Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

I – Das DEZ especialidades médicas mais comuns, seis exigem três anos de residência, além dos seis anos de faculdade. As outras quatro exigem dois anos de residência, além do tempo na faculdade. Dois anos de residência: clínico geral, pediatra, endocrinologista e cardiologista. Três anos de residência: oftalmologista, ginecologista, otorrinolaringologista, urologista, ortopedista e dermatologista.

*

II – Das especializações listadas acima, a considerada mais complexa é a otorrinolaringologia, que tem características clínicas e cirúrgicas. O campo de atuação envolve doenças da faringe, da laringe, da cabeça e do pescoço. Vale frisar, ainda sobre o tema, que se o cardiologista quiser operar ele terá que cumprir mais quatro anos de residência em cirurgia geral.

*

Os Hunos eram uma confederação de tribos que viviam na Ásia Central. No Século V, eles conquistaram vários territórios romanos. Seus ataques eram “ferozes e impiedosos, uma verdadeira carnificina”. Os hunos recuaram em 453, após a morte de seu líder maior, Átila, que morreu de hemorragia interna no esôfago, após beber em excesso.

*

O diâmetro da Terra foi calculado pela primeira vez em 250 a.C, pelo grego Eratóstenes, que utilizou-se de relações matemáticas. Atualmente, a medida precisa, calculada por meio de equipamentos especiais e satélites, apontam um diâmetro de 12,7 mil quilômetros. O Sol mede 1,39 milhão de km, sendo assim quase 12 mil vezes maior que nosso planeta.

*

O primeiro carro a combustão do mundo foi criado pelo alemão Karl Benz, em 1886. Era bem parecido com uma carruagem, mas sem cavalos. Alcançava uma velocidade de 16 km/h e o tanque tinha capacidade de apenas 1,5l, o que dava uma autonomia de 15,9 km. Atualmente, o carro de rua mais rápido do mundo é o alemão Bugatti Veyron SS, que alcança 431 km/h.

Compartilhe

2 respostas

  1. Pois é, parece necessário um exame de aptidão profissional(tipo exame de ordem) para exercer a profissão, pois está havendo enxurrada de tais “profissionais” que voltaram ao Brasil com diplomas made in Paraguay, Bolívia… provavelmente pensam que ser médico é igual a sal, branco, barato, bonito e tem em todo lugar.

  2. Salvo engano esse exame já existe. Quando um médico formado em outro país vem para o Brasil, é necessário que faça uma prova para validar o diploma. Sem essa prova , não tem como se cadastrar no CRM! Logo, sem CRM, é ilegal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *