Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

DITADURA NUNCA MAIS – Ultimamente tenho visto muitas pessoas pedirem uma intervenção militar. Quem assim age não tem a mínima noção do que está fazendo, assim penso. O regime militar, que durou de 1964 a 1985, representa a mancha mais negra da história brasileira de Cabral até os dias atuais.

Neste período não havia liberdade de imprensa e nem de expressão, não havia ampla defesa, nem respeito às garantias individuais e coletivas. A população vivia amordaçada, com medo de represálias. Todos eram vítimas em potencial dos generais.

*

No Doi-Codi foram torturados muitos artistas, jornalistas, estudantes e quem mais os militares achassem que era uma ameaça à ordem. Frise-se no “achar”. Não precisava ser comprovada a desobediência às regras do regime. Muitos foram torturados nos porões sem nada deverem, apenas por estarem na hora e lugar errados.

Onde já se viu alguém querer o retorno de um regime desses?

*

Querem um militar no comando da nação? Então que consigam isso no voto. Na campanha que se avizinha terá um candidato que se mostra saudosista do regime militar, inclusive aproveitando um momento de grande audiência para fazer loas a um dos torturadores mais conhecidos do regime.

*

O pré-candidato Jair Bolsonaro é o que mais se aproxima do retorno do regime militar. Quem acha que a solução é a volta da ditadura militar deve votar nele. O caminho deve ser democrático. Que o povo escolha seu comandante, seja este quem for; o que não podemos é nos comportar como o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que optou pela ruptura democrática por não se conformar com a derrota que obteve nas urnas.

 *

VACINA PRORROGADA – A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, prevista para acabar hoje, 01º, foi prorrogada até o dia 15 de junho no município de Tibau, de acordo com a secretária municipal, Márcia Alves.

O motivo é que a meta de imunizar 90% do público-alvo não foi atingida, por isso, existe a necessidade de prorrogar, já que não serão disponibilizadas novas doses. “Assim, alertamos as pessoas dos grupos prioritários que ainda não tomaram a vacina que procurem um posto mais próximo tomar a vacina”, reforça a secretária.

*

A vacina que protege contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B) está disponível nas unidades de saúde.

Para receber a imunização é preciso levar documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação.

OBS. Já quando do fechamento da coluna obtive a informação de que a Campanha da Vacinação foi prorrogada em todo o estado do Rio Grande do Norte.

*

ABSURDO – Falando nisso, na lista do público-alvo estão os adolescentes entre 12 e 21 anos que estejam cumprindo medidas socioeducativas, ou seja, aqueles “meninos bons” que furtaram, assaltaram, mataram e que por isso se encontram recolhidos nos Centro Educacionais (Ceducs) da vida.

Já o seu filho, um adolescente bom que só tira nota azul na escola, não tem direito à vacina.

Um país desses, que prioriza os delinquentes em detrimento dos adolescentes de bem pode dar certo? Isso explica muita coisa.

*

Sim, acrescento, os homens e mulheres que estão recolhidos no sistema prisional também integram o público-alvo.

Meu Deus, pare o mundo que eu quero descer.

*

ABSOLVIDA – No dia 06 de agosto de 2014, a empresária Kaline Barros (foto) foi presa preventivamente após ser acusada de estelionato. Segundo o que foi divulgado à larga pela imprensa à época, ela teria enganado quatro pessoas, vendendo-lhes imóveis no Loteamento Cidade Jardim, negociações estas que não se confirmaram. Cada vítima “caiu” com R$ 3 mil, que seria a taxa de adesão. A empresária e corretora de imóveis passou 17 dias atrás das grades. Além disso, teve sua vida destroçada. Mãe de quatro filhos, Kaline sofreu o pão que o Diabo amassou nos anos seguintes à prisão.

*

No decorrer do processo foram ouvidas as vítimas e as testemunhas, tanto da acusação quanto da defesa. Após a colheita de todas as provas, o Ministério Público pediu a absolvição da acusada, por não ter restado comprovada sua culpa pela não concretização das negociações. A juíza Ana Cláudia Secundo seguiu a mesma linha de raciocínio, absolvendo assim Kaline Barros.

*

Mesmo tendo conseguido provar sua inocência, a corretora Kaline Barros clama pela ampla divulgação da sentença absolutória, para assim desfazer a imagem que a imprensa criou dela em 2014, quando de sua prisão. Com a decisão, ela conquista um grande aliado na difícil missão de reconstruir sua vida e restaurar sua imagem profissional.

Sua defesa em juízo foi feita pelo advogado Eduardo Souza.

*

PINGO – Ocorrerá amanhã mais uma edição do Pingo da Mei Dia, o maior evento de Mossoró. Segundo a prefeitura, responsável pela organização, a festa iniciará pontualmente ao meio-dia, com saída simultânea – em pontos distintos do circuito – dos quatro trios que animarão os presentes. Ao todo, doze atrações se apresentarão nos quatro trios que circularão pela Avenida Rio Branco (Corredor Cultural), tendo como limites as ruas Felipe Camarão e João Marcelino.

*

Por ordem da prefeitura, não haverá camarotes na calçada do Teatro Municipal e nem no Memorial da Resistência, deixando assim mais espaço para os presentes e comerciantes avulsos. Decisão acetada!

O blog destaca ainda que todas as atrações que se apresentarão já receberam o cachê na última quarta-feira.

Sou um grande entusiasta do evento, e sinto que a população, no geral, também o é. Mossoró se inquieta nos dias que antecedem ao Pingo. Ninguém fala noutra coisa. A expectativa sempre é muito grande.

*

Entre os vários camarotes disponíveis, o blog sugere o do Thermas, que se instala no Papo de Buteco, a melhor localização do evento, único com três lados, o que permite uma maior visualização dos trios e dos presentes.

Além disso, o camarote possui seguranças; open bar do início ao fim com água, refrigerante, caipirinha e cerveja em garrafa; atração musical própria; opções de petiscos etc.

*

 FRASE DA SEMANA“Na limpeza urbana de Mossoró, o que fede menos é o lixo”. (Carlos Santos, jornalista e blogueiro).

*

“CEY” DO LIXO – A frase acima se refere ao iminente arquivamento de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) instalada na Câmara Municipal de Mossoró para investigar os contratos sem licitação entre a prefeitura municipal e a empresa baiana Vale Norte, os quais garantiram a esta R$ 52,3 milhões entre abril de 2016 e maio de 2018.

*

A comissão é formada pelos vereadores Manoel Bezerra (PRTB), Emílio Ferreira (PSD) e Alex do Frango (PMN). Numa reunião interna, por 2 x 1, foi decidido pelo seu arquivamento. A decisão será submetida ao plenário.

Manoel Bezerra e Emílio Ferreira foram os vereadores que votaram pelo arquivamento da CEI. Ambos possuem vários cargos na estrutura da prefeitura municipal. O voto deles garante a permanência desses cargos. Mais uma prova de que os nossos representantes estão se lixando para o povo, só pensam no próprio umbigo.

*

TOMA LÁ DÁ CÁ– Desde que me entendo por gente a Câmara Municipal de Mossoró funciona dessa forma. Os vereadores situacionistas, agraciados com cargos e contratos na prefeitura, obedecem caninamente o prefeito da vez. Os oposicionistas, até não integrarem o esquema, mostram alguma independência.

Aquilo que a gente vê na campanha eleitoral é o mais puro exercício de cinismo, desfaçatez e hipocrisia. Cara de pau em seu grau mais elevado.

*

MACARRÃO FREE – A cada novo estudo ou pesquisa, um alimento é condenado ou tido como essencial. O ovo é o que mais muda. Já foi vilão, acusado de aumentar os níveis de colesterol, mas agora é o queridinho dos nutrólogos, isso depois de muitas idas e vindas. Quanto à gema, continua provocando discussões.

*

Um estudo recente, publicado no conceituado British Medical Journal, contudo, vai de encontro a tudo o que pregam os nutricionistas. Pesquisadores canadenses concluíram que macarrão não engorda. Segundo eles, apesar de ser feito de farinha de trigo, o alimento tem baixo índice glicêmico. O segredo estaria no processo de fabricação, onde o calor aglutina a proteína (glúten), daí a massa demorar mais para ser digerida.

Os pesquisadores recomendam a massa grano duro e que o ponto de cozimento seja al dente.

A informação acima está na edição de maio da revista Boa Forma, página 57.

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas pelo telefone 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *