Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

6

O deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), lançará logo mais às 19h, na Estação das Artes, seu livro “O Que Eu Não Quero Esquecer”. O deputado chegará a Mossoró ainda pela manhã, e cumprirá agenda na cidade durante todo o dia. O almoço – isso não está na agenda oficial – será na casa do advogado Paulo Fernandes, pai do advogado Aldo Fernandes, presidente da OAB-Mossoró, e de Pedro Fernandes, reitor eleito da UERN.

*

“Entre dois homens que uma vez se injuriaram quebrou-se alguma coisa que nunca mais pode ser soldada.” (Olavo Bilac).

*

I – Bastou um menor cometer um crime bárbaro para que o assunto “redução da maioridade penal” voltasse à baila. Três Propostas de Emenda à Constituição (PECs) preveem a redução. O assunto divide opiniões. No meu sentir, um grande complicador é a precariedade de nosso sistema prisional. Onde colocaríamos mais presos?

*

II – A solução não está na punição, mas nos projetos sociais. É preciso que os governos invistam em programas que açambarquem os jovens, especialmente nas áreas de educação, esporte e cultura, além de cursos profissionalizantes. Em suma, afastar o jovem da ociosidade.

*

Para seu fim de semana sugiro a música “She Wolf (Falling to Pieces)”, de David Ghetta. Aqui.

*

I – Há exatos três anos o meu pai, Odemiro Firmino, partiu para o lado de lá. E sempre fica a aquela sensação de que eu poderia ter passado mais tempo com ele, dedicado-me mais, aproveitado mais sua presença. Hoje, restam-me as lembranças. Obrigado pai, onde o senhor estiver, por tudo que fez por mim. Sei dos esforços sobre-humanos que fez para que todos os filhos tivessem uma boa educação.

*

II – Enquanto eu queria ajudá-lo em sua automecânica, como fazia os filhos dos outros comerciantes, ele dizia que eu não deveria ficar ali, mas em casa estudando. Todos os outros filhos ajudavam o pai no comércio, apenas eu não podia, porque papai não deixava, me queria estudando. Na época eu me sentia incomodado, mas hoje vejo que ele era um homem de visão. Seu Miro não me deixou bens materiais de herança (não me deu o peixe), mas me ensinou a pescar. Fez, assim, o mais importante.

*

A governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM) participará da Audiência Pública para tratar da falta de investimentos da Petrobras em Mossoró e região. Será na Câmara Municipal, às 15h. A audiência é uma iniciativa do vereador Genivan Vale (PR).    

*

O vice-governador Robinson Faria (PSD) estará em Mossoró no fim de semana. Um dos seus compromissos será no “Senado” do professor Anchieta Alves, finzinho da tarde do sábado. O “Senado” é uma reunião de calçada que ocorre diariamente, aglomerando políticos, comerciantes, advogados e empresários. A política é o assunto principal da já tradicional confraria.

*

A primeira-dama de Governador Dix-sept Rosado, Isaura Rosado, tem sido uma presença constante na condução do município. De perfil até então reservado, a primeira-dama hoje ocupa a chefia de Gabinete e participa da maioria dos eventos públicos da prefeitura. Há quem veja nesta mudança de postura uma possível postulação à Assembleia Legislativa em 2014. Isaura é sobrinha do deputado federal Betinho Rosado (DEM), e com ele poderá fazer dobradinha.

Compartilhe

6 respostas

  1. Respeito todas as opiniões, mas a minha é de que, independentemente de qualquer outra coisa, a maior idade penal deve diminuir e com urgência, pois é no mínimo irracional que uma pessoa com 16 anos tenha o direito de poder escolher o presidente da república e não possa pagar por crimes bárbaros que comete! É, no mínimo, incoerente! As “criancinhas” de 15 anos, hoje bebem, fumam, estupram, assaltam, sequestram, usam drogas e pior de tudo: MATAM!!!
    Será que um marmanjo com 17 anos de idade não sabe que, se enfiar uma faca no “bucho” de um ser humano poderá matá-lo?!

  2. Seca,de seca, e seca… o povo potiguar,o homem do campo que fica la nos confins de meu Deus, já não aguenta ver esse lero lero, esse triste cenário.Só se fala em seca e ja se passaram, jan/fev/mar estamos em abril. E os políticos de braços cruzados.
    Só se fala em seca e ninguem faz nada!!!
    Aja paciência!! O povo não aguenta mais.Quem viaja pelas estradas se ver o cemitério de carcaça de animais mortos de sede e fome e, eles se preocupando searticulando para campanha de 2014.
    Que horror!Que pena!!

  3. Do jeito que a PRIMEIRA DAMA de Gov é simpática hein?Chega bem rapidinho na assembleia legislativa. A mulher tá afastando todo mundo que chega no Gabinete.

  4. São as monarquias VALE/ROSADO/ROSADO/VALE…se ESPALHANDO E SE SOLIDIFICANDO e o Tio…bem o Tio colorau, apenas e tão somente, incentivando…!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  5. Só com muito inve$timento a chamada primeira dama conseguirá chegar a câmara municipal, já na assembléia legislativa nem com muitos recur$os acredito que não acontece. A simpatia de tal senhora já eh conhecida para além das terras sebastionópolis…

  6. vaila FRANSUELDO aprendeu onde desliga o capslock, hihihihihihihihihihi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *