Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

26

Em respeito aos torcedores rubro-negros que visitam este espaço, retirei do ar o texto de autoria do repórter Cristiano Barbosa Lima, da Globo News.

Depois de algumas ponderações dos leitores, reconheci que o texto extrapola em agressividade e preconceito. Não é este o propósito do blog.

Humildemente peço desculpas a todos os torcedores do Clube de Regatas Flamengo que porventura tenham se sentido ofendidos.

Compartilhe

26 respostas

  1. Lamentável que pessoas supostamente inteligentes escrevam e propaguem esse tipo de besteira, que tem um grande ranço de preconceito, além do óbvio clubismo. O Fluminense foi favorecido em várias rodadas anteriores, como por exemplo contra o Atlético PR, onde teve um penalti inexistente marcado aos 48 do segundo tempo além de jogo até os 51 minutos, mas os tricolores sempre acharam normal. O problema do futebol é que saber perder com hombridade é raro. Agora mesmo estou vendo o andré Rizek, comentarista CORINTHIANO, dizer que o resultado foi justo e não se pode culpar a arbitragem pelo resultado. Enfim, fingir que acredita nesse tipo de bobagem é um bálsamo pra justificar a freguesia de um time que não venceu um clássico regional sequer esse ano. Culpa da arbitragem, claro. No mais, se o Fluminense pagar aquela eterna dívida com a série B, depois de ter voltado à A através da maior maracutaia da história do futebol brasileiro, volta a ter o direito de reclamar de desonestidades. até lá, no entanto, fica o chororô feio e preconceituoso, isso sim uma grande vergonha pros verdadeiros apreciadores do futebol, aqueles que sabem vencer e perder, sem usar desculpas imaginárias pra justificar as limitações do próprio time.

    Abraço aos fregueses.

  2. Pois é tio, esse comentarista até tem sua razão, só que o fluminense não deve ter dinheiro pra “caixinha” do juiz, porque toda a verba disponível pra falcatrua o tricolor das laranjeiras deve ter gasto quando “virou a mesa” junto à CBF para não cair pra série B no ano de 98, quando figurou entre os rebaixados. Lembra disso tio? VERGONHA INTERNACIONAL PRO NOSSO FUTEBOL PROTAGONIZADA pelo time “pó de arroz”

    Mas veja, depois o fluminense cai de novo, vai pra B, cai de novo, vai pra C, e em NOVO ESCÂNDALO, é convidado pra fazer parte da primeira divisão de novo sem conquistar acesso em campo. VERGONHA INTERNACIONAL PRO NOSSO FUTEBOL. Talvez essa historinha poucos saibam. Se somarem todos os roubos pra flamengo, vasco e botafogo em 50 anos NÃO SE EQUIPARA AOS BENEFÍCIOS ESPÚRIOS que o fluminense teve nessa época, quando o presidente da FIFA era o tricolor sem caráter JOÃO HAVELANGE.

    QUEM TEM HISTÓRIA SUJA, TÃO MANCHADA PELA PILANTRAGEM COMO O FLUMINENSE, NÃO TEM MORAL PRA CRITICAR ARBITRAGEM NÃO!

  3. Já fiz o comentário histórico, agora vou fazer o comentário técnico, sujeitando a apreciação do titular do blog e dos demais.

    Lances polêmicos questionados pelo fluminense:

    1 – cotovelada de Renato Abreu – não vi qualquer agressão. Fui um acidente de trabalho. Correta interpretação do árbitro;

    2 – Penalty em Márcio do fluminense – não aconteceu nada. Jogador do flamengo, que nem olha para o do flu na área, encosta o braço no jogador do flu e ele desaba. Puro oportunismo, não houve nada. Correta a interpretação do árbritro;

    3 – falta que originou o gol de falta de botineli – Errou o árbitro. Não foi falta, jogador do flu tirou a bola de forma limpa.

    Observações: o árbitro teve só um erro, agora dizer que agiu com má fé pra ajudar o flamengo e coisa de torcedor chorão que não sabe perder. Detalhe, questão de lógica, raciocinem comigo. O lance que o juiz marcou a falta que não hou foi quase na intermediária. Distante da área. Probabilidade de sair um gol daquela jogada seria mínima. Será que ele achou que botineli iria acertar aquela bola, que ela iria bater no travessão, nas costas do goleiro e entrar? Jamais. O pro realmente foi que a bola entrou. Se o chute tivesse sido pra longe, ninguém iria dizer que o juiz marcou a falta pra prejudicar o flu.

    Segue um link com vídeo com imagens dos lances polêmicos e análise pelo ex árbitro Leonardo Gaciba e outros. Concordo integralmente com a análise feita. dê-em uma olhada, vale a pena.

    http://video.globo.com/Videos/Player/0,,GIM1657163-7759-LEONARDO+GACIBA+DIZ+QUE+ARBITRO+DO+JOGO+ENTRE+FLAMENGO+E+FLUMINENSE+COMETEU+ALGUNS+ERROS,00.html

  4. Heheheheheheheheheheheheheheheheheh,não tenho outra coisa a fazer a não ser dar boas gargalhadas hehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehe…

  5. Chora, choraaaaaaaaa!!!! TImeco que foi resgatado da série C por obra de cartolagem até calado tá errado!!!!

  6. bom dia tio !! as vezes comentários preconceituosos e de extrema falta de respeito e zelo com a figura humana nos dão a real dimensão da paixão cega que esse esporte tão belo chamado futebol é capaz de fazer em um ser humano, esse dito jornalista deveria entender ,se é que é complicado isso pra um homem no seu censo de lógica que aquilo é um jogo ,existem 3 resultados,ganhar, perder ou empatar,e ponto final,o fluminense perdeu,acabou o jogo,desliga a tv,vai passear ,assistir algo de bom,e vida que segue,complicado isso ?? abs fuiii!!

  7. Realmente o juiz não ajuda o Flumimerda, quem não lembra do penalti aos 48 a favor do flu contra o atletico paranaense e do gol empedido de Rafael moura contra o atletico goianiense o que lhe deu a vitoria. Porém o técnico despreparado e os torcedores chorões nem falou do erro da arbitragem apenas da garra e determinação de seus jogadores. Portanto só tenho a dizer…
    E ninguém cala esse choro-ro ro, chora o presidente chora os torcedores.

  8. Não sei porquê supostos torcedores Mossoroenses se preocupam com futebol fluminense, vão procura lavagem de roupas bandos de babacas,vão se preocupar com o BARAUNAS OU POTIGUAR, ALECRIM,ASSU,ABC E america seus merdas.

  9. O flaMERDA venceu devido 2 CAGADAS de BOSTineli, teve no apito um RATO, num estádio cheio de URUBÚS, realmente foi um Domingo PODRE!!!

  10. Chororô ficou para botafoguense hein…
    Se fosse para acontecer o justo, o certo sempre… O flamengo teria saido vencedor em varias partidas que não venceu, quantos penaltis não foram deixados de marcar ao nosso favor, recentemente vencemos o são paulo mesmo o juizão lá nos prejudicando… A diferença é q quando o arbitro supostamente erra ao nosso favor… se torna mais visivél, ele pode errar mil vezes contra o fla, mas se ele errar uma ao nosso favor… è um chororô , um Deus nos acuda… Para com isso.
    Flamengo é flamengo…

  11. Reclamações à parte, o VASCO DA GAMA – RJ será campeão brasileiro invicto este ano. Tá uma máquina. Vamos ao Hexa, inapelavelmente. É aguardar o 4 de dezembro para ver. Já até ando procurando um desenho da Cruz de Malta para tatuar no peito, com os dizeres “O primeiro hexacampeão brasileiro invicto do Rio de Janeiro”

    [email protected]

  12. só podemos classificar como ridiculo uma coisa dessas. preconceito social. alias, de um time que o proprio apelido da torcida vem do racismo, de jogador usando po de arroz pra torcida elitista e preconceituosa não perceber que ele era negro. admira que alguém escreva uma porcaria dessas e mais ainda que alguém reproduza, já que isso significa que concorda e até talvez ache bonito isso. sem contar que é uma verdadeira história de trancoso. já foi repetido as imagens e mais q esclarecido que não houve penalti, que a tal cotovelada não foi intencional, e a falta, essa sim mal marcada, não foi o que definiu o placar final. o árbitro ao certo ia adivinhar que o botineli ia acertar a 26 m de distancia a bola no travessão, que ia bater nas costas do goleiro de flu e entrar? então o juiz não foi ladrão, foi vidente. e o flu, tão favorecido por erros mais claros nas ultimas rodadas, não tinha nada que dar esse xouzinho. quer falar em jogo limpo? e o chute do diguinho na cara do enato? e a afronta do rafael moura ao árbitro? e o abel tentando agredir o juiz? e a cusparada do rafael moura na cara do renato? pergunta pro atlético go, atlético pr e santos se eles acham que juizes só prejudicam o flu. pra um time que nao tem titulo internacional, tem um brasileiro recente e outros dois (um de favor) do tempo do ronca, e ganha um estadualzinho a cada 10 anos, o fluzinho age como se fosse habituado a ganhar sempre, dando pitizinho quando perde logo pro flamengo, o que é estoricamente o resultado mais comum. esse time que tanto reclamou não ganha um clássico rj desde o ano passado. tao querendo botar a incompetencia na conta do papa. imagina quando o certame acabar e esses guerreiros tiverem que se contentar, mais uma vez, em ficar de fora da liberta. fluminense é São Paulo do RJ por usar maquiagem e calcinha segundo disse o abel, e é o corinthias do rj por suas pessimas participações na liertadores da america. contra fatos não a argumentos.

  13. Nao tem jeito o tio sempre vem com postagens , muito interessantes ,aceite as derrotas do fluzinho coitado, se nao amigo voce se tornará sem credibilidade no seu blog , eu mesmo que acompanhava todos os dias,, mais voce tem opinioes ,desnecessarias a respeitos de partidas de futebol acho que assim ,nao aceitando perder ,so ganhar as “vezes” ,voce acaba se desvalorizando suas opinioes, *parabens ao alesson paiva,saraiva,

  14. Engraçado. Ao ler o texto anterior desse blog, vemos o editor se doer por ter sido tratado de maneira indelicada por um cidadão que acusa de arrogância e prepotência. O editor então recomenda o esvaziamento do lugar, e diz que o faz, a reclamação e a recomendação, por ser um cidadão consciente.
    Logo em seguida publica um texto que achincalha um grupo de pessoas, torcedoras de uma agremiação esportiva. Chamar flamenguistas de ‘favelados, desdentados, ladrões’ é bem diferente do que fez o empresário ao usar a expressão ‘esse tipo de gente’, para se referir ao senhor Erasmo?
    Por acaso o editor não tem amigos, conhecidos, leitores, parentes talvez, que possam sentir-se tão ofendidos com esse tratamento quanto você com o que lhe foi dispensado no Jerimum?
    Deveríamos então, concluir que não devemos tornar a visitar um blog que trata grande parte (a torcida rubro negra é grande, e os comentários aqui o provam) de seus leitores dessa maneira depreciativa?
    Eu mesmo já recomendei a leitura do blog a muitos amigos, vários deles rubro negros. Não acha que esse tipo de texto “trata mal, desafora, esnoba e menoscaba a todos” os que você considera desonestos apenas por prestigiarem uma agremiação desportiva diferente da sua? “Até porque ninguém quer estar num local para ser humilhado e mal tratado, enquanto há várias outras opções.” Seja um local físico ou virtual.
    Como pode cobrar respeito, quem desrespeita por menos?
    Aliás, como bem diz o editor, assim como o restaurante não sobreviveria sem clientes, um blog não sobrevive sem leitores, e não é favor que o editor disponibilize seus textos, mas sim que um público o leia.
    Se o editor julga que um grupo de leitores, nesse caso a torcida do flamengo, não merece respeito, por que o dono do Jerimum estaria errado em escolher ‘essa gente’ para igualmente não merecer o seu respeito?
    Mesmo o texto não sendo de autoria do editor desse blog, divulga-lo implica em concordância, principalmente se levarmos em conta que o citado blogueiro faz questão de divulgar em redes sociais a sua opinião sobre o flamengo e sua torcida, refletindo sempre o mesmíssimo pensamento do cidadão que escreveu esse humilhante manifesto à ignorância, prepotência, elitismo e discriminação. Deverei julgar que toda a torcida tricolor é assim, estúpida e preconceituosa?
    Pode ainda, o auotr e o divulgador alegrem se tratar de opinião, mas aí também podemos dizer que o dono do Jerimum agiu baseado em sua opinião. Uma sobre o flamengo e sua torcida, outr sobre os blogueiros, ou jornalistas, ou seja lá quem for ‘essa gente’na qual o Tio sentiu-se ofensivamente incluído.

    Resumindo: Eu, aqui tratado como ‘desdentado, morto de fome e miserável’, me senti como se fosse ‘essa gente’ tão maltratada no Jerimum. O que isso diz sobre a coerência de quem divulga um texto e depois o outro fica a julgamento de quem ler.
    Nada pessoal. Espero que publique essa minha ponderação.

  15. O artigo que você postou tio foi de extremo mal gosto, revela rancor, ódio, fanatismo típico de talibãs. O pseudo jornalista foi incapaz de produzir um artigo crítico demonstrando sua insatisfação com a arbitragem, o que seria legítimo, mas perdeu seu tempo em destilar ódio e preconceito. Aliás, é incrível como certos torcedores, ao verem qualquer erro a favor do flamengo, logo partem para agressão moral, falando em corrupção, esquema, etc etc etc.

    Teriam até razão, se não usassem o famoso “dois pesos e duas medidas” como é tão comum. Quando o tricolor pó de arroz das laranjeiras é beneficiado, uma linha sequer eu vejo pelo menos mencionando o erro. Se usassem o mesmo critério deveriam chamar o juiz de ladrão, que foi comprado pelo fluminense e coisas do gênero, assim como fazem quando o erro ajuda o flamengo. Sobre o último jogo, já vi diversas vezes o lance, só vi o erro do juiz na marcação da falta e só, falta esta longe da área e que dificilmente teria o desfecho que teve, o gol.

    Mas pouca gente reparou que o segundo gol do flu foi originado de uma cobrança de lateral, que depois, após o cruzamento, gerou o gol. Só que o último a tocar na bola foi um jogador do flu, portanto, lateral do flamengo que o juiz inverteu. Roubo? claro que não, mas se fosse a favor do flamengo…

    Apenas para instigar o debate, dois vídeos do youtube em que o fluminense foi nitidamente beneficiado com gols em evidente impedimento:

    http://www.youtube.com/watch?v=x15Ie1pnZlU

    Obs: (fluminense e avaí) – parem o video no minuto 2:12 e constatem

    http://www.youtube.com/watch?v=PcbxQOhmgs8

    Obs: (Fluminense e atletico go) – parem o vídeo no minuto 4:45 e constatem.

    Veja aí tio, dois jogos em que o fluminense foi beneficiado. FOI ROUBO TAMBÉM, OU ROUBO É SÓ QUANDO É A FAVOR DO FLAMENGO?

    Pra encerrar, no jogo fluminense e botafogo, fred acerta uma cotovelada em um jogador do botafogo que sangra muito, bem mais que Rafael Moura no fla flu. Lance polemico, que divide opiniões, mas acho que fred não quis agredir. O juiz não o expulsou. No fla flu os “chorões” tricolores disseram que renato abreu deveria ser expulso por uma suposta agressão em rafael moura que também não vi. Mas aqui o Juiz foi ladrão, e quando deixou de expulsar fred foi ladrão também tio? Veja o vídeo, minuto 4:14

    http://www.youtube.com/watch?v=–CoJU3nnkA

    Vou repetir, ainda que o flu seja constantemente roubado (o que não é verdade, tanto é ajudado como prejudicado), TORCIDA DO FLU NÃO TEM MORAL ALGUMA PRA FALAR DO FLAMENGO, POIS POR DUAS VEZES SE VALEU DO VERGONHOSO “TAPETÃO”, UMA PRA NÃO CAIR PRA SERIE B, EM 96, OUTRA PRA VOLTAR PRA SÉRIE A SEM TER CONQUISTADO O ACESSO EM CAMPO, EM 99 (SALVO ENGANO). ISSO É MAIS RELEVANTE E VERGONHOSO QUE QUALQUER ROUBO DE ARBITRAGEM. ESSA MANCHA TERRÍVEL O TIME PÓ DE ARROZ JAMAIS SE LIVRARÁ. FAÇO QUESTÃO DE AQUI MENCIONAR PARA OS JOVENS TORCEDORES APRENDEREM E AJUDAREM A PERPETUAR ESSA GRANDE VERGONHA DO FUTEBOL NACIONAL

  16. Parabéns, Edilson Junior.

    Eu tb gostaria que o texto acima fosse publicado.

  17. Pois é tio, postei alguns lances de jogos em que o flu foi claramente beneficiado pela arbitragem e você NÃO TEVE CORAGEM DE PUBLICAR, e não ofendi ninguém. Como postei ontem e a noite e você já atualizou o blog, sinal que não aceitou meu comentário. Não sei como você tem coragem de falar em democracia!!!

    Lamentável sua censura, isso só mostra que você é avesso ao debate. Não tem importância, blog é o que não falta, o que é censurado aqui, pode ser postado em outro local.

    Mas cada vez que você for postar seus absurdos, futebolísticos ou não, estarei aqui para rebatê-lo, ainda que você, como o fez agora, não tenha coragem de publicar. Mas, apesar da crítica, continuo leitor do seu blog, em geral, é um bom espaço virtual para leitura.

    Saudações rubro negras

  18. Olá, Saraiva. O blog tem um recurso que me permite agendar a publicação das postagens. O post que foi ao ar hoje pela manhã foi escrito por mim ontem à tarde. Estou acessando a internet apenas agora, e é claro que seu comentário será publicado.

  19. Ok tio, devo ter me precipitado ao achar que tinha censurado meu comentário, pois tirei a conclusão pelo horário do útlimo post. Feito o esclarecimento, retiro o que disse quanto à censura e registro meu pedido de desculpas.

    Como já disse antes, sou leitor do seu blog independente de haver censura ou não, pois acho o espaço interessante pela diversidade e criatividade de assuntos abordados, apesar de discordar veementemente de alguns comentários seus, principalmente em matéria futebolística. Mas, essa diversidade de pensamentos é sempre salutar. Gosto bem mais de ler, ver e ouvir algo de quem discordo, a ler, ver e ouvir algo de quem concordo.

    Reitero as saudações rubro negras

  20. Saúdo o Edilson Junior e o Colorau, que identificaram o bom senso e o trouxeram de volta a esse espaço, tão privilegiado por gente de todos os credos, ideologias e torcidas.

  21. Um monte de nordestinos idiotas brigando por algo que não lhe diz respeitos. São os conhecidos “Nordestinocas” (Nordestino idiota que goza com p.. de carioca). O duro é que esses mesmos nordetsinos não têm identidade. São chamado pejorativamente e de forma preconceituosa pelos cariocas (fla, flu, vasco e botafogo) de “paraibas”. Na verdade, é a torcida “made in press” fruto do poder econômico e político. É a chamada reprodução de valores. Aliás, valores cariocas de péssimo gosto. E viva os idiotas que enchem os bolsos dos donos da “filha da ditadura” detentoras dos jogos pagos (pay p view).

  22. Nordestinos subservientes e de baixa estima. Nem nas menores de todas as coisas ( o fútil futebol) nós conseguimos ter um pingo de amor próprio. Coitados, frutos da mídia. Como dizem lá no Rio, é a torcida “pangaré” e não puro sangue. Prefiro ser menos agressivo e dizer que é uma torcida apenas fabricada e sem raízes. Não existiria sem a força brutal da mídia. O ibope chama em suas pesquisas de torcida “segunda opção”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *