Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

10

cleopatra

Faleceu hoje, aos 79 anos, a atriz inglesa Elizabeth Rosemond Taylor. Entre os seus filmes de maior sucesso está Cleópatra, de 1963. Película esta que imortalizou a imagem da rainha egípcia que deu título ao filme.

Na realidade, Cleópatra era feia. Esta é a conclusão a que chegaram pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Inglaterra. O estudo se baseou em moedas de prata que foram gravadas com o rosto da rainha.

Abaixo, outros casos de histórias mal contadas:

– O faraó Tutancâmon não foi assassinado, morreu de malária;

– O Buda não era gordo;

– A figura do Papai Noel foi inspirada em São Nicolau, um bispo que viveu na Turquia no século 4. A história real mostra que ele era magro e usava preferencialmente roupas verdes.

– A história mal contada mostra que o italiano Cristóvão Colombo descobriu as Américas em 1492, no entanto, um mapa-múndi chinês, datado de 1418, já mostrava o continente americano.

– O físico Isaac Newton não criou a teoria da Lei da Gravitação Universal após uma maçã cair em sua cabeça. No máximo, ele usou essa situação hipotética para explicar sua teoria.

– Os filmes de bangue-bangue mostram um Velho Oeste americano muito violento, com duelos, tiroteios em bares etc. Na verdade, as pequenas cidades que formavam o oeste americano eram bastante pacatas, com média de 1,5 homicídios por ano.

– O inventor do telefone não foi Graham Bell, mas Antonio Meucci. O Congresso dos EUA reconheceu o erro em 2002.

– Fora do Brasil, pouca gente atribui a invenção do avião ao brasileiro Santos Dumont. Para o mundo, os inventores foram os irmãos Wright.

Pois é, nem sempre é bom acreditar em tudo que ouvimos… sempre há a outra versão.

Compartilhe

10 respostas

  1. Caro Erasmo,

    Qualquer pesquisador sério sabe que não foi Santos Dumont que inventou o avião. Somente o nacionalismo besta de alguns brasileiros sustenta essa idéia inteiramente falsa. Dumont foi um grande inventor e merece muito respeito. Mas ele inventou o avião, definitivamente.

  2. É verdade! Três anos antes de Santos Dumont voar os irmão norte americanos Orville Wright e Wilbur Wright a bordo do Flyer 1 já faziam suas piruêtas nos céus dos Estados Unidos. Inclusive, o 14 Bis é uma cópia fiel do Flyer 1.
    Reforçando seu comentário, apenas alguns brasileiros mal informados reconhecem Santos Dumont como o inventor do avião.

  3. Tem outras: nem todos os secretários de Mossoró são homens, tem uns que são mulherzinhas…

  4. INVENÇÃO DO AVIÃO – Há uns dez anos joguei uma partida de xadrez por e-mail com um cidadão americano, que, soube depois por ele mesmo, lutara como piloto na Guerra da Coreia (1950). Paralelamente à partida, fomos trocando informação sobre o jogo, jogadores, cultura e bem assim os aspectos “way of life” (estilo de vida) dos dois países, quando me deixou saber sua opinião de que, dentro de poucos anos, os Estados Unidos teriam economia planificada. Como não mediu os anos, ainda está no porvir, mas me mandou um e-mail com várias fotografias dele mesmo quando criança, EMBAIXO DE VÁRIOS AVIÕES, aí lembrei que o Brasil tava desenvolvendo um naquela época, com um novo combustível. Aproveitei a deixa e perguntei se já havia ouvido falar de Santos Dumont … foi o suficiente para redigir um e-mail que, se tivesse sido impresso, daria certamente mais de duas páginas! Havia a informação de quantos metros havia voado, a data precisa, o tipo de motor, a velocidade do vento, local do ocorrido – especificando que foi em Paris, no Camp de Bagatelle, onde já uma estátua de Santos Dumont em tamanho natural! – tempo de duração do voo, o número de testemunhas, e vários e vários outros detalhes que eu, brasileiro, e tendo acesso a textos em português, desconhecia totalmente. Fiquei embasbacado com o conhecimento do oponente, mas ainda tive coragem de perguntar se não eram adorados Wilbur e Orville Wright – ou seja, os irmãos Wright -, ao que respondeu que só do Exército americano ganharam reconhecimento, pois seu invento não preenchia todas as condições estabelecidas para serem declarados reais inventores do avião, já que o arcabouço PARAVA DE VOAR à medida que a força de impulso se esvaía, mesmo lançado de uma ladeira ou rampa, embora permitisse ao condutor manobrar a direção a seguir. Ou seja, os Wright são, no máximo, os PAIS DA ASA DELTA! Obviamente, é bem certo que algumas das ideias dos americanos podem ter ajudado ao engenheiro Santos Dumont a aprimorar seu projeto e alcançar as metas estipuladas que lhe permitiram ganhar o prêmio, assim como seu projeto também auxiliou ao francês LOUIS BLÈRIOT cruzar o Canal da Mancha igualmente num “mais pesado que o ar”, menos de 3 anos depois.

  5. voce jogou xadrez com meu primo zé bucho. mente que faz medo.

  6. HISTÓRIAS MAL CONTADAS – 1,5 homícidios por ano no Velho Oeste Americano? Efetivamente, não dá para a acreditar. Só se os caras eram muito mal de pontaria, porque tiroteio havia com grande frequência. Nunca ouviu falar do “OK Corral?”. Ou Billy, The Kid? Butch Cassidy e Sundance Kid? Esse povo era gatilho fácil! Também, há uma cidade americana cujo nome é “Tombstone” (aqui seria “lápide”, a pedra dos túmulos); será que lá era 1,5 homicídios por ano?

    Graham Bell patenteou seu invento só duas horas antes de um outro cidadão tentar fazê-lo! Ou seja, se tivesse por exemplo passado num bar para tomar uma e hoje não seria conhecido. Nos Estados Unidos há homenagem a seu nome.

    A outra versão, que sempre há, sempre pode estar errada.

  7. A nossa mídia sempre coloca os EUA como a “terra da liberdade” e de tradição democrática. Desde qd uma nação que teve APARTHAID durante praticamente td a sua história tem regime democrático. Não vale dizer que era apenas em alguns estados. Não era. A segregação racial existia nõs locais de ensino, forças armadas (negros e brancos tinha alojamentos separados) e transportes coletivos. Falam do APARTHAID da África do Sul ao extremo e tratam os EUA de forma diferenciada. Essa é outra grande história mal contada.

  8. SANTOS DUMONT, “PAI DA AVIAÇÃO” – Pude pesquisar no worldgoogle sobre a aviação e vejo que data de longe o sonho humano de voar; deve remontar à Grécia Antiga, haja vista a lenda de Dédalo e Ícaro! Com engenhos, há vários em vários pontos do mundo, até serem atendidas as pretensões de autoimpulso, velocidade e alçar voo para o mesmo aeroplano, exigências essas totalmente atendidas pela primeira vez por Santos Dumont, cujo feito foi testemunhado por oficiais, jornalistas e pessoas do povo numa cidade centro do mundo na época e ainda em volta de seu mais famoso monumento! Outras tentativas podem até ter logrado êxito, mas não com tanta perfeição quanto o brasileiro, nem nas mesmas condições. COM TODA A CERTEZA, tais passaram a ser observadas ante o concurso de candidatos ao título. Não vi nenhum aeroporto com o nome Wright, EXCETO UM, militar, nos Estados Unidos (faz sentido). Não sei de nenhuma marca de coisa alguma com o nome Wright (talvez, no máximo, um ex-árbitro de futebol, algo polêmico, por sinal). Não sei se existe nenhuma cidade americana com o nome Wright (nomeada após 1903); esses fatos a mim convencem amplamente de que o mérito do invento pertence efetivamente ao brasileiro Santos Dumont. Não é por estar fora do conhecimento individual que um fato perde seu caráter real, Chico Tripa. Tuas palavras não ecoaram. Meça-se com os seus, doravante, por favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *