Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

* Causou-me um tanto de vergonha alheia o vídeo onde o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, explica como se deu a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró. Em suma, tiraram uma luminária e romperam um alambrado. Simples assim.

* Veio em boa hora o tema da Campanha da Fraternidade de 2024: “fraternidade e amizade social”, uma louvável tentativa da CNBB de diminuir o grau de beligerância existente hoje na sociedade brasileira. É tempo de fraternidade, de buscar o bem-comum respeitando o próximo.

* A Campanha da Fraternidade, não com este nome, nasceu em Natal (RN), pelas mãos de Dom Eugênio Sales, no início dos anos 60. As primeiras ações fraternas de doações e acolhimentos durante a Semana Santa foram realizadas no município de Nísia Floresta.

* Acertado o editorial de hoje da Folha, que critica acidamente os governantes que levantam a bandeira antivacina, especialmente o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). “Para eles, o proselitismo político tacanho importa mais do que a vida das crianças”.

* I – O setor de aviação é marcado por dois duopólios. O de jatos grandes é dividido entre a europeia Airbus e a americana Boeing, com vantagem para a primeira, que no ano passado entregou 735 aviões, contra 528 da concorrente. A capacidade de produção está abaixo da demanda.

* II – O outro duopólio é no mercado de jatos regionais menores. No caso, o setor é dividido entre a canadense Bombardier e a brasileira Embraer. Há tratativas com o objetivo de as maiores comprarem as menores e assim formar um duopólio único.

* Matéria publicada no jornal O Globo, com base em estudo publicado na revista científica The Lancet, mostra que macarrão é preferível ao arroz e ao pão branco quando se trata de fonte de carboidratos. O texto elenca os motivos.

* O Burger King retirou do ar uma campanha publicitária com o ex-ator pornô Kid Bengala. No comercial, ele comparava o tamanho de um dos sanduíches da rede ao seu pênis, “gigante que nem eu”, dizia. Após uma enxurrada de críticas, a campanha foi retirada do ar.

* I – O mundo da música mudou após a invenção do autotune, na metade dos anos 90, um programa capaz de afinar qualquer voz. O primeiro grande sucesso com o uso do recurso foi “Believe”, de Cher, em 1998.

* II – Após a invenção, a indústria fonográfica passou a se preocupar mais com outros atributos dos artistas do que propriamente a voz. Não é difícil diferenciar uma voz natural de uma voz modificada por autotune, que parece meio robotizada, padronizada.

Compartilhe

2 respostas

  1. Tio, acho que houve um equívoco sobre a questão do autotune. Raros hoje sao os artistas que não o usam na gravação de suas músicas e muitos o usam inclusive durante os shows. A intenção é mascarar as desafinadas e deixar o desempenho vocal impecável.

    O que Cher fez foi usar o autotune pra distorcer a própria voz e usála como um instrumento na música. Por isso que parece robótico, porque foi usado intencionalmente para variar a frequência da voz que originalmente mantinha uma linha de frequência unica. O mesmo recurso é usado também muito por rappers e trappers hj em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *