Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

12

O advogado Marcos Araújo também entra na discussão envolvendo o uso da palavra “presidenta”. Para ele, tal derivação não deve ser usada. Sua argumentação é técnica. Leiam:

Estimado Erasmo,

Leitor constante do seu blog, e atento aos seus comentários sobre o tratamento dispensado à Dilma Roussef, gostaria de contribuir com o contraditório. Creio não caber a expressão “presidenta”. Sou contra esse modismo ou neologismo com mudança do particípio ativo “ente” para “enta”.

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante.

Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não presidenta, independentemente do gênero, masculino ou feminino.

Um professor de português até exemplificou um antagonismo: se diz

capela ardente, e não capela “ardenta”; se diz estudante, e não “estudanta”; se diz adolescente, e não “adolescenta”; se diz paciente, e não “pacienta”.

Alguém há de dizer que a nossa língua não é morta, cabendo essa derivação. Contudo, essa inovação quebra uma regra ortográfica e linguística secular.

Abraços de estima,

MARCOS ARAÚJO.

NOTA DO TIO. Muito obrigado pelos acessos e por acrescentar argumentos técnicos e precisos ao debate. Sempre às ordens.

Compartilhe

12 respostas

  1. eita derreteu-se todinho com o comentario do advogado. quero ver voce fazer isso com os comentarios de Paulo Piu Piu. devagar fofa. aiêê………………………..uau.

  2. Quando vi essa, me lembrei de Erasmo Firmino, que gosta de citar frases desse tipo: Macho que é macho não chupa mel… Masca abelha.

  3. QUE COISA HEIM TIO…. TANTA COISA MAIS IMPORTANTE DO Q VULGARIDADE DE ANALISE DESSES TERMOS…EU, HEIM! E HAJA ASSUMIDADES NA LINGUA TUPINIQUIM EM MOSSORO.

  4. Fera!! e não precisou colocar depois do nome a palavra advogado e nem número da OAB como os menos conhecidos fazem. rsrs

  5. Senhores, assumo sem nenhum pudor…vergonha ou outro sentimento que de fato expresse a minha benfazeja ignorância orto-gramatical e (ou) linguística.

    NÃO SEI LER, FALAR E MUITO MENOS ESCREVER…!!!

    De antemão peço vênia, aos milhões de linguístas, meta linguístas, neologistas, lexicólogos, dicionaristas e profissionais afins, que aparentemente parecem todos pertencer aos ditos PARTIDOS NEO-LIBERAIS DA PÁTRIA AMADA!!!

    SALVE! SALVE!

    Pelo visto, E, pelo andar da carruagem, em breve teremos notícias sobre projeto de Lei – CLARO DE AUTORIA DOS DEPUTADOS E SENADORES DA INFATIGÁVEL, ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E INCORRUPTÍVEL DUPLA DEMO…PSDB), proibindo terminantemente esse crime de ordem linguística cometido pela nossa PRESIDENTA, que, é consabido prefere ser assim chamada.

    Meus caros Web-leitores…isso não acontece por acaso, é absolutamente normal e (ou) usual preocupações tais e quais, tanto dos eleitores, tanto quanto dos eleitos que fazem parte dessa “ANTOLÓGICA” DUPLA DE PARTIDOS QUE HÁ ALGUMAS DÉCADAS TENTA ATÉ AS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS, ESPOLIAR, VENDER, ALIENAR, ESCRAVIZAR, EM FIM ACABAR COM A TERRA BRASILIS.

    Como está claro, me parece não haver nada mais importante prá que seja objeto de debate – MESMO POR QUE, SEGUNDO A INDELEGÁVEL INTERPRETAÇÃO NEO-LIBERAL, AINDA NÃO HOUVE NENHUM ERRO CLAMOROSO POR PARTE DA NOSSA PRESIDENTA…!!!….DESCULPEM O ERRO E O PRETENSO NEOLOGISMO…

    (ERRO CALMAROSSO…

    PRÁ QUE OS ÁCIDOS, INDÔMITOS E INATACÁVEIS CRÍTICOS DA ATUAL SITUAÇÃO ECONÔMICA E POLÍTICA DO NOSSO BRASIL, POSSAM EM FIM, DE FORMA AMPLA GERAL E IRRESTRITA VOLTAR A DAR O GRITO DE GUERRA E TENTAR , DE FATO GOLPEAR AS INSITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS, QUE DE FATO, É O QUE HISTÓRICAMENTE ELES…SEMPRE ELES SOUBERAM FAZER.

    ASSIM FALO, DADO O FATO QUE ESSAS FIGURAS AINDA NÃO APRENDERAM A FAZER OPOSIÇÃO E SIM….OBSTRUÇÃO!!!!

    A PROPÓSITO ALGUÉM TEM CONHECIMENTO DE ALGUM PROJETO DE LEI, DE FATO IMPORTANTE, DE AUTORIA DO SENADOR JOSÉ PEPINO AGRIPINO MAIA E DA NOSSA VETUSTA E EX-PEDETISTA GOVERNADORA ROSALBA CIARLINE MAIA ROSADO ALVES E AFINS…!!!

    UM ABRAÇO SENHORES(AS)

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  6. Passei quatro anos mourejando no curso de Letras na UERN e nunca tinha ouvido falar do particípio ativo, apenas regular ou irregular. Na grande rede também não achei demonstrações (isso sem falar nas Gramáticas), mas a Língua tá viva, parabéns Dr. Marcos!

  7. ábri paragrufu e traveçáum

    – êita djábu danôuçi dais palavra ridicula di fêa. êlê hôiji tá cum a gôta serena. á si eu tiveççe um fío açim dêçê gêitu. eu mandava interná na óra módi êlê num mordê ninguem. pur min tântu faiz prizidênta cômu prizidênto apôis eu mandu tûdu tumá nu ôi du

    póntu fináu

    Zé – Auciliá di Céuventi di Prêdêru OACPB 8337X

  8. Lendo o texto de Fransueldo, lembrei daquela vinheta do Pânico que diz: “EU NÃO ENTENDI O QUE ELE FALOU”.

  9. Mas que fica mais bonito chamar Dilma de presidente, fica.

  10. Poderia chamar-se a Robert’s do Brasil, não se deve dar importância a quem conquistou o poder com armas de outros, essa conquista Política não teve mérito algum. Com um passado tenebrosamente vergonhoso, resta ao desinformado povo brasileiro torcer para que a menina de recados do PMDB e outros, não sinta saudades das guerrilhas terroristas de seu “enaltecido” passado. Que Jesus ilumine os brasileiros de boa fé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *