* I – A redução de 2% na alíquota do ICMS trouxe prejuízos para o Estado, que perdeu receitas na casa dos milhões, sem que a população fosse favorecida. A medida só foi boa para os empresários, que viram suas margens de lucro aumentarem.
* II – Quando do debate da matéria, a “classe produtiva” alegou que a redução da alíquota traria diminuição dos preços e serviços, o que não aconteceu. Fala-se que o assunto voltará à tona. Será que terão coragem de repetir essa falácia?
* O jornalista César Santos soltou o verbo contra a atual legislatura de Mossoró. “Uma turma que custa caro à sociedade e que não presta para absolutamente nada”, diz trecho de sua coluna de ontem no DeFato. “Além de não produzir, prejudica a cidade”, noutro. Por aí.
* Apenas 36% dos eleitores já sabem em quem votarão para prefeito nas próximas eleições. 28% dizem que escolherão o candidato durante a campanha; 20% esperarão o último debate; e 9% irão escolher no dia. Os números são de uma pesquisa Ipesp de âmbito nacional.
* A campanha eleitoral nos EUA promete ser quente. A candidata Kamala Harris, que era promotora de Justiça, disse em discurso que lidou a vida toda com criminosos, que por isso não será difícil debater com Donald Trump. “Conheço esse tipo”, disse.
* As exportações do Rio Grande do Norte cresceram 52,4% quando se compara os sete primeiros meses deste ano com o mesmo período do ano passado, de US$ 330 milhões para US$ 561,7 milhões. Singapura é nosso maior comprador, USS 119 milhões.
* Vicente Serejo critica a surrada frase de que político tal foi à Brasília lutar para recursos para seu município ou estado. Pois é, trata-se de uma obviedade. Na realidade, impressiona como as pessoas passam os dias dizendo obviedades. Sempre achei curioso isso.
* I – Sabe aquela história de que “um copo de água não se nega a ninguém”? Não é bem assim. Três associações que representam donos de bares e restaurantes ajuizaram ações em desfavor de leis estaduais e municipais que garantem água potável de graça para clientes.
* II – Leis assim já vigoram nos estados do RJ, TO, SE, CE, MA, PB, PI e no Distrito Federal. Ao menos o caso do Rio de Janeiro já chegou ao STF, e três ministros já votaram em prol da lei. Toffoli, o relator, se alicerçou no princípio da dignidade da pessoa humana.
* Janis Joplin gravaria os vocais de “Buried Alive in the Blues”, do disco “Pearl”, no dia 4 de outubro de 1970. Era a única canção que faltava ela gravar. Não deu tempo. Ela foi encontrada morta naquele dia, de overdose. A canção, sem seus vocais, foi incluída no disco.