* I – Especialistas do Brasil ouvidos pelo Valor Econômico acreditam que o resultado das eleições nos EUA não afetará as relações econômicas entre os países, que são sólidas e que já passaram por vários governos. Abaixo, o que disse Abrão Neto, da Amcham Brasil:
* II – “De maneira geral, governos e empresas dos dois países lidam bem com essas transições. Por trás dos ciclos políticos, existem interesses econômicos consolidados e de longo prazo. Além disso, os países possuem maturidade institucional”.
* O presidente Lula fez certo ao parabenizar Donald Trump pela vitória nas eleições americanas. Assim deve agir todo líder comprometido com a democracia e a diplomacia internacional. O presidente, contudo, não deixou de cobrar diálogo, sugerindo que a relação será horizontal.
* Um estudo do Banco do Brasil projeta um crescimento de 6,2% para o RN neste ano, mais do que o dobro da projeção para o país, de 3%; e também superior a projeção para o Nordeste, 3,3%. O comércio varejista teve alta de 5,7% nas vendas até agosto, ante o mesmo período de 2023.
* O Grupo Ultra, dono das redes Ipiranga e Ultragaz, está trazendo de volta para o Brasil a rede de postos Texaco, que havia fechado sua última unidade no Brasil em 2008. O retorno começou por Palhoça (SC), que já inaugurou a primeira unidade da rede pós-retorno.
* O sociólogo Jessé Souza acaba de lançar o livro “O Pobre de Direita”, que tenta explicar “por que boa parcela das classes empobrecidas aderiu às pautas da extrema direita. O que justifica o apoio dos mais pobres a políticos que retiram direitos e benefícios?”.
* O pugilista peso-pesado Adilson Maguila morreu de encefalopatia traumática crônica. A doença foi consequência das várias pancadas que ele recebeu na cabeça durante sua vida profissional. O mau também é chamado de demência pugilística.
* A prática de forçar um cartão para cumprir a punição no jogo seguinte, considerado menos importante, é comum no futebol. É o que pode ter acontecido com Bruno Henrique, do Flamengo. Chuto que ele pode ter aberto o bocão e antecipado para alguém que faria isso.
* O duo Tears for Fears acabou de lançar o disco ao vivo “Songs for a Nervous Planet”. Além dos sucessos da banda, como “Shout”, “Everybody Wants to Rule the World” e “Sowing the Seeds of Love”, o disco ainda traz quatro músicas inéditas, que são muito boas.
* Tem ganhado destaque no Brasil uma nova leva de cantores de rhythm’n’blues, ou apenas R&B, estilo que no Brasil despontou com Tim Maia, Cassiano e Sandra de Sá, por exemplo. Os novos nomes são Melly, Luccas Carlos, Yoún, os Garotin, Hodari, entre outros.