Prefeito de Tibau apresenta projeto de pórtico para o município.

0
32

Na manhã do último domingo, 26, o prefeito do município de Tibau, Josinaldo Marcos de Souza (PSD) “Naldinho”, reuniu equipe para apresentar a ideia do projeto do pórtico da cidade.

O projeto foi apresentado pelo engenheiro civil Markey Nondas Maia, tendo como base as características e os elementos do artesanato, da vegetação e a história do município.

De acordo com o engenheiro civil, o conceito principal parte da etimologia do topônimo Tibau, pela junção de ti + paum, cujo significado quer dizer “entre dois rios”.

Explica o engenheiro que para representar a cidade entre os rios Jaguaribe e Apodi-Mossoró, trabalhou cores no piso, antes e depois do pórtico, onde a paleta de cores é similar a utilizada para a criação artística das garrafas com areia colorida, artesanato tradicional da cidade de Tibau.

Ainda foram utilizados outros elementos de referência, como a rede de pesca e o labirinto de renda, refletidos em uma trama, feita de rede de cordas que desenha no chão uma sombra similar à que esses elementos projetam.

“A passagem sombreada remete ao aconchego e receptividade, típicos da cidade praia de Tibau, uma cidade à beira-mar”, explicou Markey Nondas.

Por último, imaginou-se que o local de implantação do pórtico pode anunciar outra intervenção próximo à zona adensada da cidade. Esta teria a mesma linguagem do pórtico, com a adição de equipamentos de apoio ao turista, loja de conveniência e de souvenir.

APRESENTAÇÃO – Segundo o prefeito Naldinho, a proposta final será apresentada no dia 14 de dezembro, às 19h, na Câmara Municipal, por ocasião da posse do Conselho Municipal de Turismo de Tibau.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Seu nome