Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* As revelações dos generais Freire Gomes (Exército) e Baptista Jr. (Aeronáutica) à Polícia Federal não deixam dúvidas, o ex-presidente Bolsonaro tentou dar um golpe para se manter na cadeira presidencial. Não há mais como negar.

* O depoimento do presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, também é bastante revelador. Ele confessou que aquela ação do partido questionando a lisura das urnas foi uma exigência do ex-presidente. Costa Neto disse que ele mesmo nunca desconfiou da lisura das urnas.

* Na Bolívia, houve uma situação similar de tentativa de subversão da ordem constitucional. Lá, a ex-presidente interina Jeanine Áñez foi condenada a dez anos de prisão. A sentença saiu em junho de 2022. Três anos após a tentativa de golpe.

* I – O presidente Lula decidiu que não haverá nenhum evento por parte do Governo Federal para lembrar os 60 anos do golpe militar, pelo que foi muito criticado, sobretudo pelos setores que defendem os direitos humanos. A decisão é um sinal de pacificação.

* II – Por outro lado, e da mesma forma, as Forças Armadas também decidiram que não haverá nos quarteis nenhum ato alusivo à Revolução de 64, como chamam. Pelo visto, a tentativa de pacificação tem mão dupla, e isso é bom.

* A fruticultura potiguar cresceu 11,7% em valores exportados, passando de US$ 148,7 milhões para US$ 166,2 milhões, na safra de agosto de 2023 a fevereiro de 2024, se comparada à safra anterior. A fruta mais exportada é o melão, com fatia de 61,6% do total.

* O Rio Grande do Norte produziu 508.235 barris equivalentes de óleo por dia, melhor resultado desde 2019. As principais empresas do setor são a 3R Petroleum e a PetroRecônvaco. Nos tempos áureos da Petrobras no RN, a produção beirava os 900 mil boe/d.

* Após perder para a Espanha por 28 x 26, a Seleção Brasileira de Handebol Masculino deu adeus aos Jogos Olímpicos de 2024, a serem realizados em Paris, na França. O Brasil ficou em terceiro na chave, fora então da zona de classificação, atrás de Espanha e Eslovênia, que irão.

* I – Por onde anda? Sucesso nos anos 90 na onda da lambada, Kzam Nery, cujo pai é de Doutor Severiano (RN), atua hoje no mundo gospel, morando em Balneário Camboriú (SC). A carreira dele como músico secular foi relativamente pequena, dos 12 aos 17 anos.

* II – Como cantor gospel, ele já se apresentou várias vezes em Mossoró, dando seu testemunho de vida em várias igrejas evangélicas. Nas vindas à cidade ele sempre visita a jornalista Lúcia Rocha, de quem ainda é parente.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *