O sujeito que furta uma galinha é logo marginalizado pela sociedade. Todos evitam sua companhia. O ladrão de pequenas coisas recebe um grande desprezo dos pares. Tal não ocorre quando o crime é cometido por um figurão que lesa os cofres públicos. Em tais casos, um ou outro amigo pode se afastar, mas no geral o figurão continua sendo muito bem recebido em todos os lugares, como se crime nenhum ele tivesse cometido.
Lesar os cofres públicos é bem mais grave do que um furto de uma galinha, pois o dinheiro desviado poderia ser utilizado para comprar aquele material que está faltando no hospital, para reformar o telhado da escola, para repor aquele remédio que está faltando no estoque da farmácia pública etc.
Recentemente, a imprensa focou o caso de alguns auditores fiscais do município de São Paulo, que embolsavam milhões e milhões de Reais que deveriam cair nos cofres públicos. Um deles se vangloriava de ser corrupto. Tal conduta criminosa não o impediu de ter uma loira estonteante como companheira e muitos “amigos” de farra. Ele não deixou de ser recebido em nenhum lugar por ser um corrupto, muito pelo contrário.
A condenação dos mensaleiros e a atuação mais incisiva da Polícia Federal, do Ministério Público e do Judiciário contra corruptores graúdos poderá alertar a sociedade para a gravidade destes crimes e o grau de nocividade dos bandidos de colarinho branco.
Tudo caminha para que daqui a algumas décadas o ladrão graúdo seja tão hostilizado e tratado com desdém como o ladrão de galinha.
3 respostas
Pior nem é isso. Pior é saber que só a privataria tucana teria desviado mais de 40 bilhões do dinheiro público, está há pouco mais de 100 dias de prescrever e ninguém da imprensa toca no assunto. Mas dos 140 milhões do mensalão, que não foram desvio público mas de fundo privado, e cujos responsáveis já estão presos, ah, desse aí ninguém cansa de falar!
Cabe sublinhar Caro Tio Colorau, bastante oportuno o seu artigo. Não esqueçamos que essa característica bem macunaímica e brasileiríssima de se indignar exasperadamente contra o chamada ladrão de galinha e tratar com leniência e muitas vezes com cumplicidade o chamado ladrão de colarinho branco, ela é exercitada não só com relação ao colarinho branco que atua de forma ilícita, fraudulenta e delinquente em face do dinheiro público, assim como em favor daquele chamado esperto que consegue roubar…dar um golpe de milhões em qualquer grande empresa privada.
Só para teres ideia , tenho um vizinho que foi exonerado do banco do Brasil S/A da cidade do natal, ainda no ano de 1997, em virtude de peculato, è época o larápio houve por dar um golpe, desviar cerca de R$ 300.000,00 (TREZENTOS MIL REAIS).
Atualmente o “esperto” da uma de empresário do ramo de alimentos na cidade de Mossoró/RN.
Advirta-se que grande parte dos que o conhecem, sabem do golpe , do motivo de sua exoneração do Banco do Brasil à época, assim mesmo tem com ele, relações de amizade, coleguismo, companheirismo como se o mesmo fosse o mais honesto, correto e mais franciscano dos empresários da cidade Mossoró.
E assim a roda gira, ou seja, essa mesma sociedade que em tese, brada por políticos puros, incorruptíveis e sem nenhuma mácula ética e moral, convive diariamente com o crime , a corrupção, o descaminho, o suborno, o tráfico de influência e os criminosos à man cheia e no maior e mais obsequioso silencio e cumplicidade.
Não esqueçamos, que a nossa dita ” aguerrida” e venal imprensa, tem grande participação e culpa no cartório, pois dependendo de quem possa ter cometido o crime, o desvio, a corrupção, o tráfico de influência danoso ao erário público e (ou) a empresa privada, não sai um canto de pagina, não sai um linha sequer de notícia em grande parte dos jornais.
A corrupção que graça nas corporações e na prefeitura – Câmara Municipal -e no podre público como um todo em nossa cidade, e que de há muito se espraia em todas as áreas, é emblemático nesse sentido, pois geralmente não se ouve e (ou) se fala em nada quanto a essa assunto em Mossoró.
Um abraço
FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
OAB/RN. 7318.
O saque dos cofres públicos pelos bandidos graduados é o mais terrível para sociedade, pois esses deixam o povo brasileiro sem saúde; sem escola de qualidade; sem moradia; sem saneamento básico e sem nada. Tem que ser condenados presos e devolver o que levarem pelo menos em dobro, com juros e correção monetária; a bem da ordem e da disciplina.