Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

Para apimentar ainda mais uma já acirrada disputa eleitoral, foram divulgadas esta semana duas pesquisas com números bem diferentes uma da outra.

Diante da disparidade, começaram as já esperadas insinuações, de um e do outro lado. Houve sobretudo acusações contra os meios de comunicação que as publicaram: a TCM e o Blog do Carlos Santos.

Inicialmente, os órgãos acima citados não possuem poder para alterar os resultados. Eles apenas publicam os números enviados pelas empresas que fizeram o trabalho de campo. É claro que uma das duas, a Consult ou a Certus, está errada, mas apenas os números oficiais – pós-resultado – poderão dizer qual delas apresentou números que não bateram com a realidade. E por que imaginar que elas estão agindo de má-fé, fraudando números? Pode tratar-se apenas de falha técnica. Não devemos acusar e condenar sem provas.

Ontem, inseri neste espaço algumas informações adicionais sobre as pesquisas. Ao final, disse que não localizei no site do TRE o registro das quatro pesquisas, mas apenas de duas, uma da Consult e outra da Certus. Incrivelmente, “espalharam” que eu havia dito que dada pesquisa não tinha sido registrada. Não, não escrevi isso. Disse claramente que “não localizei”. Acredito tibiamente que os registros das pesquisas estão lá, em algum lugar do site. Inclusive, o jornalista Julierme Torres me passou o número dos dois registros da pesquisa divulgada pela TCM, isso logo após a postagem ir ao ar.

Vamos deixar de levantar acusações sem provas. O que nos cabe é aguardar o resultado das urnas e então atestar que órgão sai da campanha com mais credibilidade para as próximas eleições.

Compartilhe

2 respostas

  1. Tio Colorau venho em nome de todos os moradores das proximidades da USIBRAS , pedir ajuda para através desse meio de comunicação alguma ajuda de autoridades Mossoroenses, para que tomem providencia quanto a essa fumaceira que a USIBRAS vem soltando todos os dias ao escurecer. Não tem mais quem aguente, acredito que muitas pessoas da alta sociedade vão sofrer essas consequencias quando vierem morar nos apartamentos de luxos aqui das proximidades (Nova Betania) . Agradeço a publicação de alguma nota a respeito do assunto. Qualquer duvida é só olhar para o ceu no Nova Betania todas as noites.

  2. TIO COLORAU, ACHO QUE A TCM, COMO UM MEIO DE COMUNICAÇAO SERIO, DEVERIA CONTRATAR OUTRO INSTITUTO DE PESQUISA, POIS NAO E ADMISIVEL QUE UM INSTITUTO SERIO,, AO FAZER UMA PESQUISA NAO CONSULTE A JUSTICA ELEITORAL PARA SABER QUEM SAO OS CANDIDATOS APTO A SEREM VOTADOS, FOI O QUE OCORREU COM O INSTITUTO CERTU$ NA PRIMEIRA PESQUISA QUE NAO FOI AO AR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *