Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

FUMO PASSIVO – Desde 2000 algumas leis municipais e estaduais proíbem o consumo de cigarros em ambientes públicos fechados. Somente em 2016 a lei passou a ser federal. Um estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) calcula que nestes 16 anos a vida de 15 068 crianças com menos de um ano foram poupadas em razão desta proibição, e que 10 091 bebês poderiam ter sido salvos caso a lei já valesse em todo o Brasil desde 2000.

No mundo, o fumo passivo mata 880 mil indivíduos todos os anos. Desses, 54 mil têm menos de 04 anos de idade.

*

É CHATO – Ninguém gosta de inalar fumaça alheia, especialmente quem não fuma. Há aqueles que puxam um cigarro da carteira e, antes de acendê-lo, perguntam se alguém se incomoda. Para evitar constrangimento, todos dizem que não se incomodam, apesar de todos se incomodarem. Essa pergunta não deveria existir. O fumante deveria se tocar e se levantar para fumar, preferencialmente num lugar longe e bem ventilado.

*

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO – O deputado federal Benes Leocádio, líder estadual do PRB, estará amanhã (10) no município de Governador Dix-sept Rosado, onde participará do ato de filiação do ex-prefeito Gilberto Martins ao partido, assim como os correligionários deste, especialmente o vice-prefeito Sanimarcos Firmino, atualmente rompido com o prefeito Antonio Bolota (PHS).

O evento será na residência de Sanimarcos, entre 9h e 12h, e deverá contar com um bom número de participantes. A ideia é formar um grupo forte para as eleições do ano que vem.

Gilberto Martins sempre foi filiado ao MDB, era considerado um integrante histórico, mas foi afastado da direção do partido por uma decisão do deputado federal Walter Alves, que entregou o comando do partido ao grupo do prefeito Antonio Bolota (PHS). A única saída do ex-prefeito foi mudar de sigla, apesar de sua relação histórica com o MDB.

*

OS VALE – Ainda não há definição acerca do destino do grupo político liderado pelo ex-prefeito Adail Vale (PSB). Alguns falam que o grupo lançará candidato próprio, que poderá ser Isaura Rosado, nora de Adail, ou o filho dele, Arthur Vale. Há ainda a possibilidade de o grupo apoiar uma possível candidatura do vereador Brejeirinho (PSB) a prefeito.

*

ZÉ EMÍDIO – Correndo por fora está o ex-vereador Zé Emídio, aliado histórico do ex-prefeito Gilberto Martins, mas que decidiu não acompanha-lo nesta ida ao PRB, e também optou por não ficar no MDB, o que significaria se aliar ao grupo do prefeito Antonio Bolota (PHS). Desta forma, decidiu marchar em caminho próprio, filiando-se ao Solidariedade. É pré-candidato a prefeito.

*

LANICE FERREIRA – A ex-prefeita, outra aliada histórica de Gilberto Martins, permaneceu no MDB, ou seja, optou por ficar com o prefeito Antonio Bolota.

*

DOCUMENTÁRIO – Após sugestão do amigo Ricardo Costa, assisti à Privacidade Hackeada, um documentário que conta como a extinta empresa Cambridge Analytica manipulou os resultados de eleições mundo afora a partir do uso das redes sociais, especialmente as eleições do Brexit, na Europa, e a dos Estados Unidos, que elegeram Donald Trump para ser presidente do país.

A empresa usava dados do Facebook para manipular perfis e induzir os cidadãos a votarem de acordo com os interesses dos contratantes, o que foi um grande escândalo à época.

A tática foi utilizada em vários países do mundo, segundo o documentário, com alguma variação entre um e outro caso. O filme cita o Brasil, por exemplo, dizendo que em nosso país a tática foi o uso de fake news via WhatsApp., tática esta que se mostrou exitosa, vez que Bolsonaro venceu as eleições.

O documentário se baseia especialmente no depoimento de Brittany Kaiser, que foi um dos principais nomes da Cambridge Analytica.

*

ORGULHO – Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniu em Nova York (EUA) para decidir acerca da partilha da Palestina entre árabes e judeus, no que muitos consideram uma das reuniões mais importantes da organização, se não a maior.

Por 33 favoráveis, 13 contrários e 10 abstenções, a partilha foi aprovada, e consequentemente criado o Estado de Israel, que teve David Ben-Gurion (1886-1973) como primeiro chefe de governo.

Essa importantíssima reunião foi presidida pelo diplomata brasileiro Oswaldo Aranha (1894-1960), que utilizou de sua larga experiência para costurar o difícil acordo que culminou com a partilha da Palestina, outrora comandada pelo Reino Unido.

Muitos consideram Aranha o principal responsável por tal feito, tanto é que ele foi indicado para o Nobel da Paz de 1948, no entanto, o prêmio naquele ano foi cancelado em razão do falecimento de Mahatma Gandhi.

Oswaldo Aranha nasceu em Alegrete (RS). Antes de ser embaixador do Brasil nos EUA ele foi deputado federal, secretário de Estado no Rio Grande do Sul, ministro da Justiça e ministro das Relações Exteriores.

Há várias publicações contando sua história. Vale à pena escolher uma e ler.

*

INSTAGRAM – Matéria de capa publicada na edição do último domingo do jornal Correio, de Salvador (BA), tratou da rede social Instagram, especialmente sua superficialidade, distanciamento da realidade e nocividade. Segundo a matéria, o Instagram pode causar ansiedade, depressão, solidão, dificuldades para dormir, distúrbio de autoimagem, bullying e FoMo.

FoMo (Fear of Missing Out) é uma doença nova, pós-redes sociais, significa algo como “medo de ficar de fora”. O usuário fica apreensivo quando não está conectado, com receio de estar perdendo algo, o que causa irritabilidade, ansiedade, estresse etc.

“Baseado prioritariamente em imagens, os posts no app podem aparentar uma vida perfeita, mas não é bem assim”, diz trecho da matéria, que em seguida cita o caso de Whindersson Nunes, dono do perfil mais exitoso do Brasil, com 32,3 milhões de seguidores, que sofre as consequências de uma grande depressão.

Segundo a matéria, a rede social menos nociva é o Twitter, que é basicamente um espaço para informações e debates, onde o número de likes não é um fim em si mesmo.

*

OMISSÃO DE LIKES – Ainda na matéria do Correio, um especialista em mídias digitais aponta a possível razão de o Instagram não exibir mais o número de likes das postagens. Segundo ele, estava havendo uma discrepância muito grande entre os números de seguidores dos perfis e o de curtidas nas postagens. Havia perfis com 10 mil seguidores que só tinham 100 curtidas nos posts, por exemplo, o que sugeria ao mercado que a rede não estava mais interessando ao público, que estava havendo queda de audiência. Assim, a omissão dos likes foi a forma encontrada para ocultar um suposto declínio da rede.

*

NOVIDADE NAS ACADEMIAS – Pródigas em lançar novas modalidades e métodos de atividades físicas, até mesmo para vencer a monotonia, as academias começam a aplicar a eletroestimulação muscular, que promete resultados bem maiores do que os exercícios tradicionais, apesar de as atividades durarem bem menos tempo e serem bem mais leves.

O segredo está na roupa utilizada, repleta de eletrodos que, supostamente, potencializariam os resultados dos esforços. Assim, um exercício leve (saltos, agachamentos…) de 20 minutos equivale a um exercício puxado de 1h30.

A novidade ainda não chegou a Mossoró.

*

ISRAEL – Diferentemente do que pode pensar o vulgo, Tel Aviv, capital de Israel, é uma cidade bem “moderninha”, com muitas baladas, restaurantes, boates etc. A Parada do Orgulho LGBTQI+ de lá é uma das maiores e mais tradicionais do planeta. A primeira edição ocorreu em 1979. No ano passado foram 250 mil participantes. Você sabia disso?

*

30 ANOS SEM O MALUCO BELEZA – No dia 21 de agosto de 1989, aos 44 anos, Raul Santos Seixas foi encontrado morto em seu apartamento, na Rua Frei Caneca, 101, bairro da Bela Vista, em São Paulo. A causa da morte foi parada cardíaca e respiratória, causada por um coma diabético proveniente de uma pancreatite aguda.

A obra preciosa do baiano Raul Seixas está distribuída nos 21 discos originais que gravou e nas incontáveis coletâneas que são lançadas anualmente. A vida do menino Raul mudou completamente aos 13 anos, quando sua família decidiu se mudar do interior para a capital da Bahia. A família Seixas passou a morar vizinho ao Consulado Americano em Salvador. Nas horas vagas, o “moleque maravilhoso” ia até o consulado e ficava ouvindo o mais puro rock americano, achava aquelas músicas envolventes e não entendia como elas ficavam restritas apenas àquele prédio. Assim, Raul passou a interpretar as músicas que ouvia no consulado para seus colegas de classe. Algumas mães de alunos exigiram que seus filhos ficassem longe daquele menino que parecia estar tendo ataques de epilepsia.

A carreira de Raul Seixas foi cheia de altos e baixos, sobretudo pelo seu estilo de vida e pelo vício em bebidas alcoólicas. No entanto, as letras de suas músicas são verdadeiros pensamentos filosóficos. Será difícil o Brasil produzir novamente um ícone como Raul Seixas.

*

COMEMORAÇÃO – Vários eventos Brasil afora serão realizados para lembrar os 30 anos da morte do Maluco Beleza. No Rio Grande do Norte as maiores homenagens ocorrerão em Ceará-Mirim, cidade que anualmente reúne raulseixistas para celebrar a data. Mossoró, contudo, não deixará a data passar em branco.

No dia 20 de agosto será realizado no Teatro Municipal Dix-huit Rosado o show “O Início, o Fim e o Meio”, com a banda Corcel 73, que tem a frente o cantor Airton Cilon, conhecido fã e divulgador da obra de Raul Seixas em Mossoró e região.

Os acessos, que custam apenas R$ 10,00, estão sendo vendidos no Balu Restaurante (Shopping Boulevard), Rust Café (Rua Francisco Isódio) e na lojinha de artesanato que funciona na Praça da Convivência.

*

ESPETÁCULO INFANTIL – Fenômeno entre a criançada, as bonecas LOL também são atrativas por possuírem uma embalagem surpresa que somente ao serem abertas o seu personagem é desvendado. No embalo desta magia, surge o espetáculo PARTY DOLLS – O MUSICAL.

Queen Be, Splash Queen e Unicorn querem dar uma festa incrível para conhecer a nova turma. Para isso, elas precisam da ajuda dos seus amigos e vão contar com o apoio da Lux 24 Kilates, do PANK BOY e da BALL MAGIC que trará 7 surpresas para serem desvendadas. Todos vão embarcam nessa aventura fantástica, cheia de luz e muita diversão.

 O espetáculo traz músicas originais acessadas por milhões de fãs no CANAL no YOUTUBE da companhia ERA UMA VEZ e também aborda temas como o BULLYING, as DIFERENÇAS, a AMIZADE e o COMPANHEIRISMO.

*

SUGESTÕES/CRÍTICAS – Esta coluna é atualizada às sextas-feiras, sempre às 04h59. Sugestões e críticas podem ser enviadas para o número 99648-2588 (WhatsApp).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *