Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Dia desses, o amigo George Vale me perguntou o que representava aquela taça desenhada nos uniformes do Fluminense. Como também não sabia o significado, pesquisei na net e encontrei a resposta no site www.kigol.com.br. Segue:

6561e46dad42d9373a391d0e9cda7a8c

 A Taça Olímpica é mais alta honraria do esporte mundial, sendo considerada o Prêmio Nobel do esporte. Foi instituída pelo barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos da era moderna, e é atualmente concedida pelo COI.

Também chamada de Taça de Honra, ela é considerada o mais alto e cobiçado troféu honorífico do desporto mundial. Para recebê-la, procede-se uma longa análise pelo órgão olímpico internacional, em que são observados diversos requisitos, como estar ligado às práticas desportivas, à prestação de serviços sociais e à pátria, bem como ter contribuído para o desenvolvimento do olimpismo.

A partir da década de 1950, o Comitê Olímpico Internacional decidiu não mais conferir a Taça Olímpica a clubes e personalidades, vindo a fazê-lo tão-somente a entidades nacionais, e não mais anualmente, indicando eventos especiais nas quais entendesse haver méritos para tal. A Taça Olímpica encontra-se no Museu Olímpico, sediado na cidade suíça de Lausanne.

O Fluminense Football Club é o único clube latino-americano a ter seu nome inscrito na Taça Olímpica. Conquistada pelo Tricolor das Laranjeiras em 1949, o Fluminense é também a única instituição de futebol do mundo a detê-la. Ele foi o último clube a recebê-la.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *