Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

IRON MAIDEN – A banda britânica foi fundada em 1975. Desde então já vendeu 80 milhões de cópias dos seus 15 discos de estúdio. O recordista de vendas é The Number of the Beast, de 1982, que vendeu 16 milhões de unidades. O disco marcou a estreia de Bruce Dickinson nos vocais, substituindo Paul Di’Anno, derrotado pelas drogas. Dickinson caiu nas graças da grande massa de fãs. Também pudera, seu talento é incontroverso. Ele alcança tons que poucos atingem.

*

METALLICA – O grupo norte-americano foi criado em 1981 e já superou a marca dos 100 milhões de discos vendidos. O álbum Metallica (também conhecido como black álbum), de 1991, vendeu 15,8 milhões de cópias. É o disco mais vendido dos EUA e do Canadá nos últimos 20 anos. A banda ganha fácil do Iron Maiden quando o duelo envolve prêmios e títulos. Ela sempre fica na frente nas listas feitas pela MTV, Billboard e outras publicações especializadas.

*

A linha Playmobil, da alemã Geobra, foi criada em 1974 pelo designer alemão Hans Beck. Desde então já foram vendidos mais de 2,6 bilhões de kits, dos mais variados temas. Recentemente a empresa pisou na bola ao lançar a linha Playmobil de assalto a banco, com revolver e tudo. Pacifistas promoveram várias manifestações contra a fabricante.

*

A montanha-russa foi inventada na França, em 1812, e aperfeiçoada no decorrer dos anos nos Estados Unidos. Na Rússia é chamada de amerikanskiye gorki, que significa montanha-americana.

*

O pão francês é um produto 100% brasileiro. Nem adianta procurar um “pain français” em Paris. A vinculação mais aceita é que nosso mais tradicional pão foi inspirado no baguete, este sim comum nas padarias francesas. O baguete, todavia, é bem mais comprido e possui casca grossa e escura.

*

O beisebol e o tênis de mesa são muito associados aos EUA e à China, respectivamente, mas ambos os esportes foram inventados na Inglaterra. O nome “ping pong”, inclusive, é de uma loja inglesa de equipamentos para se jogar tênis de mesa, daí a associação.

*

A tradição católica nos ensina que três reis magos foram visitar Jesus. Na realidade, sacerdotes da Pérsia visitaram Jesus, e para ele trouxeram três presentes: ouro, incenso e óleo de mirra. O “três” pode ser uma associação com o número de presentes, sugerindo que cada visitante trouxe um. As escrituras sagradas, contudo, nada dizem a respeito. Os três presentes podem ter sido levados por dois, quatro ou cinco sacerdotes, por exemplo.

*

A moça da foto é Rochom Pn’gieng. Ela foi encontrada em 2007 numa selva no Camboja. Estava nua, suja e muito assustada. Um homem a reconheceu, pelas fotos na imprensa, como a filha que havia sumido de casa há mais de vinte anos, quando criança, juntamente com a irmã. Houve uma tentativa de socializá-la, mas ela não sabia falar e tinha medo das pessoas. A “mulher selvagem” tentou fugir várias vezes, conseguindo esse objetivo em 2010. Até hoje não se sabe seu paradeiro, nem o de sua irmã, que nunca foi encontrada.

*

O ser humano leva três meses para levantar a cabeça, seis meses para se sentar, nove meses para engatinhar, dezoito meses para andar e dois anos para falar, em média. Das funções acima, em relação a minha filha, lembro com precisão a primeira vez que ela andou. Foi exatamente no dia em que completou um ano. Jamais esquecerei aquele momento. A pequena Dépane Maria parecia um carrinho a controle remoto, ziguezagueando sem parar.

*

I – A tecnologia-base para o GPS (Global Position System), wi-fi e Bluetooth não foi criada por nenhum cientista maluco, mas por uma atriz de Hollywood. Por mais estranho que isso possa parecer. Hedy Lamarr (1913-2000) percebeu, quando tocava piano, que cada tecla emitia uma frequência de longo alcance, e que isso poderia nortear comunicações aéreas.

*

II – Ninguém entendeu bem o que Hedy Lamarr estava dizendo. Somente muitos anos depois que cientistas concluíram que as afirmações da atriz tinham grande valor científico, apesar de ela não ser cientista, e então criaram, a partir das teorias dela, os mecanismos citados. “Meu rosto foi minha ruína”, costumava dizer a atriz, nos seus últimos dias de vida.

*

III – Ainda sobre o rosto de Hedy Lamarr, ele foi a inspiração de Walt Disney para desenhar a Branca de Neve.

*

A melhor cidade do Brasil para se morar é São Caetano do Sul (SP), consoante dados objetivos da ONU, que considera três aspectos para elaborar suas listas de melhor IDHM: educação, renda e saúde.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *