Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

 

01 – Numa matéria sobre os números da violência na cidade de São Paulo, publicada na edição n.º 2.053 da revista IstoÉ, consta que em 2008 houve 4.690 homicídios naquela cidade, o que resulta numa média de 43,42 assassinatos por grupo de 100.000 pessoas, vez que na capital paulista há 10.800.000 habitantes (IBGE, 2007). Ao fazer um comparativo com Mossoró descobri que nossa situação, incrivelmente, é pior do que a dos paulistas. Em 2008 houve 118 homicídios para um universo de 234.000 habitantes (IBGE, 2007), o que resulta numa média de 50,42 homicídios por grupo de 100.000 habitantes. A comparação denuncia que em números relativos há mais homicídios aqui na capital do oeste potiguar do que na terra da garoa. Além do elevado índice de homicídios, também é assustador o números de furtos, roubos e arrombamentos a lojas e residências. Diariamente somos informados, através da imprensa, de dezenas de ocorrências policiais, o que nos dá uma sensação de medo e insegurança constantes. A impressão é que estamos à mercê da bandidagem. Quem ainda não foi vítima da violência pode se considerar um sortudo, pois a polícia não tem estrutura para defender o cidadão de bem da ação daqueles que estão no submundo da criminalidade. As viaturas policiais estão sucateadas e os policiais trabalham com armas obsoletas. Recentemente tivemos em Mossoró uma audiência pública para tratar do assunto, oportunidade em que houve vários discursos inflamados criticando as autoridades e apontando soluções. Tinha muita gente mais preocupada em aparecer do que em solucionar o problema, no entanto, da audiência pública surgiu um grupo de autoridades locais que pretende se reunir costumeiramente para acompanhar as ações em prol da segurança pública e apontar soluções cabíveis. Mossoró inteira espera uma solução rápida para tão grave problema.

 

02 – CARLOS BAR – A reunião do Copão ontem lá em Carlos Bar começou por volta das 19h e se estendeu até às 2h30. Foram iniciados o economista e blogueiro Carlos Escóssia, o advogado Osório Sampaio, o jornalista e músico William Robson e o corretor Valcimon.

Noutra mesa, fazendo uma ponte, alunos do curso de Comunicação Social da UERN, entre eles Stênio Max, Bruno Soares e Allan Erick.

Como não poderia deixar de ser, veio a tona a discussão acerca do vídeo produzido por alguns alunos do curso de comunicação social da UERN, habilitação em propaganda e publicidade.

Como eu já estava em outra discussão, sobre rinha de galos, entre Bosco e Osório, não pude participar da troca de ideias que estava ocorrendo na mesa ao lado, no entanto, soube que a turma gostou do Carlos Bar, assim, sinto que numa próxima oportunidade poderei ter a honra de participar dos salutares debates.

 

03 – ATUALIZAÇÃO – Agradeço ao amigo Paulo Filho, por ter atualizado o blog ontem trazendo sua abalizada opinião sobre o trabalho acadêmico, em formato de vídeo, produzido pelos alunos do curso de Comunicação Social da UERN, habilitação em Publicidade.

 

Ouvindo APARÊNCIAS, com CHITÃOZINHO E XORORÓ, encerro esse post.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *