Tempo desses, o presidente da Câmara Municipal, vereador Jório Nogueira (PSD), criticou o quadro de cargos comissionados do Executivo, sugerindo que alguns trabalhavam contra a administração municipal, apesar do voto de confiança que receberam.
Vou mais além.
As secretarias e diretorias dos órgãos públicos municipais estão cheios de comissionados-mamão, amarelos por fora e laranjas por dentro, numa alusão a cor de campanha da ex-prefeita Cláudia Regina (DEM), mas a metáfora também açambarca a ex-governadora Rosalba Ciarlini e a ex-prefeita Fafá Rosado.
Os corredores da administração municipal estão cheios de eleitores de Cláudia Regina, Rosalba Ciarlini e Fafá Rosado. Arrisco dizer que se for realizada uma pesquisa – em caráter sigiloso – entre os cargos de confiança no município, o prefeito Francisco José Jr. (PSD) é o último colocado.
E, curiosamente, o prefeito e seus braços-direitos não estão tendo a capacidade de reconhecer estes comissionados-mamão, muito pelo contrário, estão mantendo-os em detrimento dos que o apoiam há muitos anos ou dos que escolheram vestir suas cores.
Quando a campanha chegar, e então os grupos tradicionais lançarem seus candidatos, o prefeito vai assistir a debandada de muitas destas pessoas, as quais, inobstante a confiança nelas depositada, trabalham nos bastidores para prejudicar a gestão.
Todo mundo percebe e comenta essa falta de compromisso. Só quem ainda não notou foi o prefeito e seus braços-direitos. Quando as primeiras pesquisas saírem e o prefeito (ou seu candidato) se ver nas últimas posições, ele então despertará. Só não sei se dará tempo de esboçar uma reação.