Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

8

Quase nove milhões de pessoas já assistiram ao filme Tropa de Elite 2, quantidade que já lhe garante o posto de segundo filme nacional mais visto em toda a história.

O que mais fascina na película é a atuação implacável do Capitão Nascimento (interpretado por Wagner Moura), um homem autoritário, mal encarado, torturador, sangue frio, mas totalmente intolerante à corrupção. E é justamente isso que faz dele um homem venerado pelo público, a ponto de a Veja denominá-lo “o primeiro super-herói brasileiro”.

Em Tropa de Elite 2, o Capitão Nascimento passa a trabalhar na secretaria de Segurança Pública, onde descobre que a corrupção é generalizada, indo do soldado ao governador do Estado. Ele passa a ser uma voz isolada dentro de uma organização totalmente corrompida.

Após descobrir um sistema viciado, seu objetivo passa a ser desmascarar todos e ver aqueles corruptos atrás das grades.

Numa das melhores cenas do filme, ele espanca sem dó uma grande autoridade estadual. Essa cena, segundo algumas matérias que li, vem sendo aplaudida em diversas salas de cinema Brasil a fora (Em Mossoró não houve aplausos).

O filme nos faz refletir acerca de nosso papel na sociedade. Quem quer um país sem corrupção deve começar a agir de forma correta e intolerante contra os corruptos, tal e qual Nascimento.

O que não pode acontecer é o sujeito se emocionar com as ações de Nascimento, mas pagar meia-entrada com uma carteira de estudante falsa.

Apenas uma soma de ações individuais pode fazer do Brasil um país menos corrupto.

OBS. Hoje, os acessos às salas de cinema custarão R$ 10 a inteira e R$ 5 estudante. Os filmes começam a ser exibidos às 14h20, em horários variáveis, dependendo da sala. Quanto a Tropa de Elite 2, sei bem que tem sessão às 19h e às 21h20.

Compartilhe

8 respostas

  1. Na sessão em que assisti ao filme, aqui em Mossoró, houve aplausos sim, e muitos.

  2. Erasmo…
    Em relação a vários e constantes postagaens deste blog, gostaria de pedir permissão a Rui Nascimento (em comentário) e fazer minhas as suas palavras em relação a essa espécie de preconceito contra Lula da Silva. É a atuação da imprensa Smurf (tão duramente criticada, com razão) às avessas. Como tudo de bom que acontece em Mossoró é motivado pela onipresença de Fafá Rosado, tudo de errado no Brasil, quiçá, no mundo, é culpa de Lula da Silva ou do PT. Não carece que menosprezem a nossa pequena inteligência.

  3. “Só tem o direito de Criticar aquele que pretende Ajudar.”

    Abraham Lincoln

    Concordo tbem com Marcos Aurelio, muito vezes a critica sem fundamento ou ate mesmo preconceituosa, denigre a imagem daqueles, que realmente estão fazendo o melhor, ou o que é possivel ser feito.. me refiro especialmente ao Governo Lula…
    A critica deve ser sempre construtiva… devemos analisar tbem os avanços em nosso Municipio, as dificuldades existem, nao negamos, há muito a ser feito e acredito que com o apoio da Governadora Rosalba Ciarlini os recursos serão devidamente repassados ao nosso Municipio.
    Tbem concordo com tio colorau, que devemos começar por nós mesmos, ser honesto vale a pena sim e são esses exemplos que fazem do nosso Pais, um Pais melhor.. tá na hora de sermos verdadeiros exemplos pra nossos filhos e começa com essas pequenas/grandes atitudes, vc é estudante, então tenha sua carteira de esdutante.. levar vantagem ta muito fora de moda..

  4. Acredito que o cinema cobra um preço alto da entrada inteira para que o valor da meia entrada possa cobrir os custos, já que a maioria da clientela é composta por pagantes de meia entrada (reais e fajutos). Mas desta forma quem quer ser honesto acaba pagando caro. Penso que o cinema incentivaria a honestidade dando um desconto especial a quem paga entrada inteira.

  5. RESPOSTA A RARAFÁ E, QUEM É LIMÃO AZEDO?

    Quando a minha filha nasceu no ano de 1974, eu falei para o ginecologista e anestesista ainda na sala de cirurgia de um Hospital na cidade do Rio de Janeiro:

    – Não tenho dúvidas que quando esse bebê estiver com 30 anos de idade, estará sendo uma Médica como vocês são hoje. Quanto ao país, no ano de 2004 e já em pleno século 21, o POVO brasileiro estará mais educado, civilizado e honesto. Bem próximo dos povos de Primeiro Mundo.

    Passaram-se os trinta anos e de quebra mais seis. Acertei a primeira previsão porque tudo dependeu dela e de mim. Ela é Médica desde 1999

    Errei com relação a previsão que fiz sobre o Brasil. A COISA PIOROU 1000%. Na década de 70 não existiam casas com muro alto, grades de ferro nas portas e janelas e ladrões soltos nas ruas. Citei apenas um entre milhares de exemplos levando-se em conta a década de 70 e os dias de hoje. Por favor não me venham com exemplos de TV de LCD, carros importados, Alphaville etc. Teatro moderno, Americanas, Shopping, etc. Isso são coisas materiais e vulgares facilmente encontrados em qualquer lugar do Mundo.

    Sinceramente sinto muitas saudades da década em que ela nasceu. Dificilmente o povo desse país será um povo honesto porque a ladroagem e a desonestidade está “entranhada” no sangue, haja vista que Cabral trouxe em suas Caravelas, dezenas de marginais, ladrões e estupradores com a promessa de que, aqui chegando, ganhariam a liberdade. Aqui chegaram, a promessa foi cumprida e ai estão os decendentes. Honestos por fora mas corrupto e desonesto por dentro (SALVO RARÍSSIMAS EXCESSÕES).

    A historia verdadeira sobre a tripulação que veio junto com Cabral, não é passada para os alunos de escolas brasileiras. As de Portugal, SIM.

    A prova de um povo desonesto:

    Quando alguém no Brasil encontra algo valioso na rua e devolve ao seu legitimo dono, é noticia em todos os jornais, revistas, radios e tvs do país. De quebra, é convidado pelo presidente da republica a se fazer presente ao seu gabinete em Brasilia para ser condecorado.

    Portanto, Rarafá, se alguém fizer a mesma previsão para os próximo 36 anos, vai errar feio. Seu pensamento é muito positivo e fez lembrar o meu em 1994. Pena que você sozinho não possa mudar o rumo da história deste pais cuja desonestidade começa por quem deveria dar o melhor exemplo: Os politicos e até funcionários da mais alta côrte da justiça (leia-se centenas de exemplos do juiz Lalau).

    Se você guardar o que está lendo neste momento, terá no futuro a certeza de que o que escrevi aqui no dia de hoje, é fato.

    NÃO SOU PESSIMISTA. SOU REALISTA. Apenas realista.

    P.S- Tenho quatro filhos sendo duas mulheres e um homem. Todos possuem cursos superiores e exercem as respectivas profissões dos cursos que optaram. Como nunca admiti que nenhum deles MENTISSEM para mim e pra ninguém, nenhum deles optou pela profissão de ADVOGADO. Aleuia! Aleluia! Aleluia! E que todos os Santos digam a uma só voz. AAAAAAAAAMÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ!

    Mas alguém ha de perguntar:

    O QUE FAZ LIMÃO AZÊDO?

    Aposentei-me em 1999 após 35 anos dedicados a minha profissão (Engenheira Elétrica). Nunca precisei amputar o dedo para merecer a minha aposentadoria. ASlém de aposentado, sou Free Lance de uma empresa americana no ramo petrlífero mas a maioria do tempo passo no meu barraco de praia de Galinhos-Pe, deitado numa rede bebendo água de cocô, peidando a torto e a direito comemorando a vitória de Dilma Oglicóide Bucéfala, fazendo comentários nos blogs de Mossoró e enchendo o saco dos Ptralhas. Ah! quatro vezes por semana eu também me deito na cama e faço sexo com minha esposa. Os outros três? Haja Wisky, Cerveja, Lagosta, Camarão e um pouco de Amedoim e Castanha da Serra do Mel para ajudar a coisa a ficar de pé. Nunca tomei e não sou favorável ao uso do Viagra. Quem precisa disso é essa rapaziada de hoje que enche o carro de macho, liga o som em alto volume para ouvir forro-bosta e a cada dois anos vota no PT. Uma figura dessa pra comer bosta falta apenas 1/2 grau (numa escala que vai de zero a 100). Né não Tio?

    Ainda: Trabalhei 10 anos como funcionário da Petrobras em Mossoro, oriundo da Bacia de Campo-Rj. Conheci em Mosoró Boi, Vaca, Bode, Galinha, Piranha, dono de Restaurante mal educado e muita gente boa de ambos os sexos. Aliás, todos ai são pessoas finíssimas e hospitaleiras. Salvo os Ptralhas Xiitas rôxos.

    Agora me dêem licença porque a minha gata que veste saia está no cio e me perturbando a procura de sexo.

    INICIAR

    DESLIGAR COMPUTADOR

    DESLIGAR

    – Bóra meu amooooooor? kiss…..kiss…..kiss……..kiss…….kis……….

  6. Houve época que determinavam gente com esse tipo de perfil simplesmente de BOSTEIRO. E com tanta felicidade e sucesso na vida só precisa fazer um tratamente psiquiátrico para acabar com essa megamania de atacar os PETISTA, isso é xenofobia, dircriminação. Sugiro ao corôa Limão Demim Tamarinda Rosa Choque, isso por que senão ele enlouquecerá de vez, vejamos; foram 8 anos de LULA, teremos 8 anos de Dilma, depois mais 8 anos de LULA novamente, aí para não desgastar muito colocaremos Mercadante mais 8 anos, depois mais 8 de DIlma e lá para 2050 Ze Dirceu que já estara recuperado das acusações. Pelo que entendi o Rosa Choque trabalha para os Gringos é Free Lance de uma empresa americana. Portanto o homem é rico odeia pobre e tem fobias, aconselho ir morar nos Estados unidos que lá não tem Petralhas, é o paraíso na terra ou vá para Suécia fumar uma maconhazinha numa boa, ou vá para África cuidar dos desvalecidos, ou entre numa instituição de caridade para apoiar os idosos, cancerigeno, lutar contra a corrupção. Não sou petista, nem pretendo que LULA me conheça, tenho pensamentos livres, não cultuo partido nenhum, mas anseio ver a nação brasileira no caminho de sair da miséria que pessoas com seus idéiais colocaram durante a História do Brasil. Ao menos em pensar sou livre e não tenho preconceito com partidos, religiões,raças, etnias, pobres… Sinto sacasmo e pobreza nas suas manIfestações. Sois um debochado, hipocrita, va viver sua riqueza num país de ditadores e deixa o povo ser feliz com um Governo que tenta a todo custo tirar o povo da miséria, coisa que pra vc tanto faz. Uma perguntinha final: seria vc NAZISTA?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *