Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* I – Após um inquérito que durou quase dois anos, a Polícia Federal entendeu que 12 civis e 25 militares tentaram dar um golpe no país em 2022, inconformados com a escolha soberana do povo. Entre esses, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

* II – O catatau de mais de 800 páginas foi enviado ao procurador-geral da República, que poderá pedir novas diligências, arquivar de imediato por entender que não há provas ou então oferecer denúncia. De todo modo, a decisão só sairá em 2025. Afinal, são 800 laudas.

* III – Diante da robustez das provas divulgadas, não há dúvida de que tais agentes realmente buscavam uma forma de reverter a vontade popular externada nas urnas. O golpe só não foi concretizado porque os comandantes do Exército e da Aeronáutica foram contra.

* I – A segurança de Joe Biden, presidente dos EUA, requereu ao Brasil que um segurança armado ficasse ao lado do presidente americano no encontro de líderes do G20, no Rio de Janeiro. O governo brasileiro negou o pedido.

* II – Ante a negativa, o Serviço Secreto dos EUA pressionou, dizendo que sem atender ao pedido, não teria como o presidente americano ir. O Brasil manteve a negativa. Biden acabou indo, sem segurança armado. A informação está na Veja da semana.

* III – O governo brasileiro agiu certo. A relação com qualquer país deve ser horizontal, de igual para igual. Bem diferente da primeira metade da gestão anterior, onde o presidente da vez era totalmente subserviente às vontades de Donald Trump, por vezes até de forma constrangedora.

* O desemprego alcançou o menor índice da história em dez estados, São Paulo inclusive. A realidade do Rio Grande do Norte, contudo, é outra. O estado tem o terceiro maior índice de desemprego do país, 8,8%, ante 6,4% da média nacional. Em RO, a taxa é de 2,1%.

* O professor Yamandú Orsi, de centro esquerda, foi eleito presidente do Uruguai, vencendo Álvaro Delgado, de centro direita, após uma campanha civilizada e alicerçada em propostas. Após o resultado, o perdedor parabenizou o candidato eleito. Pois é.

* O cantor Belo, que começou a carreira na banda de pagode Soweto (“Derê”), mas hoje seguindo carreira solo, disse à revista Billboard Brasil que será o sucessor natural de Roberto Carlos como cantor romântico do Brasil. Foi, ele disse.

* E de repente um verso da canção “Guarde nos Olhos”, um lado B de Ivan Lins, foi parar na música “Fortunate”, de Common e Pete Rock, a quinta do álbum “The Auditorium Vol. 1”, que, inclusive, concorre ao Grammy na categoria “Melhor Álbum de Rap”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *