Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

334_coaching_carreira-850x440

Estava previsto para hoje a votação, na Câmara Municipal, da criação da agência que vai regular o Plano de Saneamento Básico no âmbito do município de Mossoró. A criação da agência é uma exigência legal, conforme a Lei n.º 11.445/07. Não se trata de uma opção, como apregoa parte da oposição.

A questão é bem simples de entender. Trata-se de uma disputa para a nomeação dos cargos da agência a ser criada. Se ela for criada até o fim do ano, a nomeação caberá ao atual prefeito; caso seja criada a partir do dia 01º de janeiro, a nomeação dos cargos caberá à futura prefeita Rosalba Ciarlini. A briga é só essa.

Hoje, a oposição – que quer postergar a criação da agência para o ano que vem – esvaziou o plenário, a fim de evitar quórum para a análise do projeto.

Pela lógica, seria até interessante que a agência reguladora fosse formada por pessoas independentes, sem vínculo com a gestão municipal.

*

Deixa-nos revoltados a revelação de que a causa mais provável do acidente que ceifou a vida de quase todos os tripulantes da delegação da Chapecoense foi falta de combustível. A fim de economizar, a companhia viajou no limite do combustível. Pela necessidade de esperar – fazendo voos circulares – outra aeronave aterrissar, o combustível acabou.

O piloto poderia ainda ter pedido preferência de pouso, em decorrência do pouco combustível, mas não o fez. Isso implicaria em punição para o mesmo e para a companhia. Errou duas vezes: ao viajar com combustível no limite e ao esconder esta condição para os controladores de voo. Resultado: uma tragédia que comoveu o mundo.

*

Aproveitando-se da comoção causada pela tragédia, nossos congressistas, agindo como ratos, aprovaram na calada da noite medidas contrárias aos interesses da sociedade. O projeto que previa 10 medidas contra a corrupção foi distorcido a tal ponto que chega a favorecer os corruptos, na medida em que fragiliza o Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal.

Digam-me uma coisa: ninguém vai barrar esses homens não? Eles continuarão pisando na cara de todos nós brasileiros, sem fazermos nada?

Eles já mostraram que por eles a corrupção jamais parará, e que o povo nunca, absolutamente nunca, terá vez. Só legislam em interesse próprio, e, consequentemente, lascando o povo.

*

A vaquejada e o rodeio foram reconhecidos oficialmente como manifestações da cultura nacional e patrimônio cultural imaterial. O reconhecimento está na Lei 13.364/2016, sancionada pelo presidente Michel Temer (PMDB), publicada hoje (30), no Diário Oficial da União. A decisão vem quase dois meses depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar inconstitucional uma lei do Ceará que regulamentou a vaquejada como prática desportiva e cultural no estado

*

Estive recentemente no Dona Salada, ambiente por demais agradável, situado na Rua Camilo Paula – proximidades do Nogueirão, onde mais uma vez comprovei a qualidade dos serviços e dos produtos vendidos no local. O comando é do casal Fátima e Carlos Alberto (Neno), que também estão à frente de outros dois estabelecimentos gastronômicos, o Frango da Passagem, que funciona diariamente na esquina da Avenida João da Escóssia com a Rua Manoel João, e o Bonesse, situado no Partage Shopping.

São três opções, de segunda a segunda, para apreciar uma boa culinária.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *