Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* I – Nos anais da Câmara Municipal de Mossoró, os episódios do dia 31 de março de 1964 constam como “movimento revolucionário”, realizados em “princípio da lei e da ordem”. O Ministério Público Federal (MPF), através do procurador da República Emanuel de Melo, quer consertar isso.

* II – O procurador enviou uma recomendação para que seja realizada uma sessão especial com o propósito de reconhecer o evento como “golpe militar”. A Câmara tem trinta dias para dizer se acatará ou não a recomendação.

* Com a eliminação do secretário municipal Kadson Eduardo do jogo político, a questão é saber quem passa a ser o nome do prefeito Allyson Bezerra para entrar em sua chapa como vice. Segundo o jornal Agora RN, quem assume a linha de preferência é o advogado Paulo Linhares.

* A sede do TRE em Mossoró, que abarca eleitores do município-sede, de Governador Dix-sept Rosado e de Upanema, começa a registrar atendimento acima da média. São eleitores buscando regularizar a situação cadastral. Prazo vai até 8 de maio, para votar este ano.

* I – No editorial de hoje, 23, o Estadão discorre sobre aquilo que todos minimamente informados sabem, que o Brasil não está sob uma ditadura. “Sabe-se muito bem o que é ter a voz cassada, sabe-se muito bem o que é viver com medo do poder estatal”, diz trecho.

* II – Acrescento, é tão óbvio que não vivemos sob um regime ditatorial que fica até difícil debater o assunto. Quem passou pelos bancos escolares sabe o que aconteceu no Brasil quando de fato vivíamos sob uma ditadura, de 1964 a 1985. Basta comparar, simples.

* I – O projeto de lei n.º 49/2015, de autoria da então senadora Fátima Bezerra (PT-RN), foi desarquivado e voltou a andar no Senado Federal. O texto prevê novas regras no mercado de livros, o que daria sobrevida às livrarias tradicionais.

* II – A iniciativa deverá ser criticada pelos liberais, que falarão em intervenção do mercado na economia e na livre-concorrência, mas os entusiastas do projeto defendem que leis similares já existem em outros países, com diminuição dos preços do livro como resultado.

* No último dia 17 de fevereiro um avião Boeing 787 da America Airlines alcançou a velocidade de 1.344 km/h. Jamais um avião comercial subsônico havia atingido tal velocidade. O feito se deu num voo entre Filadélfia e Catar. A velocidade média do 787 é 1.049 km/h.

* O compositor Alceu Valença enfrentou veto da censura já no primeiro disco, “Quadrifônico”, de 1972. Ele conta que a personagem da música “Talismã” era Joana, mas a censura não aceitou, alegando se tratar de apologia à maconha (marijuana). Ele então alterou para “Diana”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *