* I – Dia desses a cantora canadense Avril Lavigne completou 40 anos. Os menos versados no mundo da música podem pensar que ela é mais uma estrela pop criada pelos empresários do ramo, mas Avril é diferente. Ela compõe suas canções, toca guitarra e até cria suas roupas. Lançou “Let Go”, seu primeiro disco, aos 18 anos, em 2002.
* II – O disco traz uma sequência de peso: 2 (“Complicated”), 3 (“Sk8er Boi”) e 4 (“I’m With You”). Todas as três estouraram nas rádios de todo o mundo. Avril já vendeu mais de 40 milhões de álbuns. Além dela, o Canadá também gerou outras excelentes cantoras: Céline Dion, Alanis Morissette e Shania Twain.
* A música “The Clansman”, que está no disco Virtual XI (1998), do Iron Maiden, foi inspirada no guerreiro escocês William Wallace (1272-1305), o mesmo que inspirou o filme “Coração Valente”, com Mel Gibson, também de 1998. Guerras e conflitos são temas comuns nas letras do Iron Maiden.
* O Pink Floyd vendeu os direitos de suas músicas para a Sony por US$ 400 milhões. Não foi um acordo fácil; foram dois anos de tratativas, isso por causa das eternas desavenças entre dois ex-integrantes da banda: Roger Waters e David Gilmour, que nunca concordam em nada. A Sony já havia negociado com Bob Dylan, Queen e Bruce Springsteen.
* I – Em entrevista à Billboard Brasil, edição do mês passado, o cantor Gusttavo Lima, aquele, falou sobre os enormes lucros com o projeto Buteco. Disse que 70% da receita vem da bilheteria e 30% do bar, e que com o lucro do último dá para pagar todas as despesas. Assim, os 70% da bilheteria são totalmente livres.
* II – Considere então que o evento lota estádios desde 2019 (com pausa na pandemia) e que o ticket médio custa R$ 500,00. Diante das informações, o repórter perguntou se o Buteco se assemelha ao VillaMix em tamanho e lucratividade, Lima responde que nem se compara, que o Buteco é quatro vezes maior.
* No livro “Brasileiros”, o jornalista Nelson Motta aponta quando ocorreu o primeiro encontro entre o erudito e o popular no Brasil. Foi em 1926, no Rio de Janeiro, quando Villa-Lobos, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda foram para um sarau conhecer a música de Pixinguinha e Donga. O resto é história.
* Uma virada de bateria fez toda a diferença na carreira de Phill Collins, foi ali que o ex-baterista do Genesis chamou a atenção para seu grande talento, que tinha ficado meio ofuscado na banda. A virada está na segunda parte da canção “In the Air Tonight”, de 1981, seu primeiro single da carreira solo e um de seus maiores sucessos até hoje.
* Os promotores do Monsters of Rock anunciaram ontem as atrações da edição comemorativa de 30 anos do evento, a ser realizado no dia 19 de abril em São Paulo. As bandas principais serão Scorpions e Judas Priest, mas também terá Europe, Stratovarius, Queensrÿche e outras. Ingressos começarão a ser vendidos no dia 1.º de novembro. Cuida.
* O Linkin Park está de volta. Sucesso estrondoso nos anos 2000, a banda encerrou as atividades em 2017, após o suicídio do vocalista Chester Bennington. O vocal será assumido por Emily Armstrong. O primeiro disco após o retorno, “From Zero” será lançado no dia 15 de novembro. Uma das canções já está nas plataformas, “Over Each Other”.