Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

4

Os níveis dos reservatórios de água no Brasil alcançaram patamares semelhantes aos do ano de 2001, quando ocorreu o famigerado apagão. A diferença é que, 16 anos depois, diversificamos nossa matriz energética, o que garante o abastecimento de energia, apesar de pagarmos mais por isso. No mês de agosto, 53% da energia consumida no Nordeste foram oriundas de usinas eólicas.

O fato de a Economia não ter crescido também contribui para que as permissionárias consigam fornecer a energia necessária para as famílias brasileiras. Com uma Economia pujante, nem mesmo as fontes alternativas seriam capazes de alimentar todos os lares brasileiros de energia.

*

E por falar em reservatórios de água, o Nordeste vive a pior seca jamais vista em sua história. E como não há nada ruim que não possa piorar, a previsão dos meteorologistas é que 2018 seja um ano de chuvas abaixo da média.

*

O juiz Orlan Donato, da 8ª Vara da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, com sede em Mossoró, definiu para o dia 14 de dezembro a realização de um Tribunal do Júri Popular. Na oportunidade irão a julgamento os acusados de matar o agente penitenciário federal Lucas Barbosa, fato ocorrido em dezembro de 2012.

Não é comum a realização de Tribunal do Júri pela Justiça Federal. Neste caso, o será por se tratar de servidor público federal no exercício da função ou em virtude dela.

*

A Veja da semana pesou a mão contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). A matéria – de capa- aponta o presidenciável como a pior ameaça à democracia brasileira desde a redemocratização, em 1988, isso por causa de seu discurso de ódio e de suas posições radicais. A Veja trata ainda de seu isolamento político, o que lhe impediria de governar, mesmo se vencesse as eleições.

Jair Bolsonaro está na Câmara dos Deputados desde 1991. No período, aprovou dois projetos de lei, mudou de partido oito vezes e conseguiu empregar na política três de seus cinco filhos: Carlos é vereador, Flávio é deputado estadual e Eduardo é deputado federal. Renan deverá seguir o mesmo rumo, só está esperando ter a idade exigida pela Justiça Eleitoral.

*

Com a nova metodologia para calcular o preço do gás de cozinha, adotada pela Petrobras, o produto deverá continuar subindo de preço, como vem ocorrendo desde a implantação das novas regras, há alguns meses. A previsão é que em abril o botijão de 13kg esteja custando em torno de R$ 120,00.

*

Amanhã, às 20h30, o Brasil enfrenta o Chile no Allianz Parque, em São Paulo, em jogo válido pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo. Será a última partida da seleção brasileira no país antes do mundial.

O atacante Neymar terá a oportunidade de fazer mais gols e então se aproximar de Romário, o quarto maior goleador da seleção brasileira, com 55 gols em 85 jogos. Neymar tem 52 gols em 76 jogos. O maior goleador é Pelé, com 95 gols em 115 partidas.

A torcida, contudo, pede nas redes sociais que a seleção faça corpo mole, pois uma derrota para o Chile poderá tirar a Argentina, o maior rival, da Copa do Mundo do ano que vem. Talvez nem seja preciso fazer corpo mole. O Chile derrotou o Brasil no jogo de ida por 2 x 0.

*

Escrevi este post ao som do recentemente lançado A-ha MTV Unplugged Summer Solstice, disco duplo com os grandes sucessos da banda norueguesa em versões acústicas. Um disco leve aos ouvidos e à mente.

Compartilhe

4 respostas

  1. BRASIL X CHILE – Pode tirar o cavalo da chuva, amigo! Se o Brasil perder para o Chile aqui, os méritos serão totalmente deles. Jogador que fizer corpo mole diante de Tite pode pegar é o beco, mesmo que seu nome comece com N. Tem boquinha não: Chile tá fora da Copa. Lembra daquele episódio de 1989? E ainda temos que devolver os 0 X 2 do início das Eliminatórias.

    Juarez Belém
    Mossoró (RN)
    [email protected]

  2. Prezado Tio Colorau,
    Sobre o jogo da seleção brasileira desta terça-feira, com repercussão direta nas pretensões da Argentina, acho que o técnico Tite poderia ter convocado um time com nomes novos, ou nomes que já vestiram a camisa amarelinha mas que precisam voltar. Um time ideal seria assim formado: Alex Muralha (Flamengo), Pará (Flamengo), Rever (Flamengo), Rafael Vaz (Flamengo) e Renê (Flamengo); Arouca (Palmeiras), Tche-tchê (Palmeiras) e Paulo Henrique Ganso (Sevilla-Espanha); Robinho (Atlético Mineiro), Fred (Atlético Mineiro) e Wálter (Atlético-GO). Com esse time defendendo o Brasil, com certeza a Argentina ficaria de vez de fora da Copa do Mundo da Rússia.

  3. Tio, você diz que a Argentina é nosso pior adversário, isso é porque você não viu a Alemanha jogar, eles estão jogando cada vez melhor, vai ser muito difícil ganhar deles, e quanto ao A-HA também sou fã dessa maravilhosa banda, queria saber sobre esse disco da MTV que você ouviu , onde comprar ?

  4. A Veja ataca Bolsonaro pelo simples fato de ele ser concorrente direto e disputar votos com os candidatos da revista (leia-se PSDB). Bolsonaro entretanto, defende as mesmas posições defendidas pelo panfleto tucano travestido de folhetim. São duas opções abjetas para o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *