Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* I – A partir de sábado (1º) a alíquota de ICMS vai subir de 18% para 20%. O Estado argumenta que não tem condições de suportar a queda de receitas motivada pela diminuição do imposto, levada a efeito por uma decisão do governo federal em junho do ano passado.

* II – Como consequência da decisão federal, o governo estadual verificou queda de R$ 420 milhões na arrecadação. A União garantiu ressarcir R$ 277 milhões, de forma parcelada. A alíquota poderia ir até 22%, mas optou-se por ficar num meio-termo por causa do ressarcimento.

* Com serenidade, bom humor, domínio sobre dados e demonstração de elevado conhecimento técnico, o ministro Flávio Dino se saiu muito bem na audiência de ontem na CCJ da Câmara. Parlamentares que tentaram lacrar em cima do ministro se deram mal.

* I – O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), estão tocando em ritmos diferentes quanto à tramitação de medidas provisórias.

* II – Arthur Lira quer que sejam mantidas as regras excepcionais adotadas durante a pandemia, as quais davam maior protagonismo à Câmara. Já Pacheco quer que sejam retomadas as regras ordinárias previstas em lei. A briga está grande.

* Em entrevista ao canal UOL News, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse que acreditava na inocência de Jair Bolsonaro (PL) no caso das joias das arábias, pois ele “não tem cara de ladrão”. No caso, como seria a cara de um ladrão? Fiquei encafifado.

* Nas fichas dos criminosos que estão recolhidos ao sistema prisional consta a facção a que eles são atrelados. Tem lá o nome do sujeito, do pai, da mãe, endereço, RG, CPF, profissão e facção a que pertence. Não seria uma forma de dar ares de formalidade a algo ilegal?

* I – Somente eu acho manjado demais esse negócio de dizer que tal ato vai acontecer no dia 1º de abril, mas é verdade? Sinceramente, vejo isso como algo tão 5ª série. Essa piada já caducou, não cabe mais no mundo adulto, talvez nem mais no infantil. Minha opinião.

* II – Coloco a piada no mesmo balaio de “ver a mangueira entrar”, “quem senta na cabeceira para a conta”, “mil meu com mil seu”, “pavê ou pra comer”, entre outras. Há mais de dez anos escrevi um artigo sobre essas velhas piadas. Leia aqui.

* O paraibano Antônio Barros, 93 anos, é um dos maiores compositores de forró do país. É de sua lavra as canções “Bate Coração” (Elba Ramalho), “Por debaixo dos Panos” e “Homem com H” (Ney Matogrosso), “Forró do Xenheném” (Alcione), “Forró nº 1” (Gal Costa e Luiz Gonzaga).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *