Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

3

O Brasil está vivendo um momento histórico, onde centenas de milhares de pessoas estão indo às ruas para gritar suas indignações contra um bocado de coisa errada que acontece neste Florão da América.

A TV Globo, rigorosíssima com sua grade de programação, rendeu-se à importância desse momento histórico e deixou de exibir ontem as novelas das seis e das sete, para mostrar os protestos espalhados por todo o país. Foram mais de três horas de cobertura ininterrupta, quando somamos o Jornal Nacional.

A cobertura, contudo, prioriza os atos de vandalismo, que são exceção, num gritante desvio de foco. Não entra no mérito das manifestações, debatendo soluções. Não entrevista sociólogos, cientistas políticos etc., mostra apenas vidros sendo quebrados e carros sendo incendiados.

Quanto à onda de protestos, dois sentimentos me tomam: orgulho e tristeza. Orgulho pelo despertar da juventude, pelo desejo de mudança externado, pela vontade de fazer daqui uma nação menos corrupta. Tristeza por saber que nada mudará, lamentavelmente.

Mesmo que os 594 congressistas sejam substituídos, a corrupção continuará, pois a busca pelo dinheiro fácil etc. faz parte do caráter nacional. O que precisamos é de instituições de controle mais eficientes e de leis mais rígidas, com punições mais severas para quem surrupia dinheiro público.

A luta maior precisa ser pelo fim da impunidade. É a certeza dela que leva representantes do povo a desviar dinheiro público, fraudar licitação e por aí vai. Mudar apenas os atores não adianta, se continuarmos com esse sistema frouxo de fiscalização e punição.

OBS. Abaixo, cartaz do protesto que será realizado amanhã em Mossoró. Estarei lá.

Compartilhe

3 respostas

  1. Movimento fraco por ser metido à elitista. Não tem participação de movimentos sociais organizados, não tem pauta de reivindicações e são cheios de exigências. A cara da elite branca!!! Não vai funcionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *