Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

Em 2008, o livro oficial do ITEP (Instituto Técnico e Científico de Polícia) registrou 118 (cento e dezoito) homicídios apenas em Mossoró. Em 2009, foram exatamente 100 homicídios. O último foi Witamar de Souza Cunha, 24 anos, assassinado na Vila Maisa, dia 30dez às 22h.

Houve uma diminuição considerável, mas a ausência de um estudo específico nos impede de afirmar se esta redução está relacionada a alguma ação do poder público.

Sabemos que houve investimentos na Polícia Civil e na Polícia Militar neste ano, sobretudo em viaturas, convocação de novos homens e equipamentos, mas é precipitado afirmar que a redução do número de homicídios tenha a ver com estes investimentos. Pode ser que tudo não passe de obra do acaso.

Em Mossoró, quase todos os homicídios estão diretamente relacionados ao submundo das drogas, sobretudo acertos de contas entre usuários e traficantes. O crack está no centro de toda esta violência, ante o grau de dependência que ele provoca.

 Os viciados não medem esforços para conseguir a “pedra”. Vendem tudo que tem, largam a família e passam a viver às margens da sociedade. A diminuição da violência passa obrigatoriamente por programas sociais que afastem nossos jovens das drogas.

O poder público deve investir em cursos profissionalizantes, escolhinhas esportivas, escolas em tempo integral e atividades culturais. O segredo é ocupar o tempo de nossos jovens com atividades edificantes e formadoras de um cidadão de bem e útil para a sociedade. É inaceitável ver várias vidas desperdiçadas e famílias arruinadas por causa das drogas.

P.S. – Até às 10h de hoje, dia 02 de janeiro, o ITEP não registrou nenhum homicídio em Mossoró.

P.S.2 – Em 2009, 644 corpos deram entrada no ITEP.

Compartilhe

2 respostas

  1. Caro tio Colorau, a propósito do seu lúcido e ponderado comentário, houve (Programa Conheça seus Direitos) na quarta-feira última (dia 30/12/2009). Um oportuna, pertinente e proveitosa entrevista com dois reperesentante da nossa corporação da polícia militar: Coronel Francisco canindé de freitas e do Capítão Maximiliano, exatamente sobre a questão da segurança pública, quando, sob o comando do juiz-apresentador Herval Sampaio Junior, foram de forma didática e realista, realizadas intervenções tanto dos entrevistados quanto do entrevistador que vieram a demonstrar claramente que foram e estão feitas várias intervenções-investimentos do governo do Estado e que, fundamentalmente a questão da segurança é não apenas um dilema do mundo contemporâneo como também perpassam várias questões de ordem educacional , social e econômica, todas elas girando em torno do atual e fragmentado núcleo familiar.

    um abraço

    E um ano novo de muita lucidez e equilíbrio à todoS E TODAS…

    FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO.

  2. Considero mais obra do caso essa redução do número de homicídos. Acho que os reforços trazidos pelo governo para a polícia (viaturas e aumento de contingente policial) ainda muito recente pra surtir efeito significante, sem contar que só medids curativas não são suficientes para um diminuição concreta nos números da violência. Tem que ter o preventivo: educação, lazer, emprego e família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *