Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

eu

O arquiteto e urbanista Luiz Eduardo Falcão tomará posse logo mais às 10h como secretário municipal da Cultura. Ele tem uma história profissional ligada à prefeitura de Mossoró, onde assinou várias obras desde 1996, entre estas a Praça do Pax, Praça do Relógio e o Corredor Cultural. Sempre foi muito ligado a este setor da cultura.

Eduardo Falcão também organizado o Batendo o Centro, evento que acontece anualmente dias antes do carnaval, no Centro da cidade, como o próprio nome sugere.

Ele é mossoroense, filho do contador Evilásio Falcão e da dona de casa Edna Moura, sobrinho da contadora Edy Moura. Iniciou seus estudos no Colégio Sagrado Coração de Maria.

É um bom nome, um profissional que há muitos anos se relaciona com a cultura local. Sabe como funciona. Certeza que fará tudo o que estiver ao seu alcance para alavancar a cultura local.

*

Em Israel, na semana passada, milhares de judeus ultraortodoxos foram às ruas protestar contra a obrigatoriedade do serviço militar. Eles entendem que os jovens devem ter uma vida voltada unicamente para a oração, e que o serviço militar pode incentivá-los a cometer atos pecaminosos. A população de judeus ultraortodoxos não é pequena, representa 10% da população do país. São 10 milhões de pessoas achando e defendendo que os jovens só devem orar, nada mais.

*

O deputado estadual Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS), participou ativamente das comemorações alusivas aos 54 anos da emancipação política do município de Governador Dix-sept Rosado, na terça-feira (04).

O representante do legislativo chegou à cidade por volta das 10h, oportunidade em que começou a acompanhar todos os eventos comemorativos, entre estes o Ação Cidadania, programa social voltado aos munícipes que a prefeitura estava promovendo no Posto Odontológico Maria Lina do Vale e na Secretaria de Assistência Social, com atendimento médico, odontológico, emissão de RGs, exames de mamografia, ultrassonografia, testes rápidos de HIV, HEPATITE, SÍFILIS, aferição de PA, teste rápido de glicose, atendimento com ortopedista e palestras voltadas a saúde da população.

Souza esteve com a presidente da Câmara Municipal, Simara Dantas (PHS), com o prefeito Antônio Freire (Bolota) e com vice-prefeito Sanimarcos Firmino (PMDB), onde na ocasião levou os parabéns aos dixseptienses e a cidade em nome do Partido Humanista da Solidariedade (PHS).

*

As únicas pessoas no Brasil que ainda enviam cartas são nossos caríssimos deputados federais, e não são poucas não. No ano passado eles gastaram R$ 3,9 milhões apenas com envio de correspondências, média de R$ 332 mil/mês. E pegue carta. O deputado Eros Biondini (serão cartas calientes?) enviou 149 mil cartas num período de um ano.

Neste país, dinheiro público parece mesmo que não tem dono. Queria ver se ele escreveria tanto se o preço dos selos saísse de seu bolso.

*

Não tenho conhecimento em estatística, mas acredito que pesquisas para colher a opinião das pessoas sobre governos deveriam ter apenas três opções: aprova, desaprova ou não sabe. Esse critério de “péssimo, ruim, regular, bom e ótimo” confunde demais, deixando o enfoque do resultado facilmente manipulável. O que danados é “regular”? Ele se junta à percentagem de aprovação ou a de reprovação dependendo dos interesses de quem divulga.

*

A IstoÉ desta semana traz uma matéria sobre as regalias que o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, tem na penitenciária de Bangu 8. Dorme no ar condicionado (biblioteca), usa internet numa sala da administração, cela nunca é trancada, pede refeições de fora do presídio e manda as roupas para serem lavadas em casa. Nada disso é extensivo aos demais detentos.

*

gallery_175_52_107197

O filme A Mulher mais Odiada dos EUA (2017) conta a história real de Madalyn O’Hair, uma ateia que lutou incessantemente pela divisão entre Estado e Igreja nos anos 60, inclusive foi ela quem propôs judicialmente o fim das orações em salas de aula, pedido que foi acatado pela Suprema Corte dos EUA. O filme mostra sua luta pelo direito das pessoas de não acreditarem em Deus e também suas complicadas relações com familiares. O filme está no cardápio do Netflix.

*

A disputa presidencial do próximo ano deverá ser entre Dória (PSDB) x Lula (PT).

 – Os caciques do PSDB estão envolvidos na Lava-Jato, e todos com índices de rejeição que superam os 70%.

– As elites econômica e política não deverão tirar Lula da disputa por meio de decisão judicial. Seria demonstração de fraqueza e de medo.

– Joaquim Barbosa não decolou.

– Marina Silva está com a foto nos postes, acompanhada da frase “procura-se”.

– Ciro Gomes pode até disputar, mas não é competitivo. Sempre foi e sempre será refém de seu descontrole.

– Jair Bolsonaro não tem apoio dos intelectuais. Representa uma minoria.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *