Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

* Mulheres com capilaridade eleitoral têm sido o principal sonho de consumo dos partidos políticos quando da formação de nominatas para as eleições municipais. Além de trazerem votos para a chapa, ainda ajudam a cumprir a cota de gênero.

* O valor dos repasses do Governo Federal para os municípios (FPM) teve crescimento de 1,45% se comparado ao ano passado. No segundo semestre houve alguns momentos de queda, que foram compensados pelas altas no primeiro semestre e no mês de dezembro.

* I – A Serasa Experian divulgou que na semana anterior ao Natal as consultas a CPF por parte de lojistas caíram 1,4%, logo, a imprensa, puxada pelo Valor, concluiu que isso representava queda nas vendas. Não necessariamente, e nem a Serasa disse isso.

* II – De cara, ficam fora da análise as compras por cartão de crédito, de débito, PIX e em espécie, vez que não precisam de consulta a CPF. Além do mais, análise de crédito não significa que a compra foi ou não efetuada. Com crédito negado, o consumidor pode ter comprado por outro meio.

* A partir de 1.º de janeiro a VoePass passará a operar voos para Natal e Fortaleza a partir de Mossoró, com ida e volta. Os voos serão aos domingos, segundas, quartas e sextas. Tem surpreendido o valor das tarifas, menos de R$ 100 o trecho. Estranhamente barato.

* O Cruzeiro anunciou a contratação de atacante Gabriel Verón, que é natural de Assu. Após jogar no Palmeiras, o atleta foi negociado com o Porto de Portugal, mas não teve muito sucesso na equipe, sendo escalado para o time B. Tem agora nova chance de mostrar seu talento.

* Criados há 95 anos, Mickey Mouse e Minnie entrarão em domínio público a partir do dia 1.º de janeiro. Assim, as imagens dos personagens poderão ser utilizadas em camisetas, campanhas publicitárias, livros etc., sem precisar pagar um centavo à Disney.

* I – O ano de Seu Jorge ilustra bem o que foi a música brasileira em 2023: uma mistura de ritmos, inclusive com parcerias improváveis. Seu Jorge cantou com Alexandre Pires, DJ Papatinho, o cantor trap Luccas Carlos e com o pianista Daniel Jobim, neto de Tom Jobim.

* II – A cantora Ludmilla é outro exemplo. Ela navegou pelo funk e trap na carreira principal, mas também abraçou o pagode no projeto Numanice e o pop nas Lud Sessions. Também teve parceria de Vanessa da Mata com João Gomes (foto), o rei do piseiro.

* Além dos elementos sonoros, outra questão diferenciava a bossa nova da MPB: a ideológica. A primeira era um movimento despolitizado, que falava de águas, barquinhos, saudades; já a MPB era uma das armas de combate à ditadura militar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *