    cidadãos santanensses antes de tomarem uma decisão referente a qual partido seguir é melhor analizarem com cuidado algumas questões como as citadas à seguir:
    em outubro a vitória deve ser dos cidadãos e não de partido A ou B. O que está em jogo é o futuro de nossa cidade e não a vitória de um partido ou de outro, por isso antes de se decidir o eleitor deve responder para si mesmo algumas questões como essas: como anda a educação? está tudo bem? pense e reflita sobre essa questão. pergunte-se também: e a saúde vai bem? como está o funcionalismo público?
    Depois de responder essas e outras quetões você poderar ter certeza que estará tomando a melhor decisão.
    Atensiosamente,
    um eleitor realista.

  2. Santanenses… abraço!!!
    Apesar de não ser político, acho que o tema do blogueiro já diz tudo: CHEGA DE CONSERVADORISMO. A política é dinâmica, temos que acreditar que outras pessoas são capazes e não apenas quatro ou cinco pessoas, minha Riacho de Santatana não merece isso, vamos dá uma renovada, vê o que outras pessoas são capazes de fazer, o velho grupo, já contribuiu, já passou. Fico triste quando vejo alguém duvidar da capacidade de alguém sem dá a oportunidade de vermos primeiro. Eu particularmente acredito e confio na capacidade dos meninos ( JESSÉ E TOTA) e confesso que estou muito feliz em vê esse favoritismo absoluto deles, se Deus quizer vamos dá essa oportunidade a eles e acredito que vão superar nossas expectativas.
    Um abraço a todos e não denigram a imagem do nosso futuro.

  3. Disse ontem, que continuaria a partir de hoje, passo a passo, divulgando, falando, discorrendo, debatendo e, principalmente, fazendo uma espécie de prestação de contas (já que nem todos sabem dessas informações, sobretudo os que acessam esse blog longe daqui, São Paulo, etc), sobre tudo o que vi e vivenciei nos últimos 40 anos aqui (especialmente no âmbito político, econômico, social e administrativo da nossa comunidade).
    Bem, enquanto o debate, como eu sugeri, for feito em alto nível, levando em conta sempre: a coisa pública, o interesse coletivo, o desenvolvimento e bem-estar do nosso povo…Sem nenhuma agressão ou palavras de baixo calão dirigidas a pessoas, candidatos, lideranças, etc., participarei com muito entusiasmo! Portanto, as críticas podem sim, serem feitas de forma respeitosa, às pessoas que detem cargos públicos: Prefeito, Ex-Prefeitos, Vereadores, Secretários, etc. E com isso contribuirmos com as mudanças importante e benéficas que devam ser implementadas.
    Começarei hoje, falando um pouco de política (e política partidária também), desde o seu princípio aqui no nosso município. E como acabo de ser informada(o) que Chaerton Soares recebeu a adesão de toda a família de D. Davina, fico muito feliz por isso! Por que? Claro que compreendo a importância (política) dessa notícia. Sr. Rafael Soares, que é tio legítimo de Chaerton, nasceu na política, junto com o nascimento desse município (ele e outros dois fizeram história aqui, os outros já não estão entre nós: Sr. Manoel de Souza e Sr. Antônio Experidiâo). E claro que junto com Sr. Rafael vem D. Celli, Sávio, Eugênio e esposa, Júnior, Miriam, Jeová e vários outros. Sabiam que Sr. Rafael foi o único Vice-Prefeito eleito pelo voto direto em Riacho de Santana? Bem, antes da Constituição de 1967 (não sou advogada(o) Dr. Naerton, Dr. Sávio, apenas curiosa(o)), os ‘Vices’ eram eleitos pelo voto direto, e Sr. Rafael se elegeu primeiro Vice-Prefeito da história de Riacho de Santana (em 15/novembro/1962), com uma maioria de 30 votos sobre o outro candidato (o saudoso Nascimento Monteiro).
    Continuaremos (em outros capítulos), falando da nossa história política.
    Hoje, gostaria de encerrar comentando que não obtive resposta do meu oponente debatedor, anônimo como eu, sobre, se e quando, o seu Prefeito vai divulgar (coisa verdadeira, documentada, sem essas inverdades que já viraram regra no dia a dia de vocês) a avaliação da sua Administração? Todos nós santanenses temos muito interesse nisso, afinal diz respeito ao presente ao futuro de todos nós!
    Continuaremos amanhã! Mas, antes do ponto final: precisamos mesmo é de muito TRABALHO E COMPETÊNCIA, nesse país, nesse estado, neste município!

  4. Meus amigos, prometi que só voltaria ao debate amanhã, todavia, a notícia da adesão que já comentei (de Sr. Rafael, Sávio, Eugênio e demais), realmente me deixou tão alegre, que faço, hoje, agora às 12 e poucos minutos ), mais esta intervenção.
    Fico aqui com os meus botôes, pensando (e pensamento com grande probabilidade de acerto) que esse debatedor da última intervenção de ontem, ou está há muito tempo longe do Riacho ou, em estando aqui, está complemente fora de órbita (precisando se situar no tempo e no espaço). Dizer que eles estão com “favoritismo absoluto” na campanha, é, no mínimo, não conhecer nada de política eleitoral! Meu caro(a) as evidências e as tendências do eleitorado falam por si. Existe um dito popular afirmando que ‘um gesto vale por mil palavras’; na política eleitoral, eu vou mais além, ‘um gesto vale muito, muito mais do que mil palavras’.
    Meu amigo Chaerton, ouvi falar que ontem eles criaram (a ‘indústria’ não para de ‘fabricar’) a última notícia (boato, inverdade, factóide, como queiram chamar), e mais uma vez diz respeito a você. Saíram espalhando nos quatro cantos do município que você não era mais candidato. Você que (segundo eles, os comandantes de lá), é um candidato rejeitado. E foi dito a seus irmãos (Itaércio e Naerton), que um dos principais motivos do não cumprimento do apoio ao seu nome, era exatamente a sua rejeição.
    Sabe Chaerton, o que tenho a lhe dizer nesse momento, é que fique tranquilo, pois isso é a prova (as evidências, tendências que falava há pouco) de que você é, na verdade, um fortíssimo candidato, com baixíssima rejeição e grande potencial de crescimento (e é o que já ocorre desde o carnaval, ininterruptamente). Você é uma pessoa do bem; cidadão honrado; trabalhador, bom esposo e bom pai; responsável; cumpridor dos seus compromissos; dedicado a tudo que faz; humilde; atencioso e prestativo com todos; ficha limpa; já conta com experiência (vejamos o caso do seu trabalho na COSERN, onde é considerado por todos um ótimo funcionário); e tantos outros adjetivos e qualidades que você tem a mais como todos nós sabemos… Sem falar do apoio que você tem desse grupo de lideranças e pessoas preparadas e com experiência (que só aumenta a cada dia), e que muito lhe ajudarão na sua administração!
    Siga firme nessa linha. Fazendo sua campanha com responsabilidade, com a verdade, com dignidade, e apresentando a todos suas propostas, suas ideias e o que pretende fazer pelo nosso município e por todos nós. Afinal, isso é o que o povo quer ouvir de cada candidato!
    Amanhã, quero comentar sobre o que escreveu o debatedor, cujas colocações estão logo após a minha última intervenção de ontem, e óbvio, outros pontos a mais.

  5. Alguns meios de comunicação certamente acreditam que manipulando seus leitores ou ouvintes conseguirão mudar o resultado do pleito eleitoral que se inicia. O público ouvinte, e que acredita em tudo que ouve, pode até ser burro e manipulável, mas quem lê com frequência certamente não o é. O leitor sabe quem fala e quem não fala a verdade.
    Não é honesto, por exemplo o que andam falando aí sobre o candidato Chaerton Soares! Não mesmo. Mas saibam que um dos mais carismáticos ditadores do Mundo, Hitler, acreditava que uma mentira repetida muitas vezes tornava-se verdade. Ainda bem que ele estava errado; caso contrário, teria realmente dominado o Planeta.
    No entanto, nossos “democráticos” governantes da atualidade continuam mentindo, mentindo e mentindo, com o objetivo de manterem-se no poder. Seus discursos permitem a aqueles que participam de seus governos de utilizar a intimidação, a coerção e a violência, que se misturam com benevolência, altruísmo, heroísmo e proteção à maioria da população, e esta é utilizada em larga escala como força de manobra de poder.
    A promessa de melhorar o padrão de vida de seus conterrâneos, sem nenhum sacrifício de poupança, mas por um simples “toque de Midas”, é a mais prejudicial das mentiras.
    Creiam. Isso sim é verdade.

  6. O parido que atulmente está no poder quer ganhar o voto do eleitor com mentiras. eles esquessem que os cidadãos santanenses conhecem a verdade, e por isso não irão se deixar levar por mentiras tão absurdas. todos conhemos a situação em que se encontra nossa cidade: escolas abadonadas; professores que não recebem seu salário a meses; unidades de saúde, comoa do poço de pedra e tabuleiro precisando de reforma urgente. Então santanenses pensen bem antes de tomarem uma decisão precipitada.

  7. Acredito que quem realmente tem consciência, experiência e caráter político não se dá ao “prazer” de vir a um blog de política fazer alusão á A ou B.
    Tudo é óbvio e claro: se o grupo que até então “reinava” na cidade era conservador, absoluto ou quaisquer outra definição inútil dessas, o certo era que ambos viviam em “harmonia” pelo menos oficial e aparentemente. Então só posso chegar a conclusão de que vir a este site e fazer campanha para qualquer das duas facções vigentes e viventes na política local desta cidade é trabalho de cabo eleitoral que espera aflitamente por um cargo ou espaço na administração que vigorará de 2013 a 2016. Política discute ideias e propostas, é algo real e não imaginário. Todos sabemos quem é Dr. Welington, sua brava história de luta e conquista, bem como todos os seus irmãos. Eram pobres e com estudo e fé chegaram longe. Tal qual Raimundo Nonato, que estudou e alcançou seu mérito. São todos de um mesmo seio familiar, e até então eram amigos políticos e ão significa que hoje são totais desconhecidos, tendo em vista que são compadres.
    Jessé é um rapaz que vive e conhece o povo de Riacho de Santana. Hermilson e Gilvan, nomes fortes ligados ao associativismo e que conhecem bem o município, suas potencialidades e dificuldades no Âmbito rural excepcionalmente. Jairo, professor de trabalho conhecido. Todos membors da família santanense, com méritos e erros como qualquer ser humano. É hipocrisia condenar quaisquer indivíduo desta nossa terra por ter “trocado” ou mudado de lado, alegando que o fizeram por interesse. A divisão política que gera toda essa discussão nasceu de interesses distintos, sejam lá quais sejam. Esses interesses, dizem respeito a vida pessoal dos políticos santanenses. O que diz respeito a eles em sua vida pública são seus trabalhos, seu serviço prestado, sua presença ou ausência na vida do santanense. Santanense consciente escolhe seu voto mas não vai aludir ou beneficiar em suas palavras político algum em detrimento de outro. Eu escolhi Jessé Nildo, 40, por sua humildade e sua identidade profunda com a cidade, e pelo grupo que este representa. Meu caríssimo e estimado amigo Toinho Costa, a quem saúdo, escolheu o adversário. A política só existe desta forma, pois se todos pensassem iguais, não haveria necessidade de eleição, divisão nem de nomes como conservadorismo. Enfim, abraço!

  8. Ah, lembrando que Toinho Costa está de parabéns pelo “embasamento” político e histórico. Não interprete mal meu comentário. Quando me refiro a caráter político não digo que quem sai se posicionando seja um mal caráter, muito pelo contrário. Só tem um modo de ver diferente do meu, o que eu respeito. Você é uma pessoa excepcional o que confere muito valor ao seu lado político. Da mesma forma que as lideranças citadas no aludido comentário meu, anterior.

  9. Ah², gostaria ainda, de como historiador, enalceter nomes de corajosos como meu avô Valdemar Fernandes, Manoel de Souza Lima, Cirilo Pedro e Pedro João, que fizeram a política a 40 anos atrás, quando a função de um político era tão somente ser médico, motorista, dentista e farmaceutico, que o diga Manoel de Souza, saudoso, e também fazer da sua casa um ponto de encontro, apoio financeiro, hospitalar, etc, como sou testemunha da residência do saudoso Fernandes. Relembro aqui quando Valdemar e Souza trouxeram o segundo motor de energia da cidade. O primeiro, colocado por Licurgo Nunes, retirado por José Fernandes de Melo. Aluizio Alves “deu” o motor e os dois jovens políticos o trouxeram no jipe de Souza Lima, conduzindo uma histórica carreata por Riacho de Santana. Bons tempos!

  10. Penso que ao fazermos quaisquer afirmações, principalmente as escritas, há que se atentar sempre para a veracidade das informações que publicamos. Elas se tornam, de fato, documentos, anônimas ou não, e daí ser muito importante verificarmos se as fontes são seguras, fidedignas, confiáveis, para não dizer verdadeiras, e comprováveis (por fatos, testemunhos, constatações, documentos…).
    Um velho hábito nosso é se dizer que, a verdade doe, maltrata, às vezes até nos humilha, aborrece, é um purgante, mas, sempre é (e será) o melhor remédio!
    O jovem do comentário de antes de ontem (Daniel), até prova em contrário, é um rapaz inteligente. Escreve com desenvoltura (apesar de sucinto seu comentário), e aparenta ter grande potencial de desenvolvimento intelectual pela maneira como cria e defende suas ideias. O cerne da questão meu caro (volto a repetir), é a veracidade e consistência do que informamos e defendemos. No seu caso, talvez, seja a(s) fonte(s) de onde você colhe suas informações. Engana a si mesmo quem não quer ver a verdade – “o pior cego não é aquele que não pode vê, é o que não quer enxergar”. Quando você afirma: “o reflexo da administração de Wellington e Chaerton está aí nas ruas…” Dá para todos nós cidadãos, santanenses, eleitores e, observadores como eu, a oportunidade de contrapor suas afirmações. Eu que acompanho tudo de perto, pelo menos nos últimos 40 anos, quero lhe dizer que gostaria de revelar para você e todos que vierem a se interessar (e acredito que é do interesse de todos), o que constatei aqui na ‘zona urbana’ (‘zona rural’ fico lhe devendo para mais adiante) durante as administrações do último Prefeito.
    Começo dizendo que a maioria da minha família mora em ruas, que antes dele, nem calçamento tinham. Aliás, são várias que vi serem calçadas, iluminadas, arborizadas: Joaquim Soares; Clodomiro Elias; R. do Cruzeiro, nas marginais do asfalto; Vicentes Fontes; Primo Cajé; 24 de Junho; R. da Paz; ; várias Travessas, etc. Vi também o centro da nossa querida Riacho de Santana transformar-se (como todos viram): a igreja foi totalmente ampliada com o apoio daquela administração, sem o qual, talvez até hoje ainda se encontrasse naquela mesma situação (de total precariedade); a entrada para o centro foi duplicada, ajardinada e iluminada (inclusive com indenizações de residências do local); fez uma das mais belas praças públicas da região (pena que está maltratada, deteriorada!); demoliu e construiu de novo o mercado público (que de mercado mesmo, às antigas, não tem nada a ver, é moderno e mais parece um shopping, e que também está maltratado!); construiu a praça de eventos e de alimentação (para ensejar a realização de uma de suas maiores criações, que foi o São João de Rua, que depois passou a ser copiado, como modelo de festas públicas, em todas as outras cidades da região, ótimo, ‘o que é bom é pra se copiar!’); ampliou e reformou a Prefeitura e o açougue (também estão maltratados!); e fez uma série de outras obras na ‘zona urbana’, esta a qual você se referiu (depois, havendo interesse de sua parte ou de outros, buscarei informações e as publicarei nos próximos capítulos). O fato (e são muitos e muitas constatações!), é que, no final das contas, eu termino, mesmo que paradoxalmente, tendo que concordar com você: “o reflexo da administração de Wellington e Chaerton está aí nas ruas, evidente”.
    Ainda no âmbito administrativo, gostaria, respeitosamente, de apresentar minha contestação, quando você diz: “… JESSÉ E ARISTÓTELES, RENOVAÇÃO URGENTE!!!…”. Ora, considero exatamente o contrário! Se viesse a se eleger, o candidato citado, na verdade, faria uma espécie de continuidade. Continuidade é dá seguimento a tudo que está em atividade, em execução. Todas as políticas que estão sendo desenvolvidas na saúde, educação, social, infraestrutura, urbanismo, serviços, inclusive funcionalismo público, cultural, etc (e aí temos de relembrar o que está sendo dito por pelos debatedores, Toinho, Lili e vários outros, que citam uma série de falhas e erros na atual administração). Será que essas políticas estão sendo desenvolvidas a contento? Existe planejamento na administração, ou tudo é feito de improviso? Há vontade política, empenho e organização por parte da administração para solucionar os problemas do nosso povo e do nosso município? Ou se nota certa falta de dedicação, abnegação, assiduidade no exercício das funções, para as quais eles foram nomeados (pelo voto da maioria) para representar a todos nós? Essas são indagações que precisam de respostas, e precisamos (todos nós) correr ao encontro delas! É que vamos fazê-lo!
    Para encerrar, por hoje, dizer que continuarei a contribuir com o debate me pautando sempre, e acima de tudo, pelos princípios da verdade, da clareza, da sinceridade, da dignidade, e da honra, procurando fazer de minha parte, o exercício de minha cidadania. Que espero não seja tolhido, nem de mim nem de nenhum de nós!

  11. Tendo em vista ao que muito já foi dito, gostaria de lembrar, ou relembrar o que o termo política significa, significa democracia, poder do povo.Ao que me parece a situação atual de Riacho de Santana é bem diferente, o atual prefeito vem impondo ao povo uma escolha difícil de se fazer,sustento e Direito, digo direto porque votar e ter seu voto uma livre escolha foi um direito concebido com muita luta por muitos.
    A nossa cidade, vem parando cada vez mais, porque é fácil subir em um palanque e discursar, jullgar o que já foi feito, mais me pergunto e pergunto a todos que aqui escrevem, O quanto Riacho progrediu durante esses 8 anos de mandato ? .A resposta é retorica, notável, qualquer pessoa sem o minimo de esforço consegue ver.
    Quando se vota devemos buscar melhora para o município , porque a certeza de um município crescendo com educação, saúde, e respeito a todos nos leva a crer que a vida vai melhorar. E é com essa certeza de crescimento, progresso e respeito que vemos uma melhor escolha a fazer, e o Candidato Chaerton representa esta escolha, uma escolha consciente.
    Fala-se também muito de humildade, Chaerton é uma pessoa humilde , um jovem que veio do Pau D’arco filho de agricultores que sempre lutou para conseguir seus objetivos, um trabalhador competente e eficaz .È importante não confundir as cosias, capacidade e humildade andam juntas, mais podem em alguns casos serem coisas distintas quando só se tem uma das duas qualidades.
    Deixei aqui meu recado, e espero que seja entendido como uma espécie de “água fria” para acordar a muitos que ainda dormem quando se fala da atual gestão, que seja também como uma forma de reflexão para ambas as partes.

  12. Santanenses, saudações!

    Desde o meu ultimo comentário, os debates têm aquecido o norte Político da nossa democracia. Lembro-me das palavras de Guimarães Rosa que metaforicamente nos ensina: “um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará de outros galos.” Cada vez mais pessoas, jovens ou não, estão contribuindo para que o futuro de Riacho de Santana seja traçado pela nossa opinião. Saúdo, em especial, aos debatedores Felipe, Bruno e Daniel que, jovens como eu, expressam aqui seus intentos, porém aos mesmos vai minha arguição.

    Antes de mais nada gostaria de lembrar que mudar é preciso quando as coisas não andam bem. Não entendo porque a falta de criatividade de alguns busca descrever nomes de pessoas que tiveram cargos públicos e, só porque eram de uma família “X” são criticados. O importante, ao meu vê, não é a família, mas as metas que têm, as esperanças de crescimentos e as obras de vergonha, reais e notáveis aos olhos dos que aqui vivem. E são obras públicas e não privadas. Hoje nós temos o que? Olhos de indignação, no mínimo.

    O gestor atual pode até ter mudado o sistema de administração, rateando “poderes”, mas até que ponto ele arca com isso? Atrasando? Maquiando? Prologando decisões e precipitando outras? Só não vê como está a situação da educação, por exemplo, quem não quer… Vão, caros colegas, assistam uma aula com alguns colegas recém-contratados (salve exceções) para ministrarem aulas nas nossas instituições e concluam por si mesmos. A resposta já está sendo dada mesmo sem precisar conferir, pois em turmas de 20 alunos, apenas 8 estão frequentando. Os pais não confiam no docente.

    Pelo dito, pergunto a Daniel é ridículo se expor por um pré-candidato que tem em seu discurso metas a cumprir e que traz em seu grupo, seu irmão, um homem que organizou Riacho de Santana em todos os sentidos? Ou eu estaria me expondo se, mesmo sem conhecer direito as propostas do pré-candidato do atual gestor o qual só sabe dizer que vai continuar, eu decidisse defendê-lo com um lema: “RENOVAÇÃO URGENTE!”? Pode ser que cara de pau seja continuar o maquiando a realidade, ou não?

    Outro aspecto que me chama atenção é a falta de visão da realidade de alguns colegas. Vejam: tínhamos um grupo que projetou Riacho de Santana para um futuro promissor e, um belo dia, deu espaço ao “novo” e elegeu uma pessoa que não era diretamente ligada ao grupo dos cinco, como mencionado por Felipe! Esse grupo “Conservador”, como Felipe diz, deu uma “renovada”, acreditou na capacidade de um Professor e esperou do mesmo que superasse as expectativas. O resto da história já sabemos… Então esse professor oferece agora a oportunidade de continuar… Quer dizer que está tudo bem pra continuar? Cuidemos, meus caros amigos, para não denigrirmos a imagem do futuro de nossa cidade!

    A Bruno, meu amigo de debates presenciais, por quem tenho grande estima pela capacidade intelectual que possui, fica aqui minha sempre admiração. Entretanto, hoje temos opiniões distintas com relação à política de nossa cidade. Lendo seus comentários acredito que, ao decidir sua posição, Bruno, aqui mesmo nesse blog, você acaba se dando ao “prazer”, assim como eu, de fazer alusão a um lado, o que prova que nós temos consciência e caráter político para tal. Concordo com você quando diz: “Política discute ideias e propostas, é algo real e não imaginário”. Porém não vejo força em sua argumentação no critério de escolha do seu candidato, mesmo assim respeito. Sei que, como crítico literário, historiador por vocação e estudante de uma instituição em que prepara, sobretudo como bolsista e membro de grêmio, um cidadão consciente para enxergar a realidade, você, como os outros, não está alheio à situação de nosso município. Espero, sinceramente, falo como cidadão que ama essa terra e você sabe, que sejas justo em suas colocações, porque não podemos pensar só nos nossos intentos, é preciso olhar para o clamor de uma maioria que sofre com tudo isso! Ser um bom Líder é agir em socorro de todos com justiça e humildade.

    A todos os que contribuem com a leitura e a escrita dos comentários, fraterno abraço!

    Toinho Costa

  13. Outro dia assisti a uma entrevista com um dos mais renomados filósofos brasileiros, que discorria sobre vários assuntos. E quando perguntado sobre a educação, a revolução da tecnologia, etc, ele começou respondendo através de um antigo provérbio chinês que diz: “quando você aponta para a lua linda e brilhante, o tolo olha para a ponta do seu dedo”. E aí ele continuou desenvolvendo seu comentário para no final deixar claro que (pelo que pude entender), o mais importante é sabermos que não podemos nos deter no meio de caminho, se queremos chegar longe na vida! A tecnologia e tantos outros recursos são a ponte, mas, a educação, sim, é a fronteira que todos nós devemos escolher como destino final! Falou também de uma frase do pensador francês François Rabelais que diz: “conheço muitos que não puderam quando deviam, porque não quiseram quando podiam”.
    Norteado(a) por esses dois pensamentos, pediria que refletíssemos um pouco mais sobre o momento atual em que vivemos na nossa comunidade. Infelizmente nem todos ainda tem acesso a esse meio (como seria bom!). Entretanto, fico feliz de ver jovens participando desse debate, muito embora alguns ainda estejam no início de suas formações (como é o caso do Bruno Fernandes), porém, este já apresentando uma densidade consistente de conhecimentos, que é motivo de orgulho para todos, e principalmente para seus pais. E aí quando avaliamos os casos de Toinho e Lili (pelos depoimentos deles e tudo mais), é que temos a certeza de que a educação é fundamental, é libertadora! Vi aqui vários outros jovens se manifestarem e, confesso sinceramente, gostaria de ver (ler no caso), o posicionamento de tantos outros que poderiam participar, somando-se aos que já o fazem! Façam como eu e outros, se não quiserem se identificar, mesmo no anonimato vale a pena, porque o importante é o conteúdo das suas ideias e a contribuição que estarão dando a esse processo democrático. Não que se tenha nada contra os que (com muita honra, mérito e noções de cidadania), se identificam e contribuem de forma substancial com o debate, como é caso de Toinho, Lili, Naerton e vários.
    Ontem, uma das minhas últimas frases foi: é o que vamos fazê-lo, hoje digo, é o que devemos fazê-lo! O que? Discutir, debater, dialogar, conversar, se informar, se inteirar de tudo, e sobretudo, correr em busca das respostas. De todas aquelas respostas para questionamentos que intrigam a maioria da população, quais sejam: se o país e município melhoraram cada vez mais nos últimos anos (com o progressivo aumento das receitas, os números estão aí), por que tivemos nos últimos 08 anos, repetidos atrasos de pagamentos de funcionários, prestadores de serviços, terceirizados, fornecedores? Por que as políticas de saúde, educação e outras sofreram retrocessos importantes, quando deveriam ter avançado? Por que não foram realizados concursos públicos, dando a oportunidade igualitária a todos, já que o município precisa de tantos funcionários? Só nas últimas semanas, dezenas de funcionários foram contratados a título de serviço precário, eu imagino, e porque não realizar logo um concurso, como vários outros municípios estão fazendo agora?
    Muitas outras indagações ainda estão por vir. Mas, já é tempo de começarmos a conhecer as respostas das que já estão postas. Tenho a impressão que elas logo virão!

  14. Agora, dando continuidade as minhas observações e constatações no âmbito administrativo, na ‘zona urbana’ (‘zona rural’ relatarei depois, porque preciso colher e checar as informações), passo a relatar algumas outras realizações e obras deixadas pelo último Prefeito em nossa cidade. Lembram como era antes a Rua Vale do Santana? Alguns até a chamavam de ‘favela’. Existiam muitas casas de taipa ali, e todas (independentemente do posicionamento político dos moradores, e eles estão lá para testemunhar) foram substituídas por casas decentes, de alvenaria, com banheiro, etc, além das que foram totalmente reformadas; soube também que existiam muitas casas na cidade, algumas até muito antigas, que nem banheiros dispunham em suas dependências, quase 100 unidades sanitárias (banheiros) foram construídas nessas referidas casas, livrando esses respectivos moradores, do sofrimento e da humilhação de ter que, quando necessitasse, utilizar o quintal da casa ao relento da noite ou na ‘efervescência’ do dia, ou ainda sob o risco de flagrantes de olhares inconvenientes (quem é beneficiário delas, sabe muito bem do que estou falando); várias outras casas foram construídas na cidade, com por exemplo, um conjunto delas, que fica ali no bairro São Gonçalo, bem por trás da casa do Joãozinho; e outras que ainda citarei oportunamente.
    Por falar em unidades sanitárias, mais de 300 foram feitas em todo município, o restante na ‘zona rural’, mas, isso fica também para depois, quando dispusermos de todos os dados.
    Um até breve a todos!

  15. O objetivo do meu primeiro comentário era unicamente trazer um posicionamento justo, lembrando que em matéria de POLÍTICA, certas coisas não podem acontecer:
    1)Não se pode Comparar uma administração que ocorreu entre 1997 e 2004 com uma que ocorre de 2005 aos dias atuais. Ora, mudam-se os governadores e é bom registrar que de Garibaldi Alves Filho para Wilma de Farias ocorreu drástica diferença. Garibaldi era forte com Riacho de Santana e em toda parte está o reflexo de seu trabalho, majestosamente simbolizado no Açude Caripina. É de fato, de se estranhar que Welington tenha se afastado politicamente dele posteriormente, conforme o próprio Ministro relatou em comício na caçalda da capela de São João Batista, em ano de 2006. E como dizia, mudam-se governos, consequentemente apoios para convenios e etc. No entanto, o governo federal arcou com parte de suas tarefas, como por exemplo a reforma do hospital em 2009, na gestão do prefeito Raimundo Nonato.
    2) Não se pode comparar Riacho de Santana, que não tarda e fará 50 anos de idade, com cidades relativamente recentes. Por aqui passaram muitos administradores e cada qual deixa sua dívida, que pode ser grande ou pequena.
    3) Não se pode entender que quando um novo prefeito assume uma prefeitura o placar “zera”. Cada administrador deixa resquícios, não só positivos, para seu sucessor.
    4) Não se pode medir um administrador no quesito “administrativo” propriamente dito. Lembro que em certo 10 de maio o prefeito Raimundo Nonato entregou comendas para idosos trabalhadores, tendo em vista que maio é o mês de trabalho; costureiras, agricultores, até mesmo quem cuida do cemiterio, nobílissima função, recebeu sua singela homenagem. Lembro também, sem citar nomes, o fato de familias outrora combatentes do prefeito e no entanto dignamente capacitadas, merecedoras e necessitadas receberem um emprego, o qual ostentam de forma ainda mais digna e merecedora.
    Enfim, uma série de fatos me motivaram a postar esse novo e último comentário. Como se percebe, não sou cego de achar que existem candidatos perfeitos e está na cara que aqui em Riacho de Santana não existem tais. Escolher um voto nessas circunstâncias consiste em não observar títulos nem exames de sangue, pois os primeiros atestam capacidade acadêmica e não necessariamente humildade e serviço; e os segundos só atestam de quem você é irmão, filho, pai ou primo, e não necessariamente seu caráter ou valores.
    Obrigado.
    Agradeço a Toinho pelos elogios e aproveito para reiterar os meus a sua pessoa, um verdadeiro irmão e amigo da cidade e de mim. Valeu!

  16. EU SÓ LAMENTO O SEGUINTE FATO: ILKA A ESPOSA DO PRE CANDIDATO.. HOJE DIZ NAS CASAS QUE A SAUDE VAI MAL.. MAS POUCO TENDO EM VISTA QUE O SEU ESPOSO SERIA O CANDIDATO DO PREFEITO ELE DIZIA QUE ÍA TUDO MUITO BEM…FALAVA ATE QUE A PREFEITURA DE RIACHO PARECIA MANTER AO SEU POVO UM PLANO DE SAUDE…. E HOJE DIZ QUE O POVO DA CIDADE NÃO É ASSISTIDO.
    O MEU CANDIDATO SERIA CHAERTON SE FOSSE O CANDIDATO DO PREFEITO, COMO NÃO É VOTO EM JESSE MAS ISSO NÃO TIRA OS MÉRITOS DE CHAERTON. SÓ ACHO RIDÍCULO QUE ANTES DESSA DA DIVISÃO DO GRUPO TODOS ERAM MUITO COMPETENTES E HOJE JA NÃO SÃO. ISSO SERVE PROS DOIS LADOS. TENHO PLENA CERTEZA SE QUANDO RAIMUNDINHO DECIDIU INDICAR JESSÉ SE NAERTON TIVESSE ACEITADO ESTARIAM AQUI DEFENDO JESSE. O PROPRIO NAERTON , LILI TOINHO E ISSO É TRISTE DA PRA VER QUE OPINIÕES PRÓPRIA NÃO SE SUSTENTAM MAS OS MOMENTOS E CERTAS PESSOAS APONTAM ESSAS OPINIÕES.
    DUVIDO SE CHAERTON FOSSE O CANDIDATO DE RAIMUNDINHO ESTARIA FALANDO MAL DELE E VICE E VERSA…SE POR VENTURA HOJE O GRUPO SE REUNISSE NOVAMENTE QUE EU DUVIDO, DUVIDO QUE APARECESSE CERTOS COMENTÁRIOS, MAS TODOS VOLTARIAM A SER COMPETENTES…POR ISSO QUE ACHO POLÍTICA UMA MERDA… DESCULPE A EXPRESSÃO …

  17. Eu até iria me estender no meu comentário, mas, lendo o de Bruno Fernandes não preciso mais falar nada, apenas , parabéns Bruno! Você acabou de mostrar que é realmente um menino inteligente,através do seu comentário e de sua decisão. Mais uma vez…Parabéns!!!

  18. Bom dia Santanenses.
    Fico feliz e alegre quando vejo jovens promissores de nossa amada Riacho de Santana (na expressão maior e sincera do termo) discutindo a questão política, espero que continuemos falando de Política com “P” maiúsculo.
    Parabéns a Bruno Fernandes (filho de pessoas de ótimo caráter), Daniel (por enquanto não conheço os seus pais) e tantos outros que estão postando comentários de forma decente e dignos de registros, essa é a verdadeira democracia que vimemos nos tempos hodiernos.
    Lamento profundamente um comentário de alto nível como o último postado está na forma de anonimato, pois não sei a quem elogiar, daí as minhas restrições claras ao anonimato!
    Quero registrar com entusiasmo os vibrantes e inteligentes comentários feitos por Toinho e Lili e um(a) outro(a) anônimo(a) que conhece como poucos a História política de Riacho de Santana (até imagino quem seja!!!), mas hoje quero, como fez o último comentário anônimo vibrar com a importância da educação como força motriz do desenvolvimento das pessoas pensantes. Acredito e tenho dito sempre que posso que A EDUCAÇÃO É A ÚNICA VIA DO DESENVOLVIMENTO. Então gente sigamos nos instruindo a cada dia, mas não percamos a oportunidade de entender o que está acontecendo em Riacho de Santana, no tocante à sucessão política, e para contribuir com o debate gostaria de questionar POR QUE O ATUAL GESTOR RESOLVEU LANÇAR UM NOVO CANDIDATO? Será que foi temendo o retorno do TRABALHO E COMPETÊNCIA!
    Abração a todos os santanenses e reflitam sobre essa indagação.
    José Naerton Soares Neri.

  19. Conheci um certo amigo, amante da Língua Portuguesa, há cerca de três décadas ou mais, e ele costumava repetir que: “na vida, não devemos deixar sem respostas nem um til, imagina uma exclamação, ou pior ainda, uma interrogação!” Considero, atualmente, depois de muita ‘estrada’ percorrida, que apesar de correta a sua interpretação, sua opinião estava, digamos, um tanto demasiada. Na vida, a gente tem que saber relevar, flexibilizar, dispensar, e até também perdoar, desde que aqueles que cometam erros, reconheçam e assumam! Quando isso não ocorre e, principalmente, quando os erros tem reflexos negativos diretamente no coletivo e na vida da população como um todo, aí nesses casos, não devemos nos omitir. E TENHAM CERTEZA, HAVERÁ SIM, AS RESPOSTAS ATÉ PARA QUALQUER TIL!
    Uma palavra a Toinho. Primeiro, agradecer o fraterno abraço enviado a mim e aos demais participantes, tempo em que aproveito para reenviá-lo, com a mesma consideração e estima que a nós foram dispensadas por você! Depois, tenho a impressão que, através dessa ferramenta de informação, vamos ter muitas oportunidades para interagir, trocar ideias, debater, e trabalharmos juntos na busca de respostas para os questionamentos que estão sendo levantados em relação a atual administração. Você tem feitos vários, além de constatações e declarações importantes como a que gostaria de destacar a seguir. Quando você relata que, na educação por exemplo, existem casos de turmas que começaram com cerca de 20 alunos e já só tem cerca de 08, porque seus pais não estão satisfeitos com a qualidade e eficiência das orientações dadas e não acreditam em bons resultados para seus filhos, a partir dessas aulas ministradas pelos respectivos docentes. Chego a uma conclusão de que no setor de educação (e ainda vamos discutir sobre os outros, mais adiante), a administração de Riacho de Santana, está caminhando na contramão! O que se vê em nossa região, no setor educacional, é, por assim dizer, um verdadeiro sonho, coisa que há poucos anos nem se imaginava acontecer! Vemos hoje, a UERN funcionando cada vez melhor, ampliada fisicamente e com vários cursos de graduação e pós a mais; a chegada do IFRN, no qual muitos filhos daqui já estudam e a perspectiva é de grande crescimento da inserção dos nossos alunos naquela instituição, e ficamos torcendo por isso; e estamos aguardando com muita expectativa, o início do funcionamento da UFERSA. Ou seja, como é que está acontecendo tudo isso em nossa região, e em nossa cidade, o que ocorre são situações lamentáveis como essa?
    Talvez a resposta esteja na falta de planejamento, vontade política e/ou capacidade de gerenciamento, para não se elencar outras possibilidades!
    Há que se levar em consideração, Toinho sabe disso e deixou claro, que existem também bons profissionais nessa área. Todavia, será que não está faltando algum tipo de motivação? Olha, eu falo por mim, não gostaria de trabalhar um mês inteiro, com dedicação e assiduidade e no dia de receber os meus proventos, receber a notícia de que não tem dinheiro! E os compromissos (contas a pagar, compras a fazer inclusive alimentos, e tudo mais) como resolver?
    Lembro-me de uma frase que ficou marcada na gestão de Wellington Soares: “o pagamento de funcionários e servidores é sagrado, é prioridade zero!” Aliás essa foi uma de suas marcas registradas nas suas administrações, nunca atrasou o pagamento de todos nós, inclusive existia o calendário de pagamento!
    Voltaremos a conversar mais sobre esses e demais assuntos, e espero contar com o aparte seu e de outros!

  20. Resolvi fazer uma outra intervenção, neste dia, após a leitura agora há pouco, das últimas opiniões postadas. E também levando em conta o que passei a defender na minha última (não vamos deixar sequer um til sem respostas, desde que suscitem dúvidas, que não esclarecidas, possam trazer prejuízos injustos a A ou B, e se transformarem em verdades, quando não o são).
    No comentário do jovem Bruno Fernandes, foram colocadas algumas afirmações que gostaria de discordar. Vejam bem, foi dito que não se pode comparar uma administração que ocorreu entre 1997 e 2004 e outra que ocorre de 2005 até os dias atuais, certo? Errado. Pode sim. E na minha avaliação, é exatamente o que devemos fazer durante todo esse processo democrático. Por que? O país teve um divisor de águas na sua história recente, precisamente nessas últimas duas décadas (portanto, nos últimos quatro mandatos em questão), o advento do Plano Real, lembram? O que houve? A partir daí, de forma resumida ocorreu: a estabilização da moeda, com o controle da inflação; o saneamento e reestruturação do Sistema Financeiro Nacional, através do ‘criticado’ PROER; o câmbio flutuante, com tarifas sendo ajustadas pelo COPOM, sempre que necessário; a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal, para controle dos gastos públicos; criação e regulamentação de Leis que garantem a segurança jurídica, com consequente entrada de volumosas quantias de recursos externos para investimento em nosso país; dentre outras do conjunto de medidas do Plano Real. O fato é que, com a consolidação de tudo isso, nosso pais começou a alcançar o que desejávamos há muito tempo: o sonhado crescimento e desenvolvimento econômico, com salário mínimo crescendo progressivamente (e precisa avançar cada vez mais); os empregos foram surgindo; o povo com dinheiro foi consumindo e gerando mais emprego; e etc… Disse isso, para chegar na realidade local da nossa querida Riacho de Santana. Todo esse período supracitado, experimentou um crescimento e desenvolvimento de forma abrangente em nosso país, inclusive com reflexos positivos aqui na nossa comunidade. Dito isso, conclui-se que, nos últimos quatro mandatos, houve condições semelhantes do ponto de vista financeiro para se administrar aqui, e vou mais além Bruno, se houver alguma diferença, foi de melhores condições nas últimas duas últimas e atuais administrações. Portanto, com melhores condições para administrar o nosso município (e repito, os números são incontestáveis), a atual gestão deveria ter realizado uma obra administrativa bem mais robusta do que o fez a anterior! O que não aconteceu! E se você ou outrem discordarem dessas afirmações, por favor o façam, pois ficaremos no aguardo das devidas e consistentes argumentações.
    Farei amanhã um contraponto ao comentário desse companheiro(a), anônimo como eu, que faz referências à Ex-Secretária de Saúde Ilka Paula.
    Ao conterrâneo Dr. Naerton, o qual fez referências a um dos meus comentários. Não quero aqui tentar demovê-lo do seu ponto de vista em relação aos que participam, de forma anônima, desse interessante processo de discussão do importante momento político que vivemos aqui em Riacho de Santana. Mas, espero que, mesmo no anonimato, eu e vários outros participantes, possamos continuar e mantendo essa linha do debate, o qual tem sido discutido em um bom nível de qualidade, procurando assim dar a nossa contribuição como cidadãos! E nos somando a vocês, que estão devidamente identificados, qualificando o debate e contribuindo nesse processo democrático!

  21. Vamos apoiar chaerton pois ele tem propostas sérias para nossa cidade.

  22. O Comentário mais sensato foi o postado pelo jovem Bruno Fernandes; ele sim falou o que alguns precisavam ouvir (ver). Minha gente, palavras bonitas não mudam o que as pessoas passaram ou pensam sobre determinada coisa. O cenário político está “montado” e a aceitação está na boca do povo, mesmo que não seja das famílias mais tradicionais. É Jessé e Tota a frente da nossa cidade, mas sobretudo com os INTERESSES do povo em primeiro lugar, e não de uma PANELA que graça a CORAGEM de Raimundinho se despedaçou.

  23. Santanenses boa noite
    Dando uma lidinha aquí nos comentários, me ví na obrigação de responder uma pergunta de Dr. Naerton: Por que será em Dr. que o atual prefeito fez isso? Será que foi com medo do retorno do trabalho e competência como diz o senhor ou com medo que o poder volte apenas para as mãos de quatro ou cinco pessoas que nós já sabemos como administra? Eu acho que o foco agora são os candidatos, e analisando ambos, mas analisando mesmo, é notório o melhor para nossa Riacho de Santana.
    Um forte abraço a todos.

  24. Amigos… tudo bem?
    Só pegando gancho no comentário de Pedrinho, o qual adimiro, e ainda respondendo a pergunta de Naerton, por que será que vocês não aceitaram o nome dos candidato do atual Prefeito já que são primos e Soares? Estranho né?

  25. Bom dia santanenses.
    Inicialmente gostaria de lembrar ao prezado Bruno Fernandes que Wellington Soares no ano de 2006 já estava ausente diretamente da vida pública de Riacho de Santana, oportunidade em que se encontrava fazendo curso de especialização em ultrassonografia em SP, e quem estava sendo gestor na época era o atual prefeito quando do exercício do seu primeiro mandato. Mas concordo contigo Bruno pois contra fatos não há argumentos, o ex-governador Garibaldi Filho construiu a maior obra pública de todos os tempos em Riacho de Santana – barragem Caripina, Justiça seja feita! E, particularmente, sou gratíssimo a Garibaldi Filho pela construção dessa histórica obra.
    A você Pedro gostaria de externar que toda gestão é composta de uma estrutura de cargos de confiança (por exemplo são secretários na administração da Governadora Rosalba: BETINHO ROSADO (cunhado da governadora), ISAURA AMÉLIA (cunhada da governadora)..dentre outros), talvez seja isso que você se refere a um grupo de quatro ou cinco pessoas, mas o importante é que você faça justiça e reconheça a grande obra adminstrativa realizada pelas administrações do TRABALHO E COMPETÊNCIA OU DISCORDAS DAS OBRAS REALIZADAS?
    Por último gostaria de me dirigir a JÉSSICA (imagino que seja a minha prima), apenas para esclarecer que em Política são feitos compromissos políticos e você facilmente saberá disso consultando o atual gestor sobre um compromisso político quanto à sucessão de 2012. E é assim que aprendemos a fazer Política sempre respeitando e cumprindo os compromissos assumidos.
    Abraço fraterno em todos e bom dia de trabalho.
    José Naerton Soares Neri.

  26. Palavras bonitas não bastam! É preciso moço(a), que bonitas ou não, sejam respaldadas em princípios basilares e fundamentais como a verdade, e tenham a possibilidade de comprovação do que se fala ou se escreve (fatos, constatações, testemunhos, documentos escritos ou audiovisuais, etc). Do contrário, as palavras bonitas podem perder a beleza, e as feias, se verdadeiras, não se tornarão belas, mas, alcançarão o objetivo desejado! Outro ponto a se considerar é que sensatez não é sinônimo de verdade, de confiabilidade, de veracidade. Uma pessoa pode repercutir (divulgar) determinada notícia, de forma sensata, e tal notícia (comentário, informação, etc) pode muito bem não ser verdadeira nem comprovável! A questão, volto a insistir, são as fontes de onde colhemos nossas informações!

    Numa das mais famosas obras de literatura infantil, Alice no País das Maravilhas – ela perdida na floresta e diante de vários caminhos, pergunta a um gatinho qual deles seguir? O gatinho, porém, antes de respondê-la, pergunta-lhe aonde deseja ir? E ela responde que não sabe. O gatinho então responde, nesse caso, qualquer dos caminhos haverá de lhe servir!
    Refletindo sobre esse trecho da obra, penso que, quando se está perdido, é importante se escolher um caminho, mas o fundamental é saber, antes de tudo, aonde se quer chegar! Quando não se tem UM NORTE, às vezes, se escolhe o pior dos caminhos!
    O caminho escolhido pelo grupo que representa a atual administração: o da inverdade; o da deslealdade; o da falta de compromissos; o da criação de boatos os mais diversos, os quais são ventilados diariamente pelos quatro cantos da municipalidade; o da falta de propostas sinceras e que representem avanços para a nossa sociedade; e o da falta de ideias e projetos que criem um clima de esperança e de confiança no futuro; etc… Esse caminho, de fato, não é o que a maioria da população deseja, e dá sinais claros de que já caminha em outra direção, completamente oposta!
    O que se nota claramente, é que essa maioria que está avaliando melhor e mais detidamente a situação, está focada e preocupada com um futuro melhor, com mais planejamento, segurança, TRABALHO E COMPETÊNCIA para todos nós!

  27. Olá queridos conterrâneos! Comecei há pouco tempo a acompanhar as discussões políticas nesse blog, não tinha eu, pretensão de participar das mesmas, visto que pouco tempo atrás observamos em outro blog postagens mal feitas, com ofensas pessoais e palavras de baixo escalão. Porém, ficando claros os níveis desse debate, onde um dos participantes é o advogado Naerton Soares (e outros também muito capacitados) decidi então, me pronunciar.
    Pois bem, venho aqui participar minha opinião a vocês, e dizer que política, além das demais definições expostas aqui, diz respeito à defesa de interesses. Pensando neste sentido, vemos que até hoje o grupo conhecido em nossa cidade como “panelinha” (Raimundinho e Wellington Soares) estava muito satisfeito e se mantinham todos juntos por que todos se beneficiavam e os interesses de ambos eram atendidos. Não é segredo pra ninguém que no mesmo acordo em que Wellington fez ao candidatar Raimundinho, onde lhe pediu que “devolvesse” a prefeitura ao seu irmão Chaerton Soaeres, negociou também cargos de primeiro escalão, tanto é que as principais secretarias, como saúde (Ilka Paula) e Ação Social (Alcidélia) onde o trabalho é desenvolvido mais junto ao povo, permaneceram com pessoas ligadas ao antigo prefeito. Concordo com Naerton quando diz que cargo de confiança tem que ser dados a pessoas de confiança, sendo a única maneira de driblar o nepotismo, vejo também que é a melhor forma de ajudar irmãos e parentes mais próximos. Isso é indiscutível e deve ser feito exatamente dessa maneira, pois quando acontece diferente, como no caso de Raimundinho que deixou de empregar seus filhos, irmão e sobrinhos foi também amplamente criticado, por uma boa parte da população, inclusive por esses parentes, que argumentavam: “Ele (Raimundinho) deixa de empregar os de casa, para empregar as pessoas do ex-prefeito”.
    Reconhecendo que administrar com perfeição é impossível, proponho aqui mostrarmos o que já foi feito de bom pelos dois lados. O ex-prefeito Wellington Soares foi o maior administrador que nossa cidade já teve. Nascido no sítio sobradinho, em uma família grande e humilde sempre teve objetivos traçados, cresceu na vida por mérito próprio, e se formou em medicina a custo de suor e estudo. Confesso que como grande admiradora, nunca encontrei em minha vida, pessoa de visão política tão aguçada quanto ele. Porém, precisamos reconhecer que quando o mesmo recebeu a prefeitura do ex-prefeito “Chico de Jaime”, o cenário era de calamidade em todos os setores públicos, educação, saúde, pagamento de funcionários etc o que deu um destaque muito grande as suas obras. De maneira nenhuma quero desfavorecer o que foi feito por ele, até acho que são as duas maiores obras da nossa cidade (praça do povo e açude caripina), porém nesse setor o prefeito Raimundinho não deixou a desejar trazendo para todos nós obras como: Reforma do Hospital, Estádio Pai Cajé, Barracão de São João, reforma da praça de eventos, 57 casas populares, 03 passagens Molhadas, mais de 25 reformas de casas, reforma da delegacia, 01 viatura, 03 tratores, reforma do cemitério, construção do Centro Cultural, reforma do asfalto do Catolé, 01 ambulância, carro para sec. De ação social, carro para sec. De agricultura, legalização da nossa rádio Interativa FM, calçamento de 05 ruas, urbanização das ruas Joaquim Soares e Alexandina cajé, onde foram feitas respectivamente, a academia dos idosos e a Praça Bina Cajé, Telecentro, tratamento fisioterápico, posto de saúde no bairro São Gonçalo (em construção), recuperação das estradas vicinais, ônibus escolar, corte de terra para os agricultores, eletrificação das ruas do conjunto São Gonçalo, Poços Artesianos, Restauração e ampliação das escolas municipais, aprovação de 1/3 de férias nos salários dos funcionários, pórtico na entrada da cidade, quadra do sítio Catolezinho, e acaba de ser aprovada a pavimentação do alto que dar acesso ao sítio Lagoa de Pedras. Não sei se me esqueci de alguma coisa, mas o fato é que tudo que foi citado foi realmente feito e não podemos negar isso.
    Não podemos negar também o fato, de que, quando Wellington Soares era prefeito não pagava um salário “completo” aos funcionários contratados, nunca aprovou programas como PETI, PROJOVEM, CRAS, CREAS, etc por que isso requer uma contra partida em dinheiro da prefeitura, o que aumenta os gastos e a folha de pagamento. Por exemplo: Um programa federal como o CREAS recém-chegado em nossa cidade, que beneficia diretamente pessoas que estejam em alguma situação de risco, recebe a verba para que sejam pagos os funcionários específicos do programa, porém gera despesas como alimentação, aluguel do espaço físico, computadores e móveis necessários, alimentação dos profissionais, em fim. E todas essas despesas extras são pagas pela prefeitura, foi por esse motivo que o ex-prefeito nunca trouxe nenhum tipo de programa para o nosso município. Isso é fato não tem como negar.
    Não temos como negar também, a desorganização em alguns setores na gestão Raimundinho, sabemos que existem muitas pessoas contratadas trabalhando na prefeitura, enquanto aqueles que são funcionários efetivos estão em casa apenas recebendo o dinheiro. Por esse motivo concordo com o vereador Chaerton Soares. Saibamos reconhecer o porquê do seu voto contra um concurso público neste momento em nossa cidade, em assembleia na câmara dos vereadores, ao invés de criticar apenas reproduzindo algo que foi ouvido nas calçadas. Então me digam amigos, como fazer um concurso para motorista quando temos no momento 05 motoristas parados sem trabalhar? Esse é o caso do vereador Adelino (Sulino), Manoel Ides (esposo de Alcidélia), nosso ex-prefeito Chico de Jaime, Aluízio Teófilo e Sales Santos. É triste saber que na educação acontece a mesma coisa, a maioria dos professores efetivos não está em sala de aula, e por isso tem-se a necessidade de contratar outros. Isso também é um fato e não podemos negar, pois está ai na cara de quem quiser ver.
    Diante do que foi exposto, quero pedir desde já, independente de quem vá assumir a prefeitura (Jessé ou Chaerton) que façam os funcionários efetivos assumirem os seus cargos. Façam com que honrem os salários que ganham, tão injustamente, diga-se de passagem, e se eles acham que o trabalho é “rebaixado” ou não condiz com suas pessoas, então entreguem esses cargos, para que outros santanenses tenham o direito e a oportunidade de trabalhar e ganhar esse dinheiro que é pago pra eles.
    É assim mesmo ninguém agrada todo mundo, ou faz uma administração impecável. Vejam o caso de Neuton Galdino, que hoje é criticado por muitas pessoas da nossa cidade pelo trabalho que desempenha, mas isso não é exclusividade dele, pois se vocês se esforçarem só um pouco lembraram que na época de Wellington Soares falavam a mesma coisa de “Ti João” (esposo de Candêias). Minha opinião, é que são apenas trabalhadores tentando dar conta de coisas a mais do que conseguem, com os recursos que tem e as ordens que lhes são passadas, por isso não vamos transferir nossos “desgostos” as pessoas erradas.
    Terminando minha reflexão de hoje, quero expor o meu voto. Conscientemente, escolhi votar em Jessé e Aristotáles. Digo conscientemente, por que sei dos erros das duas administrações e não creio em utopia, esse “papinho” de votar no lado que quer o melhor para Riacho, que Jessé é inexperiente, que fulano fez mais coisas, ou que sicrano não tem erros, comigo não cola. Votarei consciente, pois creio que sendo todos os candidatos filhos da nossa amada terra, não quereriam eles nenhum mal para ela. Votarei consciente, pois não creio que o fato de ser inexperiente justifique uma decisão de não votar em Jessé já que o próprio Wellington quando foi eleito a primeira vez contava com a idade de apenas (acho) 24 anos. Votarei consciente por que acho que os dois (Wellington e Raimundinhi) trouxeram melhorias realmente significativas para nossa cidade. Votarei consciente por que sei das falhas do meu candidato e da administração que pretendo apoiar, e vejo nisso uma coisa boa, pois assim, eu como cidadã poderei reconhecer os erros e cobrar melhoras. Ratifico o que disse no inicio do meu texto administrar com perfeição é impossível.
    Espero ter contribuído imensamente com o debate, e quero dizer que infelizmente não posso me identificar, mas gosto dos dois lados e pessoalmente não tenho nada a dizer sobre ambos. Gostaria de fazer outras considerações em breve. Aguardem. Abraço a todos.
    “O instinto de amar um objeto demanda a destreza em obtê-lo, e se uma pessoa pensar que não consegue controlar o objeto e se sentir ameaçado por ele, ela age contra ele.”
    Sigmund Freud

    Cidadã Santanense.

  28. Há algum tempo venho acompanhando os comentários sobre a política de Riacho de Santana e percebi que estava precisando aparecer mais um anônimo que a partir de agora postarei comentários como anônimo 3. Pois bem , concordo plenamente com o anônimo n° 1 , quando refere-se ao dia que Dr. Wellington Soares apresentou o seu candidato Raimundinho como o “seu” candidato a prefeito e pediu o apoio de todos e as pessoas meio receosas falavam que sim. E eu digo mais porque sou eleitora e ao lado do povão ouvia os comentários de que só aceitariam porque era o candidato de Dr. Wellington, caso contrario não aceitariam. Aproveito para lembrar aos eleitores que o nosso atual prefeito [Raimundinho] por si só não se elegeria nem para vereador , pois era com a ajuda dos Soares que mantinha a sua vitória e ainda ficando nas últimas colocações. foi vereador, prefeito na sombra de Dr. Wellington e agora cuspiu no prato que comeu por todos estes anos. E com tudo isso que esta acontecendo me lembro de um sambinha , muito tocado no período de carnaval, cujo refrão diz assim: “você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão.” É parece que foi pensando em pessoas assim que essa letra foi escrita. Aproveito para alertar os eleitores para que tenham uma visão de futuro. Se o candidato Jessé [ uma pessoa muito boa] , vencer as eleições em 7 de outubro, como estará nossa cidade a partir de janeiro de 2013 ? pois com dividas de 20% ao mês ninguém consegue administrar. Querem viver em um município que caminha em passo de tartaruga ?

  29. NAO TEmos dúvida, o nosso povo saberá muito bem ou melhor basta fazer uma olhada nos buracos darua principal de nossa cidade e ver que conservadorismo é isto e muito mais , as escolas como andam; estradas e seretárias ´ja adormecidas que nao tem mis o que renovar?

  30. Fazendo-se uma análise dos fatos e dos comentários até aqui esboçados, tecerei alguns comentários a respeito do cenário político atual, não deixando de fazer uma retrospectiva. Sou principiante no meio político. Acredito muito na política, quando da presença constante dos líderes comunitários. Vejo que o momento é de decisão, e decisão parte do povo, se não fosse assim, seria DITADURA. Discordo do conterrâneo Naerton Soares, quando diz: “apenas para esclarecer que em Política são feitos compromissos políticos e você facilmente saberá disso consultando o atual gestor sobre um compromisso político quanto à sucessão de 2012. E é assim que aprendemos a fazer Política sempre respeitando e cumprindo os compromissos assumidos”. Vejamos o que ocorre no momento no cenário político de Riacho de Santana. Ocorreu que o atual gestor seguindo a vontade do povo, e fazendo jus, decidiu indicar Jessé e Tota para Prefeito e Vice-Prefeito respectivamente. O amigo faz questão de lembrar-se do suposto acordo, mas esqueceu de que o veredito final parte do povo. O povo tem o poder de decisão. Tenho convicção, ao contrário de vocês, que a “CHAPA JOVEM”, hoje, é o melhor para Nossa Riacho de Santana. E quando o povo quer, decide-se em seu favor. Compromisso político decide-se junto ao povo, com o povo e não restrito a um grupo de pessoas. Faz-se política ouvindo o povo e atendendo a sua vontade. Creio que o compromisso primeiro, independentemente do acordado anteriormente, é com o povo, e é para povo que se deve direcionar o poder das principais decisões. Os grandes Líderes aprenderam a fazer política consultando o povo, para só depois formar alianças com pessoas que sempre se fazem presente no cotidiano do cidadão. Esperamos que justiça seja feita, e que o povo saia como principal beneficiado disso tudo. Acreditamos em novas ideias, em pessoas jovens capazes de direcionar o nosso futuro. Raimundinho decidiu, e como santanense estou pronto para vestir a camisa em prol do que venha ser melhor para mim e para todos os demais santanenses. Fiz questão de em vários trechos mencionar o vocábulo “POVO”, que é de onde parte as principais decisões. Por fim, sou grato pela decisão histórica.

  31. Bom dia Santanenses.
    Mesmo um pouco contrariado – pois tenho muita reservas de comentários anônimos – gostaria de tecer alguns esclarececimentos sobre o postado por “Cidadã Santanense”, que momentaneamente está localizado acima do ora posto.
    Se falarmos do ideal realmente antes de se lançar qualquer projeto coletivo deveria ouvir-se o povo, mas não se tem essa prática, ainda, com raríssimas exceções, na nossa cidade, especialmente.
    Então não se tem como afirmar que o atual gestor ouviu o povo para lançar o seu candidato, como? quando? de que forma? houve pesquisa ou consulta popular?
    Opinião de apoiar a chapa que você denomina de “CHAPA JOVEM”, respeita-se, porém discorda-se, em nome da democracia. Até porque pelos últimos acontecimentos no campo “administrativo”, por exemplo, contratos ilegais…, mas isso será discutido noutra seara, para tanto, veja-se matéria publicada ontem no JORNAL DE HOJE DE NATAL do dia 24/04/2012 (onde o Ministério Público investiga situações de contratos irregulares em Jardim do Seridó), tenho temor que essa chapa se torne em “CHAPA BRANCA”! E isso é preocupante! Mas certamente o povo a quem tanto se referistes certamente saberá separar o joio do trigo e fará sua opção de sucessão pensando realmente na coletividade, ou seja, em pessoas que tenham capacidade de trabalhar, com seriedade, em prol do povo realmente. Afinal, no decorrer do debate político tentaremos demonstrar o que seja interesse coletivo.
    Abração.
    José Naerton Soares Neri.

  32. Estou muito preocupado com alguns comentáriosque já ouvi a respeito da chapa jovem como se falou e muito mais pelo que se ouve de propostas absurdas em suas consideraçãoes, que a 51 vai dar na canela pois é isto que alguns jovens estáo pensando, me preocupo muito jovens santanenses com estes comentários , sou jovem como voces ,mas é muito preocupante para que Riacho de Santana seentregue esta continuição. Chaerton também é jovem e sei que ele tem outros pensamentos para voces jovens. futuramente iremos detalhar

  33. Parafraseando Cidadã Santanense do último comentário, na qual trás a citação de Naerton Soares: “apenas para esclarecer que em Política são feitos compromissos políticos e você facilmente saberá disso consultando o atual gestor sobre um compromisso político quanto à sucessão de 2012. E é assim que aprendemos a fazer Política sempre respeitando e cumprindo os compromissos assumidos”, nos é extremamente aparente a preocupação de Naerton Soares com o compromisso DOS SOARES, e não um compromisso com O POVO! Pois é, você fala muito bem “Dr.”, mas nessa fala você só mostrou que está mais preocupado é com seu interesse pessoal (e de sua família) do que os cidadãos desta querida cidade, que realmente precisam de mais oportunidades. Jessé e Aristóteles são nomes aceitos e carimbados, não adianta querer mascarar isso! Em todas as ruas, calçadas, bares, mercadinhos, praças só se fala neles como os merecedores de estarem assumindo essa posição de administradores públicos!

  34. Caros conterraneos, é bem verdade o que a cidadã santanense apontou como legado de obras e benfeitorias deixado pelo atual prefeito… muitos só enxergam aquilo que é mais cômodo aos seus olhos e alguns chegam aqui e falam que o atual prefeito não fez nada. pois acho que ele fez e muito; é tanto que na boca dos antecessores dele (os soares), a atual administração de mãos dadas com o povo estava satisfatória, mas agora que o prefeito viu a possibilidade de mudança e que a cidade estava aberta a isso, a atual gestão virou ao avesso. soares, é isso mesmo? como vcs são frágeis no pensamento. o maior legado do atual prefeito foi dar oportunidades a familias que vocês nunca deram ou sabiam que existia e são essas mesmas famílias que hoje estão cada vez mais forte com o nosso atual prefeito e retrucando a visita de vocês, que andam em carreata pra poder assustar o povo e marcar presença. isso não cola, ninguém é besta.

  35. Quero falar um pouco da situação de saúde em nosso município, antes, porém, frisar que farei meu comentário sobre o que disse (escreveu) a ‘cidadâ santanense’, logo que eu dispuser de tempo e, principalmente, dados para tal!
    Via e continuo a observar com muita preocupação a questão das políticas de saúde implementadas ou não aqui, principalmente no segundo mandato do atual Prefeito. Porque o que já não era bom, tendeu a piorar! Não estou falando em milagres que pudessem ser feitos. A gente sabe como anda a situação no país inteiro, de total abandono, um caso lastimável! E agora ainda mais preocupação, com a sinalização da possível privatização desses serviços.
    Não justifica, entretanto, no nosso caso aqui, termos passado quase 04 anos com a nossa Unidade de Saúde fechada, e os serviços sendo prestados, em um prédio inadequado, ou seja, sem as mínimas condições específicas, o que resultou na precarização total do atendimento médico em caráter hospitalar, durante todo esse tempo. Será que eles pensam que a populaçao esqueceu? Acho que sim. Aliás, pelo que dizem e pelo que alguns escrevem, não acho, tenho certeza que eles confiam nisso! Saibam vocês que o povo não esqueceu nada disso, nem de uma série de outras situações igualmente calamitosas, pelas quais teve de passar!
    Os sinais já começam a se evidenciar. Nas visitas que estão sendo iniciadas às residências, o maior número de queixas ouvidas até o momento são na área de saúde (e claro que há em todos os outros setores, o que vamos relatar mais adiante). Ilka que o diga! Como foi Secretária da Pasta até pouco tempo, conhece muito bem a situação. E tem ouvido críticas sim, mas, no seu caso, tem sido muito muito mais elogios, acreditem!
    Voltando ao problema da Maternidade Alexandrina Cajé, por que o Prefeito não resolveu aquela situação, tão logo ocorreu a interditação? A versão dita por ele à população, parece que é porque teve que mudar a documentação do Convênio, porque antes seria recurso de ‘custeio’ e depois virou de ‘capital’, bla,bla, bla e bla,bla,bla! E demoraram 04 anos para se fazer esses ajustes? Sim, tem outra desculpa, conseguir recursos de Governo (Federal ou Estadual) é muito difícil e bla,bla, bla e bla, bla, bla! Isso toda polulação do município já sabia, quase todos os sábados Dr. Wellington falava disso no “Falando aos Conterrâneos” da “Rádio Caripina”, mas, esse é também assunto para mais adiante. O fato santanenses, é que faltou, na verdade, empenho, determinação, responsabilidade, vontade política de sua parte para resolver essa situação de calamidade e de tristeza porque passamos todos nós! Não interessa de era recurso daqui ou dali. O recurso tinha que vir da ‘Capital’, que ele morasse lá nos gabinetes, se fosse preciso, até consegui-lo. A obra saiu? Sim. Mas, agora já no final do governo de Wilma (leia-se Iberê), e fizeram quando bem quiseram, diga-se de passagem, quando estavam, novamente, presisando dos nossos votos!
    Continuaremos a falar desse setor (saúde) oportunamente. Hoje, gostaria de encerrar, deixando mais uma vez, para nossa reflexão, a frase do pensador francês François Rabelais: ” CONHEÇO MUITOS QUE NÃO PUDERAM, COMO DEVIAM, PORQUE NÃO QUISERAM QUANDO PODIAM”!

  36. eu não entendo, tota servia pra ser o candidato a vice de vcs, ora foram atrás, inclusive ficaram esperando respostas do mesmo, já agora não serve, não tem condições, interessante a que ponto chegamos. pelo que entendo e entendo pouco de politica os meninos foram bem aceitos e não resta dúvidas que o povo já entendeu que é preciso sim mudar as caras, parabéns Raimundinho pela coragem, sabemos que enfrentou dificuldades e vai enfrentar, mas todos nós sabemos porque as enfrenta, isso é assunto para mais pra fente……………………………………..

  37. Ele tem preparo. mas nos sabemos que se voces ganhasse, que não vai acontecer, o papel dele ia o ser o mesmo que voces deram a vice atual: nada, desprezo! e não se engane ela tem capacidade. estamos esperando aniciosamente que voces digam as rasões, a hora dos palanques vai chegar e aí voces vão ver! mas, antes to gostando de mais dessas reportagens de qualidade que tão saindo. e vão sair muito mais, aguarde.

  38. VOU RESPONDER ESSE AnÕNIMO QUE TANTO DEFENDE A GESTÃO “SOARES” NÃO ENTENDE COMO CRITICA A SAUDE NA GESTÃO DE RAIMUNDINHO E IZ QUE ILKA RECEBE ELOGIOS PELO TRABALHO NA BENDITA SAUDE DO GOVERNO RAIMUNDINHO.
    OUTRA COISA…É VERDADE QUE OS SERVIÇOS HOSPITALARES FORAM PRESTADOS EM RESIDENCIA… MAS AO FINAL EM UM HOSPITAL QUE HOJE DIGA-SE DE PASSAGEM É UM HOSPITAL…VC DISSE TAMBEM QUE RAIMUNDINHO DEMOROU E SÓ FEZ NO FIM DO MANDATO. AÍ EU PERGUNTO E PORQUE WELINGTON QUANDO PREFEITO NÃO O FEZ?.
    PORQUE VC NÃO FALOU DA ESTRUTURA DO POSTO DE SAUDE DO POÇO DE PEDRAS IMPLANTADO POR RAIMUNDINHO? ISSO TAMBEM É SAUDE…..HÁ E ILKA CONHECE SIM A SITUAÇÃO DA SAUDE E ELA SABE QUE É DIFICIL MAS QUE TAMBEM RAIMUNDINHO SEMPRE FEZ O POSSIVEL E IMPOSSÍVEL NESSA ÁREA MUITAS VEZES CRITICADO PELOS SOARES POR FAZER SEM OLHAR AQUEM. CERTA VEZ OUVI ITAÉCIO DIZER É MUITO FÁCIL VOTAR CONTRA RAIMUNDINHO ..ELE CONTINUA FAZENDO MESMO ASSIM! ENQUANTO ISSO TODOS SABEMOS QUE UM BELO DIA NA HISTÓRIA DE RIACHO DE SANTANA OS COSTAS FAZIAM PARTE DA ADMINISTRAÇÃO DE WELINGON E VOTARAM CONTRA O SEU GOVERNO A RESPOSTA FOI IMEDIATA DEMISSÃO DE TODOS ELES…HÁ A CARTA DE DEMISSÃO FOI ENVIADA POR DEBAIXO DA PORTA….QUE MARCAÇÃO HEM!!!!MAS ISSO É UM JEITO DE ADMINISTRAR DE CADA UM… WELINTON OPRIME, MARCA, RAIMUNDINHO NÃO. E ISSO TAMBEM O POVO NÃO ESQUECE…OS COSTAS ESQUECERAM O Q WELINTON FEZ….MAS PRA ISSO COMO NAERTO FALOU TEVE ACORDOS COMPROMISSOS E DISSO ELES ENTENDEM NÉ MESMO….E MINHA CARA ANÔNIMA OU ANONIMO PERGUNTE A ILKA O QUE RAIMUNDINHO FEZ PELA SAUDE JA QUE ELA SABE BEM….ELA PODE ATÉ TE RESPONDER O CONTRARIO MAS FUNDO NO FUNDO ELA VAI SABER O QUE REALMENTE ELE FEZ… E SE ELA FALAR COM O CORAÇÃO QUE ELA É MUITO SENTIMENTAL VAI ACABAR FALANDO….A ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE.. A FISIOTERAPIA….TANTA COISA BOA….FALHAS TEM JA QUE DEUS NÃO AGRADOU A TODO MUNDO… MAS COM CERTEZA RAIMUNDINHO E NÃO SO ELE PORQUE A SUA ADMINISTRAÇÃO COMO ELE SEMPRE DIZ É FEITA EM EQUIPE AGRADOU A MAIORIA…PERGUNTE A ILKA….E AOS OUTROS SOARES QUE PARTICIPAM DA ADMINISTRAÇÃO E SAIRAM POR VONTADE PRÓPRIA E VC VAI VER….

  39. agora eu tambem vou falar, não sei escrever bem como to vendo aí, mas falo a verdade sei muita coisa e sei que tem muita gente como eu que deseja dizer o que tá engasgado, voce não entende é nada de politica pra dizer que eles tão sendo bem aceito.

  40. Bem,ando lendo os comentários,e queria mostrar a minha simplória opinião sobre a politica santanesse.Queria antes frisar que o grupo do sr. wellington soares está utilizando o precioso tempo de suas visitas aos lares santanensses apenas em tentar mostrar o q há de errado no gonverno raimundinho,sem levar em consideração que talvez os eleitores queiram saber na verdade o que lhes reserva o gonverno chaerton soares.Em que momento dizer que no gonverno atual existem vários problemas jurídicos em relação a contratos e entre outros assuntos irá lhes ajudar a obter essa vitória?Pois se o povo levará em conta que esses problemas já vem da administração do Dr. Naerton na acessoria juridica,pois ele estava lá pra fazer o certo,e não o de interesse do seu gestor.Pois seria melhor se vcs tivessem demostrado vossa insastifação enquanto estavam ao meio deles,e não agora.Estando fora fica fácil mostrar os erros,aliás,de certa forma,vossos erros também.
    outro assunto a ser tocado,seria a folha de pagamento,mas vamos também frisar a enorme conta deixada pela gestão anterior,descobriram um santo pra descobrir outro,pagaram foncionários e atrasaram a previdencia.
    Queria também enaltecer a forma de política de seus eleitores mais próximos,pois em q mundo vivemos q se ganha voto agredindo física e verbalmente os seus opositores,bem com tal diziam q fariam uma campanha limpa e lembrando sempre q a culpa não foi dos eleitores,e sim de seu líder político.
    é por esses e outros motivos q o povo santanensse não os querem mais no poder.
    Voltarei a postar mais assuntor e opniões em breve,obrigado por vossa atenção.

  41. voce tá enganado, a prefeitura ficou em dia, todo mundo sabe e dr. welington vai dizer tudo é no palanque, porque nunca foi homem de fugir das suas responsabilidade, e se precisar com documentos, eu conheço bem ele, sei como é organizado, e todos nós sabem. não adianta querer tapar o sol com peneira. esse prefeito foi fraco demais e voce tá defendendo porque, tá com medo de perder seu lugar que ocupa. todo mes voce recebe, mas os outros tão nessa penuria.

  42. cidadãos santanenses vamos olhar criticamente sobre a atual administração pois ela tem muita coisa errada.

  43. Caro eleitor decidido,pra começar não tenho nenhum laço profissional com a prefeitura,não exerço nenhum cargo,por isso não recebo nada de prefeitura qualquer,sou trabalhador autônomo e vivo somente do meu esforço profissional.E voltando ao nosso assunto em pauta,a prefeitura pode até ter ficado em dia com seus funcionários,porém inadimplente com a previdência,pela tal qual inadimplência a prefeitura paga uma alta parcela todos os meses.
    E quem tá querendo tapar alguma coisas são vcs,querendo forjar a visibilidade de problemas do atual governo,tirando assim o foco dos podres e fracassos do governo antecessor.
    E para finalizar,ao menos por hoje,quero apenas dizer q conheço toda a família soares,e sou amigo de longa data de alguns,e espero q isso não mude.Mas apenas estou tentando mostrar que vossa campanha poderia ser baseada nos projetos que sue grupo tem para riacho de santana,nas melhorias que vcs poderão trazer ao nosso município,e não apenas tentando mostrar o que deu errado ou não foi feito no governo raimundinho.pois todos nós sabemos que muita coisa foi feita por ele,e que isso,nem vc,nem welligton, nem ninguém conseguirá apagar,pois está aí,em vossa frente,pra quem queira ou não vê.
    mais uma vez obrigado e eté breve.

  44. voces é que tão querendo esconder o que dr. welington fez, transformou nossa cidade e muitas obras na zona rural. . nao perca seu tempo porque a gente sabe. as obras que voces mostraram não da nem um quarto das de dr. welington. voces tão é nervosos com a campanha que chaerton cresce todo dia. nossos eleitores sao como eu decidido, ninguem muda, mesmo com o prefeito indo de casa em casa oferecer isso e aquilo como todos tão sabendo. cuidado!

  45. BOA NOITE

    MUITO IMPORTANTE OS DEBATES! É DE CONHECIMENTO DE TODOS QUE A POLÍTICA BRASILEIRA TEVE GRANDE MUDANÇAS DESDE A DÉCADA DE 80. VIVEMOS UMA DEMOCRACIA E SOMOS CONHECEDORES DO NOSSO PAPEL ENQUANTO CIDADÃO PARA ESCOLHERMOS E AVALIARMOS NOSSOS GOVERNANTES. AO LONGO DE TODA HISTÓRIA BRASILEIRA ACONTECERAM VÁRIAS CONQUISTAS, TUDO CONRESPONDENDO AO PRECONIZADO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E AINDA HÁ MUITO QUE SE CONQUISTAR. RELATANDO O TRABALHO DOS NOSSOS REPRESENTANTES É POSSIVEL INFORMAR QUE SER UM PREFEITO OU VEREADOR É ASSUMIR COMPROMISSO, CUIDAR DO QUE É PÚBLICO, ASSISTIR AOS CIDADÃOS COMO PESSOA DE DIREITO. A GESTÃO DO EX PREFEITO Dr. WELLIGTON TEVE SUAS DIFICULDADES E SEUS AVANÇOS, CONFORME DEPOIMENTOS E ACRDITO QUE NÃO FOI FEITO MAIS EM VIRTUDE DE QUE MUITAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS HOJE PRESENTE EM RIACHO DE SANTANA AINDA ESTAVAM EM ESTUDO PELOS GOVERNANTES DO NOSSO PAIS. MAS O QUE ME DEIXA INDIGNADO É A FALTA DE RESPEITO NA ADMINISTRAÇÃO DO ATUAL GESTOR QUE AINDA SE TRABALHA COM FAVORITISMO, COM DOAÇÕES, BENESSES E QUANDO O FUNCIONÁRIO PÚBLICO REIVINDICA SEUS DIREITOS SÃO ABORDADOS COMO SE FOSSE OBRIGADO A TRABALHAR E NÃO RECEBER. MAIS INGRAÇADO É SABER QUE ANO PASSADO ELE DIZIA NÃO TER DINHEIRO PARA PAGAR O FUNCIONÁRIO E HOJE ESTA CONTRATANDO VÁRIAS PESSOAS COM A INTENÇÃO DE SEGURAR VOTOS. MAS ACREDITO QUE HOJE TODO POVO É ESCLARECIDO E AS PESSOAS QUE ESTÃO A FRENTE DE UMA PREFEITURA ESTÃO PARA TRABALHAR PELA SOCIEDADE E SÃO PAGOS COMO DINHEIRO PÚBLICO! VAMOS AVALIAR ESTA POLÍTICA PARA QUE NOSSO MUNICÍPIO NÃO VENHA PASSAR POR CRISES E O POVO PAGAR POR ISSO.

  46. Boa noite a todos os colegas debatedores…
    Gostaria de começar minhas simples palavras relembrando bela frase de Bertolt Brechet: “Existem homens que lutam um dia e são bons; existem outros que lutam um ano e são melhores; existem aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, existem os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis.”
    Conheço alguns homens imprescindíveis dentro do que categoricamente conhecemos como política!
    Reconheço por exemplo o Dr. Wellington Soares que com Trabalho e Competência dirigiu os caminhos da minha amada Riacho de Santana…como um homem imprescindível nunca abandonou a luta…
    Reconheço em Chaerton Soares a possibilidade da retomada do bom trabalho desenvolvido por seu irmão…mais um homem que lutará sempre!
    Fico muito preocupada com os amigos que postam na “renovação” quando se esquecem que a possível renovação será a continuação de um trabalho que muito deixou a desejar.
    Me preocupa ainda as colocações maldosas de outros quando tentam por exemplo denegrir a imagem de pessoas sérias e que são tão competentes no que fazem…me refiro em particular ao Dr. e amigo Naerton Soares e ao meu amigo Toinho…vejo neles expoentes de competência!
    Mas apesar de tudo, como já antes mencionado vejo nesse espaço oportunidade singela para o debate que se feito de forma íntegra contribuem veemente para a construção de um opinião…
    Assim, me proponho a questionar: queremos uma Riacho de Santana que trace os caminhos do desenvolvimento e busque na qualificação a prática do trabalho? ou uma Riacho de Santana as margens do desenvolvimento, que não prioriza a qualidade mas a quantidade, que resultam na precariedade de sistemas básicos de serviços mínimos para a qualidade de vida dos santanenses?
    Enfim, sei que por amor ao nosso município vamos escolher o melhor para ele… e o melhor nesse momento não é a “Chapa Jovem” como comentam mas a volta á melhores dias que nossa cidade viu desaparecer…pois infelizmente nem manter as obras tão bem desenvolvidas por Dr. Wellington a atual gestão foi capaz de fazer!!! Também não pleitearam melhoras…por isso ratifico se a renovação pregada se dará na continuação prefiro o “conservadorismo” que a atual situação passou a nomear ao grupo de Chaerton e de maneira pejorativa!No entanto, Deixo a Chaerton as belas palavras de Jean le Rond D’Alembert: “As dificuldades que você encontra se resolverão conforme você avançar. Prossiga, e a luz aparecerá, e brilhará com clareza crescente em seu caminho.” Conte com a gente amigo pois estamos na mesmoa causa: ver nssa amada Riacho de Santana ser administrada mais uma vez com trabalho e competência!
    Abraços Fraterno:
    Francisca Elizonete!

  47. Começo hoje Traçando algumas significativas palavras do Reverendo Luiz Carlos Porto sobre o assunto mais aludido nesse blog, por uns tratados como a verdadeira Política e por outros como a velha e ridícula Politicagem. Vejamos:

    “Política é amar pessoas compromissadamente; politicagem é usar pessoas descaradamente (…) Política deságua em fidelidade ante os compromissos feitos com o povo, administrando o bem público para toda a comunidade; politicagem é a arte do cinismo, temperado com ostentação e riquezas provenientes do assalto ao fruto do suor do povo (…) Política sempre pensa na próxima geração; politicagem sempre pensa na próxima eleição”.

    Hoje em Riacho de Santana, vive-se por muitos a mais pura politicagem. Basta olhar o que o atual Gestor Raimundo Nonato tem feito: Acordos milionários ($$), troca de cargos, troca de apoios políticos e vários outros tipos de atos ilícitos que corrompem a política santanense. Um caso recente de politicagem é a dificuldade de Raimundo Nonato dar os cargos de seu governo para o partido que lhe apoiará nas eleições de 2012. Muita gente pra pouco cargo. Tanto que o sistema de contratação já ultrapassa 28% das vagas destinadas ao município.
    Está na hora de moralizar a nossa política local, fazendo que esses articuladores baratos saiam de uma vez por todas do poder, e dêem lugar para pessoas qualificadas, e que não usem do cargo eletivo como cabides de empregos, pois isso é um desrespeito para todos nós.
    Em outubro teremos a oportunidade de separar o joio do trigo e decidir com consciência o futuro de nossa cidade. Lembrem-se que Voto não tem preço, tem consequência!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *