Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* I – Um leitor atento apontou que é impossível uma candidatura da ex-prefeita Fafá Rosado (MDB) a qualquer cargo. A razão é simples: ela estaria inelegível. Além disso, Fafá não possui mais apelo político. Sua candidatura não somaria nada, argumenta.

* II – Quanto à inelegibilidade, é fato que a ex-prefeita tem contas a pagar com a Justiça, mas a Lei Complementar n.º 184/2021 alterou a Lei da Inelegibilidade para exigir que a suspensão dos direitos de votar e ser votado só ocorra quando houver comprovação de dano ao Erário.

* III – Com a alteração, sancionada pelo ex-presidente Bolsonaro, a simples reprovação de contas e condenação ao pagamento de multas não tornam os gestores inelegíveis, vide o caso do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PSD), que vive situação semelhante. Teria que ver.

* Ainda sobre a votação da Assembleia Legislativa que diminuiu a alíquota do ICMS de 20% para 18%, um observador astuto sapecou que o erro da governadora Fátima Bezerra (PT) foi achar que Ezequiel Neves (PSDB), presidente da Casa, era um Arthur Lira (PP-AL).

* Preso em flagrante no dia 8 de janeiro em Brasília por atentar contra a democracia, Claudinei Pego da Silva tentou se matar no Complexo da Papuda. Para tanto, utilizou uma camisa. Os agentes viram a tempo e conseguiram salvá-lo. O STF foi avisado, e manteve a prisão.

* 22,3% dos brasileiros entre 15 e 29 anos nem trabalham e nem estudam, são os nem-nem. A percentagem equivale a 10,9 milhões de pessoas, número que supera a população de Portugal. Destes, 6,7 milhões são pobres. Triste realidade que nos assola.

* O Senado Federal aprovou o projeto de lei que regulamenta as apostas esportivas no país. Foram feitas alterações em relação ao texto aprovado na Câmara, assim, a matéria volta para a primeira Casa. No geral, as empresas serão tributadas em 12%; e os apostadores em 15%, mas apenas nos ganhos superiores a R$ 2.112,00.

* Numa sentada assisti aos seis episódios da minissérie “Uma Família Quase Perfeita” (Netflix), um suspense policial. Na trama, uma jovem é presa sob acusação de ter matado o namorado. A incógnita é saber se foi ela mesma ou não. Eu matei a charada nos primeiros minutos.

* “Não sou de ficar parado / Pensando o passado / Isso não importa mais”. Esses são os versos iniciais de “Lado Escudo da Rua”, canção que abre o novo disco da banda Blitz, “Supernova”, o primeiro de inéditas desde 2017.

* O disco “Uma Outra Estação” (1997), da Legião Urbana, traz a única música da banda sem a participação de Renato Russo, a instrumental “Sagrado Coração”. O encarte até traz a letra da canção, mas Renato, já muito doente, não conseguiu gravar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *