Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

4

Êba, êba, êba, chame o menino que hoje é sexta-feira, dia de dar plantão, mas em bares, restaurantes, pubs, espetinhos, ou onde quer que tenha uma Heineken bem geladinha. Dia de jogar conversa fora com os pândegos, tratando, entre outros assuntos, da robustez de propriedades ergódicas em dinâmica parcialmente hiperbólica. Há várias tribos por aí, só não vale ficar desaldeado. Comece bit, depois fique byte, kilobyte, megabyte, gigabyte, terabyte, petabyte, exabyte, zetta byte e termine yottabyte, isso lá pelas 06h. Vale de Ypióca a Veuve Clicquot. E vamos que vamos, que hoje meu amigo Carlos Escóssia só pára depois que dançar a changa.

*

Recado pro carinha que só quer ser a nata: cuidado que um dia você pode coalhar.

*

Já perceberam que todo cantor tem uma música dizendo que quer ir para algum lugar? Dorival Caymmi quer ir para Marancagalha; Raul Seixas quer ir embora com o moço do disco voador; Gilberto Gil quer fugir para onde haja um tobogan; Criolo quer ir pra Bogotá; Jammil para Barcelona; Caetano Veloso quer sair sem lenço e sem documento; o Ultraje a Rigor quer invadir a praia; Paulo Diniz quer ir para Pasárgada, e por aí vai. Quase todo artista tem uma música assim. Não existe nenhum Dom Pedro II na música.

*

O que você acha do cara que chama os amigos para ir se bronzear lá na Aspetro? “– Amigo, vai fazer o que hoje à tarde?”, “– Nada”, “– Vamos lá pro Aspetro nos bronzear, pegar uma corzinha”. Isso numa quarta-feira à tarde. Isso é coisa de quem escorrega no quiabo. Vi esse mesmo sujeito dia desses deixando um “amigo” bem mais moço num estacionamento, onde a moto do tal amigo tinha ficado guardada. Mas não vou dizer mais nada, o rapaz é muito bem casado, habituée das colunas sociais… É por que o povo “malda” demais.

 *

E o que você acha do cara que dá ao cachorro o nome de Otto, e sempre enfatiza que é com dois tês. Sei não, viu. Omeh, nome de cachorro de macho é pancadão ou qualquer outra coisa “ão”.

*

Economistas do banco Itaú se reuniram e fizeram previsões para a Copa do Mundo. Segundo eles, as semifinais serão Brasil x Espanha e Alemanha x Argentina. Anteciparam ainda que a Inglaterra será eliminada na primeira fase e que Costa do Marfim e Irã serão as surpresas positivas, avançando para as oitavas de final. Não entendi bem o que diabos tem a ver economistas do Itaú com previsões, mas eles disseram que as análises foram feitas com base em modelos econométricos, seja lá o que isso for.

*

Um amigo me revelou que seu sonho é conhecer os estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana. Amigo, é só andar lá no restaurante do Condiça. De quando em vez eles aparecem por lá para encarar uma buchada.

*

Amola-se o que pelas caridades: os celulares OI, os olhos? Impressionante como nós, brasileiros, escrevemos mal. O cara não consegue confeccionar uma simples placa anunciando sua atividade. Como diz o filósofo: “Ê ê”.

*

A semelhança de hoje:

 *

Um amigo me contou que há algum tempo foi se consultar num afamado psiquiatra de Fortaleza. Ele estava passando por alguns transtornos e então foi procurar ajuda desse conceituado profissional. Ao chegar, começou a narrar seu problema, dizendo que em razão do transtorno estava com dificuldades no convívio social, no trabalho etc. Passou meia hora falando. Após ele silenciar, o psiquiatra abriu uma gaveta, puxou um remédio, e então sapecou: “Tome isso e enfrente”. E FIM DA CONSULTA (rsrsrs). O cara ir bater em Fortaleza, pagar horrores, para ouvir isso, é de lascar as tamancas. E o transtorno continua…

*

I – Muita gente não sabe usar de forma correta a expressão “literalmente”. Ela se aplica quando uma expressão corriqueira, metafórica, ocorre de verdade. Ex.: Quando dizemos que estávamos com uma gata, os interlocutores entendem que estávamos com uma moça bem apessoada, bonita. Mas se dissermos que estávamos, literalmente, com uma gata, isso quer dizer que nossa companhia era o animal mesmo.

*

II – Alguns integrantes da imprensa local falham enormemente ao usar essa expressão. Pelo que já pude perceber eles acreditam que “literalmente” tem a ver com ênfase, sei lá. Dia desses um apresentador de rádio disse que a governadora perdeu, LITERALMENTE, a cabeça. Como eu sei que Rosalba Ciarlini não foi pra guilhotina, nota-se que quem disse essa frase não sabia o real significado da expressão.

*

O Sport Beer tem sido o ponto de convergência dos mossoroenses nas tardes-noites de domingo. O espaço está ficando pequeno para tanta gente. No próximo domingo, 01º de junho, os frequentadores serão embalados pela banda Forró dos 3 e pelo sanfoneiro Giannini Alencar. Homem desembolsa R$ 10 e mulher R$ 5,00. O fuá começa pelas 17h.

*

A faixa acima fica no seminário Santa Terezinha, ali nas caixas d’água, próximo ao Centro. Ela mostra que, hoje em dia, as redes sociais impõem mais medo do que os órgãos de repreensão do Estado (polícia etc) e a imprensa tradicional.

*

Valeu, amigos. Nós nos encontramos aí pelas quebradas da noite. Se for dirigir não beba; se for beber me chame.

Compartilhe

4 respostas

  1. Lê quéim qué – 312 (padrão fifa KKKKKKKKKKKKK)

    RUMO AO HEXA KKKKKKKKK braziu ziu ziu

    “O ministro Joaquim Barbosa deixa o STF por entender, assim como eu muitas outras pessoas, que a maioria dos ministros perderam a essência da imparcialidade e passaram a ser `pau mandado` do partido dos petralhas.”

    (Boca De Xafurdo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *