Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

9

A mossoroense Alice Leite, considerada a melhor ciclista do Rio Grande do Norte em sua categoria, teve um pedido de apoio negado pela prefeitura de Mossoró. O assunto foi tratado pelo blog do jornalista Carlos Santos (clique aqui). Leiam abaixo:

Alice, ou Alice Tamirys Leite de Melo, tem 15 anos.

Sonhos? Muitos, claro. São comuns à sua idade. Um em especial, entretanto, ela acalenta há algum tempo: participar de prova do Campeonato Brasileiro de Ciclismo, em Londrina (PR).

A médio prazo, ela planeja ser uma atleta olímpica. Ninguém duvide de seus propósitos.

Os meios financeiros pessoais e familiares são parcos. Seu pai, o ex-atleta Altamiro, tem emprego modesto numa empresa prestadora de serviços à Petrobras.

A sua mãe é cozinheira.

Alice vive no que o ufanismo mitológico mossoroense denomina de “País de Mossoró”. Contudo, apesar do seu alto potencial, advindo sobretudo do esforço incomum e incentivo de familiares e amigos, é desprezada e ignorada por quem deveria incentivá-la: o poder público.

Ela chegou a encaminhar pedido para poder participar de competição em Londrina,  à Prefeitura de Mossoró. Recebeu um ofício bem ao estilo “morde e assopra”, à sua solicitação.

Na verdade, uma desculpa que mistura insensibilidade com inverdade, negando o elementar para apoio a uma atleta.

– Inicialmente, parabenizamos pela sua escolha de percorrer o caminho do ciclismo, se espelhando na carreira exemplar do seu pai – diz o ofício assinado pelo chefe de Gabinete e prefeito de fato de Mossoró, agitador cultural Gustavo Rosado (PV).

Acrescenta, ainda no mesmo parágrafo, em tom profético, que Alice “é uma atleta de futuro”.

Depois disso, lamenta o não-apoio com garantia de passagens aéreas, pois “esse tipo de despesa não está prevista no Orçamento Geral do Município”. Eis a mordida.

Claro que não é esta a razão. Um sem-número de passagens aéreas e outros meios de recursos são gastos (ou investidos) pela prefeitura. De caixão mortuário a patrocínio a eventos com pessoas do círculo de camaradagem dos donos do poder.

Pelo menos num ponto o agitador cultural deve estar certo. Veja o que relato abaixo:

Domingo (27), Alice foi até a cidade de Quixadá (CE) para uma prova de ciclismo e antes de chegar ao seu destino o carro, que a transportava, colidiu com outro veículo.

Ela e outros passageiros sofreram algumas escoriações. Mesmo assim, participou da competição e chegou em segundo lugar, concorrendo com nomes de maior preparação.

Pobre Mossoró!

P.S – Setores do empresariado e pessoas naturais que quiserem e puderem ajudar Alice, por favor façam contato diretamente com ela. Eis seus números para contato: (84) 9623-7625/9983-5197

NOTA DO TIO – É difícil acreditar que a prefeitura tenha se negado a apoiar a atleta, que tem tudo para ser destaque no circuito nacional, levando o nome de Mossoró para o Brasil. Tenho absoluta certeza que a decisão será reavaliada. Não é possível que o poder público não dê esse pequeno apoio para uma atleta que já provou ser capaz de trazer glórias para o ciclismo mossoroense.

Compartilhe

9 respostas

  1. Essa Alice tem sobrenome ROSADO? Mossoró é deles,é a mais antiga ditadura que se tem noticia, a de Kadafe está ameaçada a de FIdel da sinais de consaço.Os ROsados caminham soberanos

  2. CARO TIO COLORAU, ISSO NÃO É A PRIMEIRA VEZ Q ACONTECE ESSE TIPO DE COISA, MUITOS OUTROS ATLETAS JÁ FOI SOLICITAR AJUDA DE CUSTO PARA MANTER O SONHO DE SE TORNAR UM ATLETA DE PONTA, VOU CITAR UM EXEMPLO BEM RECENTE QUE É O DE CLAUDINHA GADELHA,AQUELA QUE DIVULGOU O NOME DE MOSSORÓ EM REDE NACIONAL “PANICO NA TV” EM UMA ENTREVISTA ELA DISSE QUE TINHA FICADO MUITO DECEPCIONADA COM A PREFEITURA DE MOSSORÓ POIS VEIO ATÉ A CIDADE EM BUSCA DO PATROCINIO DA MESMA E ISSO FOI NEGADO,É ISSO AI, UMA ATLETA DO PORTE DELA COM VARIAS VITORIAS NO MMA COM TITULOS INTERNACINAIS FOI TOTALMENTE DESVALORIZADA.
    MORAL DA ESTORIA ELA VOLTOU PARA O RIO DE JANEIRO E LÁ CONSEGUI PATROCINIO COM PREFEITURA DO RIO, SENDO ASSIM ELA VAI REPRESENTAR O RIO DE JANEIRO MESMO SENDO DO RN, MAIS BEM Q ELA TENTOU, INFELIZMENTE AGENTE VIVE EM UM ESTADO E PRINCIPALMENTE EM UMA CIDADE,COM UMA FALSA IMPRESSAÕ DE VALORIZAÇÃO A CULTURA E AO ESPORTE. SE A PREFEITURA DE MOSSORÓ TIVESSE PATROCINADO A ATLETA IRIA COLHER BONS FRUTOS POIS ELA É UMA ATLETA DE PONTA E IRIA DIVULGAR O NOME DA CIDADE ALEM DAS FRONTEIRAS DO PAIS. AQUI EM MOSSORÓ VIVEMOS A POLITICA DO PÃO E CIRCO ESTA BEM PETINHO DE COMEÇAR O SÃO JOÃO DE NOVO VAMOS VER AS BANDAS CARAS QUE VAI SER CONTRATADAS PARA LUDIBRIAR A POPULAÇÃO. SERÁ Q UMA CIDADE DO PORTE DE MOSSORÓ NÃO PODERIA CRIAR UM FUNDO DE APOIO AOS ATLETAS DE PONTA, TANTO Q SE GASTA COM COISAS SEM CABIMENTOS…… VALEU FUI

  3. Se fosse pra trazer uma turma pra zoar de Mossoró, como fez a turma do “pânico na Tv” aí a prefeitura pagava. Esse prefeito Gustavo só caga pra dentro mesmo.

  4. caro tio coloral
    Para quem acha que a Prefeitura de Mossoró não apoia o esporte em geral e o ciclismo em particular.
    Todo ano a prefeitura organiza a corrida ciclística Governador Dix Sept Rosado, com premiação em dinheiro, corrida essa a qual vem participar os melhores ciclistas do Nordeste e vários competidores do eixo Sul-Sudeste, onde eu quero chegar é que não só a garota Alice Tamirys mas TODO CICLISMO MOSSOROENSE é beneficiado com essa competição de nivel nacional no “quintal de casa” sem precisar viajar para canto nenhum e concorrendo a uma boa premiação.
    Será que é essa a atitude de quem não apoia o esporte?

  5. Não sou do ramo, mais pelo que colhi, esss garotinha não é a última coca-cola do deserto. Ela só se acha viu. Pelos comentários na rodas dos ciclistas, ela não acompanha ninguém, somente o treinador dela. Quanto ao segundo local, ela ao invés de ir cometir deveria ter dado assistência aos que estavam com ela, e não abandoná-los a própria sorte na estrada. Ah, ela ficou em 2º das 3 competidoras, isso porque uma quebrou… Devagar garotinha. Desse jeito, você não vai a lugar nenhum. Até porque os que vieram antes de ti, esses sim eram bons…

  6. Esta é mais uma calhordice!

    Se a ciclista tivesse o sobrenome Rosado ou Florido tudo seria diferente!

    Ahhh tenha dó, nessa terra isto nunca mudará, a não ser que alguem enfrente uma candidatura única e que tenha vontade de mudar o poder desta urbe amada.

  7. !! CICLISMO !! quem deveria da apoio e o empresariado local,pois aqui tem grandes empresas . Mas infelismente eles só pensam em lucrar muuito….. A prefeita já da uma ajudinha no futebol,” q é esporte do povão”…..
    Mais o q mossoro esta precisando é de um( grande estadio de futebol) .
    JÁ esta na hora de FAFA /ROSALBA …todos os politicos locais se unirem , p/ viabilizar essa obra.

    o mossoroensse adora futebol, pois o nogueirão já esta ULTRAPASSADO!!!!!!
    p/ uma cidade com mais 250 mil habitantes.
    E acopa 2014 vem ai……………

  8. Junior banana não conseguiu nada porque ele é um borçal. Na epoca do campeonato em são Caetano do Sul ele saiu com um bom patrocinio daqui de Mossoró e chegou lá dizendo que era de Belem do Pará. eu me lembro muito bem. Essa tal Alice Leite tambem teria que ter um pouco de humildade aqui não só a prefeitura consegue como tambem o comercio local. Mas para isso tem que ter carisma e correr atras, pois, o ciclism não é um esporte popular e ela ainda não é reconhecida no meio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *